Prosimetron

Prosimetron

sábado, 6 de maio de 2023

Marcadores de livros - 2560

Versos e reversos.

Apesar destes não serem de azulejos portugueses. 
O azulejo foi uma técnica que os árabes implementaram e deixaram na Península Ibérica.

Bacio - 99


«Nada pode tornar a terra tão espaçosa do que ter amigos à distância.»
Henry David Thoreau

«Quiche da coroação»


Carlos III e Camila escolheram em conjunto com o chef Mark Flanagan um tipo especial de quiche. E de que é feita esta quiche? Preparem-se! Favas e espinafres (dois vegetais do mês de maio na Inglaterra), queijo cheddar, estragão e ovos.
Gosto muito de quiches, de favas e de espinafres, mas só um inglês conseguiria fazer uma mistela destas: misturar estes dois vegetais no mesmo prato. 

Escolham outra coisa para o vosso almoço.

Pintores vistos por pintores - 50

Félix Vallotton - Félix Jasinski (1862-1901) dans son atelier de gravure, 1887

Azulejo na Rua da Madalena

Um azulejo publicitário na Rua da Madalena, Lisboa.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Boa noite!

Eu pensava que Os Trabalhadores do Comércio já eram. Afinal o grupo comemora este ano 45 anos e prepara um novo disco.

Da Beira Baixa - 9

«Os lódãos da Av. do Liceu [em Castelo Branco] já formaram o túnel de frescura onde vai ser bom passar nos dias quentes de verão..» (Foto da Maria)

A ler

Emil Nolde - Primavera na sala, 1904

Marcadores de livros - 2559





Com um agradecimento a Mondopunts.

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Boa noite!

Leituras no Metro - 1154

Lisboa: Campo da Comunicação, 2013

Maria Antónia Fiadeiro escolheu as cartas e organizou a edição de cartas que Fernando Piteira Santos escreveu à sua mãe, à sua mulher Stella e a ela própria Maria Antónia, sua afilhada e depois enteada, durante vários anos: na prisão, na clandestinidade e no exílio.
Militante contra a ditadura desde a juventude, Piteira foi membro do Comité Central do PCP entre 1941 e 1950, ano em que foi expulso a pretexto de uma falsa acusação de delação. Antifascista, oposicionista ativo, conheceu por isso os cárceres da ditadura, tendo sido preso por três vezes. Em 1961 colaborou na tentativa de assalto ao Quartel de Beja, vendo-se por esse motivo forçado a passar à clandestinidade e depois ao exílio em Argel, de onde só regressou após a queda do regime. 

«Aprendo, na vivida experiência diárias, a distinguir um 'tenpo psicológico' e um 'tempo físico'. Domino livremente o 'tempo psicológico'; o 'tempo físico' dá-me referências inúteis ou puramente circunstanciais. É apenas em função do tédio de esperar que me interessa cronometrar os segundos. É um exercício de aproveitamento do tempo contra o tempo. É um ver correr tempo que ajuda a vencer o tempo, como se tivesse sentido encurtar um tempo sem limite, sem prazo. Nesta situação de esperar, o tempo passa e de nada nos aproxima, a não ser de nós próprios. E é o 'odioso eu', como dizia o Pascal, a minha única e terrível companhia. [...] 
«Nesta luminosa tarde de setembro, sem melancolia, sem d0espeito, recordei aqueles versos do Diário de Miguel Torga: // 'Como a tarde sem mim tem alegria / Como o sol vai contente sem me ver'.
«Sem melancolia recordei os versos, sem feio despeito os fui repetindo, mas no íntimo, sejamos sinceros, com uma humana e compreensível inveja de quantos gozavam livremente a tarde luminosa e recebiam plenamente a benção do sol.»
(De uma carta a sua mulher Stella, Cadeia do Aljube, 10 set. 1961, p. 75-76)

Marcadores de livros - 2558


Bacio - 98


«Da mesma taça, bebemos um mar de amor.» 
Rabia de Baçorá (ca 714/718 - 801)

terça-feira, 2 de maio de 2023

Boa noite!

Há uns dias vi este documentário sobre um assunto que eu desconhecia: um consul polaco em Berna (Konstanty Rokicki) que passou passaportes a judeus polacos para a América do Sul.

