«Ousarei confessar-te que estou feliz e orgulhoso por te ter tido como amiga e colega?» - escreve Serge Reggiani a Simone Signoret.
E sobre Casque d'Or, em português Aquela Loura: «os produtores não me queriam: procuravam, para fazer o papel de Manda, um jovem galã - que eu nunca tinha sido. O meu aspeto taciturno e robusto assustava-os. Jacques Becker e tu insistiram tanto que eles acabaram por ceder. Nunca te agradecerei o suficiente: se tive uma pequena hipótese de deixar uma marca na história do cinema, é a esse papel que eu o devo. Um júri não designou Aquela Loura como o terceiro melhor filme francês da história, depois de Les Enfants du Paradis e Le Jour se Lève [...]
«A série de cenas que Jacques Becker desejava rodar em primeiro lugar incluíam as famosas valsas do princípio do filme., na tasca de Joinville. Como dançar a valsa com gesso na perna, o braço esquerdo bastante hirto ao longo do corpo, como queria a moda da época? Eu poderia ter contado contigo e deixar-me guiar, mas foi impossível. Já bastante apaixonada por Yves Montand, que filmava então, no Cantal, O Salário do Medo, de Clouzot, escapavas-te sempre que podias para ir ter com ele, cortando conscienciosamente as nossas lições de valsa. No plateau, confiavas... em mim! Felizmente, o teu vestido comprido escondia-te os pés, que, na realidade, mal tocavam o chão: eu pegava literalmente em ti com o meu único braço direito e rodávamos, rodávamos... Sem dúvida que é por isso que Manda tem um ar tão rígido e tão digno!»
Serge Reggiani - Último correio antes da noite. Porto: Campo das Letras, 1996, p. 55-56