Prosimetron

Prosimetron

sábado, 4 de setembro de 2021

Boa noite!

In memoriam Michel Corboz, um maestro muito amado pelo público da Gulbenkian.

Marcadores de livros - 1973

eBiblio, um serviço do Ministério da Cultura espanhol que bem podia ser replicado por cá. Não que eu o fosse utilizar, mas há muita gente que lê e-books.

 Obrigada, Pini!

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Boa noite!


 

É por isto que gosto dos gregos

 

No meu sofá a ler... - 7

Muito boa, esta biografia de José Cardoso Pires.

Lisboa: Contraponto, 2021

Os caminheiros e outros contos, primeiro livro de José Cardoso Pires, foi muito bem recebido pela crítica: Mário Dionísio, Armando Ventura Ferreira, João Gaspar Ferreira...  Este «sublinhava a importância de o escritor escrever sobre o que conhece, o que obteve por experiência direta, lançando en passant, algumas farpas aos neorrealistas: "Se alguma coisa faltava nos contos e romances dos neorrealistas era, precisamente, realidade". 
«Para Gaspar Simões, Caminheiros era neorrealismo "depurado de todos os seus vícios fundamentais". O maior desses vícios era, curiosamente, o que Mário Dionísio tinha apontado, p de se escrever sobre camponeses vistos da janela do comboio, escrever sobre o que não se conhecia, mas que, por exigência ideológica, tinha de ser o tema dos livros.» (p. 93)

Lisboa: Centro Bibliográfico, 1949

Marcadores de livros - 1972


 Agradeço a quem me ofereceu estes três marcadores.

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Boa noite!


Esta canção do francês Mickey 3d é uma homenagem a «Die Weiße Rose», grupo de jovens resistentes alemães contra o nazismo. O grupo foi fundado pelos irmãos Hans e Sophie Scholl, e por Alexander Schmorell, amigo de ambos, em 1942. Foram todos presos e guilhotinados pela Gestapo, em 1943.

Theodorakis canta Manolis Anagnostakis

Theodorakis faleceu hoje com 96 anos.

Hotel Grand Saint-Michel


«Dias depois, [jul. 1956, Cardoso Pires] chegou a Paris, onde se instalou no Hotel Grand Saint-Michel, na rue Cujas [19]. O hotel, um edifício velho que não se destacava pelo asseio, acolhia muitos exilados políticos de todo o mundo e jovens estudantes que, muitas vezes, para pagarem o quarto, comprometiam-se a fazer as limpezas do mês seguinte. Desde o final da década de 1940, a proprietária, madame Savage, de nome próprio Madeleine, figura excêntrica e teatral, apoiava os hóspedes, muitos deles estudantes vindos da América latina. Alguns desses hóspedes de madame Savage tornar-se-iam, nos anos seguintes, figuras cimeiras da cultura mundial, como Augusto Roa Bastos, Julio Cortázar, Octavio Paz ou Gabriel García Márquez.»
Bruno Vieira Amaral - Integrado marginal: Biografia de José Cardoso Pires. Lisboa: Contraponto, 2021, p. 157.

Gabriel García Márquez residiu também no Hotel des 3 Collèges, no n.º 16 da mesma rua. 

Marcadores de livros - 1971


Ainda não li este livro, mas vou ler. Gostei das outras obras de Ian Kershaw que li.


quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Boa noite!

Marianne Faithfull fez com Warren Ellis um belíssimo disco de poesia, um projeto que ela acalentava desde sempre e que é um dos mais belos álbuns da sua carreira. Projeto que ela terminou depois de ter tido COVID e ter estado bastante mal.


A arte do retrato - 276


 

Foi em 2002 que Lucien Freud, então com 80, retratou David Hockney, então com 65, embora se conhecessem desde 1962 graças aos riquíssimos Guinness .

Vendido a 29 de Junho, na Sotheby's de Londres, pelo equivalente a 17,3 milhões de euros.

Étienne Achavanne (1892-1940)

 

«No dia 20 de junho de 1940, um trabalhador agrícola, Étienne Achavanne, sabotou sozinho as linhas telefónicas que ligavam a base aérea de Boos ao Feldkommandantur (Quartel General) de Rouen. Preso, o antigo combatente da Grande Guerra foi, a 24 de junho, condenado à morte e fuzilado a 6 de julho. Ele foi o primeiro mártir da resistência no interior.» 

Olivier Wieviorka - Histoire de la résistance: 1940-1945. Paris: Perrin, D.L. 2017, p. 13


Marcadores de livros - 1970

Versos e reversos de dois marcadores da editora Esencia, da casa Planeta de Libros. Segundo o seu próprio site, a sua edição «destaca-se por uma seleção de novelas românticas, eróticas e chick lit escritas por e para mulheres». 
Chick lit (designação que eu desconhecia) é, segundo a Wikipédia, um «género da ficção feminina que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa.» Tenho dúvidas... 😉

 Obrigada, Justa!

Biografias e afins


 

Uma vida cheia, e muito para contar apesar de às vezes pensarmos que sabemos tudo sobre. 

Presumo que seja também uma resposta do autor à biografia  ( não autorizada ) de há uns anos, escrita pelo Joaquim Vieira, e está no seu direito. 

Humor pela manhã


 Não sei se resulta, mas quero experimentar  :)

Bom dia !

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Boa noite!

 In memoriam Charlie Watts:


Manarola


Ontem quando abri o computador tinha esta fotografia à minha espera: Manarola! Já lá estive! «É uma das mais antigas e encantadoras vilas da região de Cinque Terre. Este belo porto carateriza-se pelas atrativas casas multicolores debruçadas sobre o mar azul. A localidade é famosa pelas suas vistas pitorescas, pelo vinho local e por um caminho pedonal romântico, conhecido por Via dell' Amore, que conduz à vila vizinha de Riomaggiore.» E também em Riomaggiore. Conheço três das Cinque Terre. Mas gostava de voltar.


Marcadores de livros - 1969


Carnaxide: Suma de Letras, 2021

Paris, 1939. Uma história baseada na história verdadeira dos bibliotecários da Biblioteca Americana em Paris durante a Segunda Guerra Mundial.