Animais na British Library


Viajaram pelos desertos e florestas tropicais, nas profundezas dos oceanos, e nos céus para entendê-los. Agora, numa nova grande exposição, podemos ver como documentar o mundo animal resultou nalgumas das mais impressionantes gravações de arte, ciência e som da humanidade. 
Pode levar anos de pesquisa para desvendar os segredos de uma única espécie. Sabia que a primeira fotografia de uma lula gigante foi publicada em 2005? Que os morcegos foram descritos pela primeira vez como aves e os tubarões referidos como cães? 
Esta exposição, que pode ser vista até 28 de agosto, percorre séculos, através de gravações sonoras, manuscritos e obras de arte.

Marcadores de livros - 2556

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Boa noite!

Os cozinhados de Paola Falier - 1


«Paola fizera risotto di zucca e, no último momento, adicionara-lhe fatias raladas de gengibre, o seu sabor amargo suavizado pelo pedaço de manteiga e do parmigiano também ralado que o seguira para o interior do tacho. A mistura de sabores afastou-lhe do pensamento todo o terror da música de Raffi, e o peito de galinha grelhado com salva e vinho branco que o seguiu substituiu essa música por aquilo que Brunetti considerava ser o som de anjos a cantar.» 
Donna Leon - O estranho caso Ford. Trad. Maria João Freire de Andrade. Lisboa: Planeta, 2009, p. 60

Bom almoço!

Unidos venceremos!


Esta exposição foi realizada pela Ephemera em conjunto com a Comissão dos 50 Anos do 25 de Abril e tem dois polos: um no Hub Criativo do Beato (Lisboa) e outro nas Oficinas da CP no Barreiro. A do Beato abriu hoje às 10h30; a do Barreiro inaugura às 15h30. 

Leituras no Metro - 1153

Porto: Porto Ed., 2019. 

Um romance que tem como pano de fundo o gueto de Varsóvia e o orfanato em que o médico e pedagogo Janusz Korczak (1878-1942) cuidava de mais de 200 crianças. 
Korczak instituiu no seu orfanato um tribunal arbitral de crianças, através do qual estas avaliavam as causas apresentadas por elas próprias, podendo também levar a tribunal os seus educadores. 
Jean Piaget, que visitou o orfanato Dom Sierot (A Casa dos Órfãos), fundado e dirigido por Korczak, disse dele o seguinte: «Este homem maravilhoso teve a coragem de confiar nas crianças e nos jovens, com os quais trabalhava, ao ponto de transferir para as suas mãos as ocorrências disciplinares e de confiar a certos indivíduos as tarefas mais difíceis e de grande responsabilidade».

O orfanato Dom Sierot. Varsóvia, 1939.
O orfanato Dom Sierot em 1940, ano em que as crianças e os seus educadores tiveram de mudar de edifício, por ordem dos alemães. Ocuparam então um edifício com poucas condições para albergar mais de 200 crianças.

Marcadores de livros - 2555

Penso que estes marcadores pertencem à Ephemera. Estavam na exposição Os Tesouros dos Arquivos do Barreiro em Lisboa, que esteve na Gare Marítima de Alcântara em março passado.
Para terem uma ideia da «Obra social na Alemanha em guerra» e como «A Alemanha luta(va) e trabalha(va)» na II Guerra Mundial, basta darem um saltinho até à Casa da Imprensa e ver a exposição que aí está até 19 de maio sobre A Insurreição do Gueto de Varsóvia (1943). Para que não esqueçamos!

domingo, 30 de abril de 2023

Boa noite!

Livro e marcador(es) - 45

Foto da Maria. 


Vou acrescentar uns marcadores:

Versos e reversos.

Marcadores de livros - 2554

Berthe Morisot com leque, 1872
Paris, Musée d'Orsay

Berthe Morisot com um ramo de violetas, 1872
Paris, Musée d'Orsay
A ameixa, ca 1877
Washington, National Gallery of Art

Uma amiga foi vistar a exposição Manet / Degas, no Museu d'Orsay até 23 de julho, e enviou-me estes marcadores com pinturas de Manet.

Marcadores de livros - 2553


Verso, reverso e interior do marcador, que é dobrado.


No Dia Mundial da Ferrovia.