«I ain't gonna work on Maggie's farm no more»... Grande canção de Bob Dylan.
Prosimetron
sábado, 20 de novembro de 2021
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
Pinturas Partilhadas
A exposição Pinturas Partilhadas de Jorge Galindo e Pedro Almodóvar está até 31 de dezembro no Museu Municipal Amadeo Sousa Cardoso, em Amarante.
quinta-feira, 18 de novembro de 2021
Almôndegas com batatas e cogumelos
«Segunda-feira de manhã trouxe consigo a paralisia, ou algo muito próximo dela. Quando se deitara, Brunetti era um homem feliz, pusera os eu vigor à prova em seis horas de remo, voltara para casa a rebentar ed orgulho da sua proeza, comera dois pratos de polpette com batatas e porcini, quatro pedaços de merluzzo com espinafres, e ainda arranjara espaço para uma grande fatia de torta della provvidenza, antes de se retirar para a cama com a Argonáutica e de adormecer antes de ter lido duas páginas.» (Donna Leon - As águas da eterna juventude. Lisboa: Relógio d'Água, 2017, p. 126)
Nunca comi almôndegas com batatas e cogumelos. À primeira vista não acompanharia almôndegas com batatas assadas, mas deve ser bom...
Marcadores de livros - 2034
Marcador deste livro, que acabei de ler há dias. Na verdade, já conheço o texto de Antero desde o liceu, mas reli-o com enorme prazer, nesta edição com prefácio de Ana Maria Almeida Martins.
Lisboa: Tinta da China, 2021
«Costuma apontar-se o Eça de Queirós como o modernizador da prosa portuguesa. Basta, porém, a carta 'Bom senso e bom gosto' para se provar que se houve reforma da prosa portuguesa ela já estava evidente no famoso escrito de Antero.»
Manuel Bandeira
quarta-feira, 17 de novembro de 2021
Três Andares
Fui ver este filme de Nanni Moretti e gostei. Mas que prédio!...
Signac colecionador
Esta exposição pode ser vista no Musée d'Orsay até 13 de fevereiro de 2022. Deve ser fabulosa. Leiam aqui mais sobre ela. E vejam o vídeo:
terça-feira, 16 de novembro de 2021
No meu sofá a ler... - 10
Lisboa: Objectiva, 2021
Este livro é um diálogo íntimo, franco e descontraído entre Barack Obama e Bruce Springsteen, havido no estúdio de gravação do Boss e que vai desde as suas origens, experiências de vida muito diferentes e sucesso nas suas áreas de atuação até reflexões sobre a bipolarização que se vive hoje nos Estados Unidos e a distância cada vez maior entre o sonho americano e a realidade.
Este álbum tem muitas fotografias e materiais raros dos acervos pessoais dos autores. É um retrato de dois outsiders – um negro e um branco –, na procura das suas identidades. Ambos ajudaram (ou estão a ajudar) a escrever a história dos Estados Unidos.
«Ao longo dos anos, descobrimos que temos uma sensibilidade comum. Sobre o trabalho, sobre a família e sobre os Estados Unidos. Cada um à sua maneira, eu e o Bruce temos feito uma viagem paralela na tentativa de perceber este país que tanto deu a ambos. Pretendemos contar a história deste povo, procurando uma forma de unir as nossas buscas individuais por sentido, verdade e noção de comunidade com a História dos Estados Unidos.» (Barack Obama)
Um livro a não perder.
segunda-feira, 15 de novembro de 2021
A hora do vermute
Todos os dias, na Praça San Carlo em Turim, às 19h00 e até 21 de novembro, Vermute Extra - Preview é uma oportunidade para saborear o vermute de Turim, sozinho ou em cocktails, acompanhado por cinco degustações da tradição piemontesa.
Caixa do correio - 178
Claire Morgan - Mourning for Real, 2021
Claire Morgan tem uma exposição até 23 dez. na Galerie Karsten Greve (Paris). Uma amiga minha que a foi ver enviou-me este postal.
domingo, 14 de novembro de 2021
Livros de cozinha - 123
Paris: Calmann-Lévy, 2011
«Uma das primeiras coisas que me disseram quando cheguei a Itália, há 40 anos, quando eu não falava italiano, foi: Mangia, mangia, ti fa bene.
«"Come, come, que te faz bem." Mas, como estava prestes a aprender e a verificá-lo regularmente durante décadas, não é mais do que o reconhecimento de uma verdade elementar: comer é bom em si mesmo e comer bem é melhor em si mesmo do que comer mal.» (Donna Leon)
«Come, come, que te faz bem» também se ouvia por cá.
Um livro sobre as receitas de Paola, mulher do comissário Brunetti, herói dos romances policiais de Donna Leon, e tão bom na sua profissão como gastrónomo. Receitas que vão aparecendo ao longo dos livros e que nos vão abrindo o apetite.
Crostini com beringelas, Spaghetti alle melanzane, Lasagne con cuori di carciofo e prosciutto, Costolette di agnello al pomodoro, Zucchine alla ricotta eTarte de maçã são algumas das 100 receitas da autoria de Roberta Pianaro, cozinheira veneziana, e introduzidas por textos inéditos de Donna Leon e extratos dos seus romances.
Há outras edições francesas e inglesas e também uma edição espanhola, da Seix Barral, que te deve interessar:
Para a Maria Luísa.
Subscrever:
Mensagens (Atom)