Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Leituras no Metro - 1153

Porto: Porto Ed., 2019. 

Um romance que tem como pano de fundo o gueto de Varsóvia e o orfanato em que o médico e pedagogo Janusz Korczak (1878-1942) cuidava de mais de 200 crianças. 
Korczak instituiu no seu orfanato um tribunal arbitral de crianças, através do qual estas avaliavam as causas apresentadas por elas próprias, podendo também levar a tribunal os seus educadores. 
Jean Piaget, que visitou o orfanato Dom Sierot (A Casa dos Órfãos), fundado e dirigido por Korczak, disse dele o seguinte: «Este homem maravilhoso teve a coragem de confiar nas crianças e nos jovens, com os quais trabalhava, ao ponto de transferir para as suas mãos as ocorrências disciplinares e de confiar a certos indivíduos as tarefas mais difíceis e de grande responsabilidade».

O orfanato Dom Sierot. Varsóvia, 1939.
O orfanato Dom Sierot em 1940, ano em que as crianças e os seus educadores tiveram de mudar de edifício, por ordem dos alemães. Ocuparam então um edifício com poucas condições para albergar mais de 200 crianças.

2 comentários:

Maria disse...

Não me lembro de ver este livro nas minhas raras visitas à Bertrand, irei pesquisar. Será que nas actuais guerras há quem cuide e proteja as crianças desinteressadamente?
Espero bem que sim.
Bom feriado!

MR disse...

Vi um documentário sobre Irena Sendler que tb salvou muitas crianças do gueto de Varsóvia.
Bom feriado!