Prosimetron

Prosimetron

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Boa noite!


Dois cafés por dia aumentam a longevidade

Saem dois cafés para a Paula e o Rui! E outro, cheio, para mim!

Li aqui.

Sugestões de leitura para Ana Bartolomeu Simões


Lisboa: Livros do Brasil, s.d.
Uma biografia escrita por uma das filhas da cientista.
Porto: Livr. Civilização, 1957
Capa Fernando Bento.
4.ª ed. Porto: Livr. Tavares Martins, 1962.
6.ª ed. Lisboa: Nuvem de Tinta, 2019
Um livro de de Francesca Cavallo e Elena Favilli .

Li os três primeiros e dei uma vista de olhos no último, antes de o comprar. Mas as duas miúdas que o leram, gostaram.
No seguimento de um post de ontem.

Mais uma sugestão, desta vez vem da Maria:
Porto: Porto Ed., 2015

«Quando Rosa Montero leu o diário que Marie Curie começou a escrever depois da morte do marido, sentiu que a história dessa mulher fascinante era também, de certo modo, a sua. Assim nasceu A ridícula ideia de não voltar a ver-te: uma narrativa a meio caminho entre a memória pessoal da autora e as memórias coletivas, ao mesmo tempo análise da nossa época e evocação de um percurso íntimo doloroso. 
«São páginas que falam da superação da dor, das relações entre homens e mulheres, do esplendor do sexo, da morte e da vida, da ciência e da ignorância, da força salvadora da literatura e da sabedoria dos que aprendem a gozar a existência em plenitude.» (Da sinopse.)

Marcadores de livros - 1818


Versos e reversos de dois marcadores do Museu Nacional do Azulejo.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Boa noite!

O Boss não podia faltar com esta canção:


And we're dancing through the night 
You and I in the nick of time 
Do your best and I do mine 
As we stumble through the night [...]

Bruce Springsteen

Madame Curie é «Madame Courier» no telejornal da RTP1

A Cruz Vermelha Portuguesa adquiriu um equipamento raio X fácil de manobrar. Pois no Telejornal da RTP1 cerca das 20h35 ouvi esta pérola pela boca da repórter Ana Bartolomeu Simões: este equipamento foi «adquirido no âmbito do programa Madame Courier, cientista pioneira»...  Nem queria acreditar no que tinha ouvido. O que se faz a uma criatura destas?! Se não sabe quem é a Madame Curie não sabe nada.


Eu até sou a favor da televisão pública, mas tenho de pagar para ouvir isto?!

Jardins - 44


Este jardim - Giverny - já aqui esteve mais de uma vez. Desta vez mostro-o tal como está em fevereiro de 2021. Reabre dentro de dois meses.

Nós, ao Anoitecer


Há muito tempo que queria ver este filme de 2017. 
É a quarta vez que estes dois atores se encontram no cinema, a primeira das quais há mais de 50 anos. Neste filme comprovam uma empatia e química que não se vê em muitos filmes. 



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Boa noite!


Marcadores de livros - 1817

 

Números

'Roubei' esta secção ao Luís Barata para informar que o Prosimetron atingiu esta manhã, às 7h14, 2 700 000 de visitantes. Por acaso estou a trabalhar no computador, vítima de uma insónia, e resolvi dar uma espreitadela ao blogue. 

Inexplicavelmente, «Monsieur Lacoste» continua a ser o post vai visto com 12276 visitantes.


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Boa noite!


Jean-Claude Carrière (1931-2021)


Há uns anos vi uma reportagem sobre a biblioteca de Jean-Claude Carrière, guionista, ator, etc., que faleceu ontem.

«Nas salas em que Jean-Claude Carrière passa vive não há nenhum livro. Para o argumentista de Cyrano de Bergerac, "os livros merecem uma sala para eles". Este grande leitor recorda a sua infância numa casa «sem um livro e sem uma imagem». Lembra-se de uma frase que o seu pai costumava repetir sobre a obra Valentine de George Sand: "Gosto tanto deste livro, não vejo por que teria de ter outro".

© Roland Beaufre

«Desde a infância, a importância que ele dá às suas leituras faz os seus familiares interrogar-se: "Quando tinha onze anos, já tinha 80 livros e estava muito orgulhoso deles, o que era considerado na minha família como uma curiosidade". Foi aos 14 anos que as suas "leituras decisivas começaram". Hoje, este amor pelos livros não desapareceu: todos os dias lê ou relê um livro.»
Retirado daqui.

Rio de Sacavém

Tomás José da Anunciação - Rio de Sacavém, ca 1850 (pormenor)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Boa noite!

 


Truffaut: «Vivo para o cinema»


Para quem me lembrou que Truffaut teria feito anos anteontem.


Marcadores de livros - 1816

Versos e reversos de marcadores da livraria suíça Orell Füssli.

A lição de dança


Jean Moulin, herói da Resistência Francesa, foi um artista cheio de talento. Em julho de 1922, foi selecionado para expor no Salão da Sociéte savoisienne des beaux-arts no Museu de Chambéry, no qual ele expôs cinco obras, entre as quais estas duas aguarelas. 
Para além de grandes benefícios para o corpo, dançar favorece o bem-estar mental. Let's dance!



domingo, 7 de fevereiro de 2021

Boa noite!


A propósito de um fresco de Pompeia...

Parabéns, António Casalinho!


©Nikita Alba

Prémio de Lausanne, Medalha de Ouro 2021.



Para ler - 10

Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2021

Quando as livrarias reabrirem, vou comprar este livro de António Costa Pinto. Li uma entrevista com autor ma Visão (4 fev. 2021), de que extraí:

«Entre antigas e novas, as ditaduras dominam hoje mais de um terço do mundo.»

«[..] é também pelo facto de existir uma comunidade internacional mais democrática que estes novos regimes [autoritários]  adotam, cada vez mais, procedimentos típicos das democracias fazem eleições, ainda que não sejam livres e justas, têm uma maior liberdade de imprensa e não usam censura prévia, ainda que controlem os meios de comunicação social pela via da propriedade ou pela via da perseguição aos jornalistas, em geral, não têm partidos únicos, ainda que exista um partido dominante, que domina o processo eleitoral, porque é apoiado a partir do poder; limitam-se os partidos de oposição, mas estes não são ilegalizados.» (Sublinhado meu.)
Veja aqui.

Livros de cozinha - 121


UK: Spirthill Business Development, cop. 2017

Este livro é uma seleção de primeiros pratos de restaurantes de Small Luxury Hotels of the World. De Portugal há pratos de Alentejo Marmòris Hotel e Spa (em Vila Viçosa e que eu desconhecia), Carmo's Boutique Hotel (Ponde de Lima), Hotel da Estrela (Lisboa), Hotel Infante de Sagres (Porto), Pousada de Lisboa (as imagens da capa do livro são desta unidade hoteleira), Pousada Mosteiro de Amares, Pousada Mosteiro de Guimarães, Pousada Mosteiro do Crato, Pousada Pousada de Estoi, Quinta da Casa Branca (Funchal), Quinta das Lágrimas (Coimbra) e São Lourenço do Barrocal (Monsaraz).
E os pratos? Há Ameijoas à Bulhão Pato, Camarões com meloa, Pataniscas de farinheira, Sardinhas, etc., tudo com muito bom aspeto.
O Small Luxury Hotels of the World já editou outros volumes nesta coleção. 

Obrigada, HMJ e APS.