Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Boa noite!


Almôndegas com batatas e cogumelos


«Segunda-feira de manhã trouxe consigo a paralisia, ou algo muito próximo dela. Quando se deitara, Brunetti era um homem feliz, pusera os eu vigor à prova em seis horas de remo, voltara para casa a rebentar ed orgulho da sua proeza, comera dois pratos de polpette com batatas e porcini, quatro pedaços de merluzzo com espinafres, e ainda arranjara espaço para uma grande fatia de torta della provvidenza, antes de se retirar para a cama com a Argonáutica e de adormecer antes de ter lido duas páginas.» (Donna Leon - As águas da eterna juventude. Lisboa: Relógio d'Água, 2017, p. 126)

Nunca comi almôndegas com batatas e cogumelos. À primeira vista não acompanharia almôndegas com batatas assadas, mas deve ser bom...


Marcadores de livros - 2034


Marcador deste livro, que acabei de ler há dias. Na verdade, já conheço o texto de Antero desde o liceu, mas reli-o com enorme prazer, nesta edição com prefácio de Ana Maria Almeida Martins.

Lisboa: Tinta da China, 2021

«Costuma apontar-se o Eça de Queirós como o modernizador da prosa portuguesa. Basta, porém, a carta 'Bom senso e bom gosto' para se provar que se houve reforma da prosa portuguesa ela já estava evidente no famoso escrito de Antero.»
Manuel Bandeira

926 mil euros / hora


 O dinheiro que os portugueses gastam em apostas online. Será possível???!

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Boa noite!

Letra aqui.

No meu sofá a ler... - 10

Lisboa: Objectiva, 2021

Este livro é um diálogo íntimo, franco e descontraído entre Barack Obama e Bruce Springsteen, havido  no estúdio de gravação do Boss e que vai desde as suas origens, experiências de vida muito diferentes e sucesso nas suas áreas de atuação até reflexões sobre a bipolarização que se vive hoje nos Estados Unidos e a distância cada vez maior entre o sonho americano e a realidade. 
Este álbum tem muitas fotografias e materiais raros dos acervos pessoais dos autores. É um retrato de dois outsiders – um negro e um branco –, na procura das suas identidades. Ambos ajudaram (ou estão a ajudar) a escrever a história dos Estados Unidos. 


«Ao longo dos anos, descobrimos que temos uma sensibilidade comum. Sobre o trabalho, sobre a família e sobre os Estados Unidos. Cada um à sua maneira, eu e o Bruce temos feito uma viagem paralela na tentativa de perceber este país que tanto deu a ambos. Pretendemos contar a história deste povo, procurando uma forma de unir as nossas buscas individuais por sentido, verdade e noção de comunidade com a História dos Estados Unidos.» (Barack Obama)


Um livro a não perder.



Marcadores de livros - 2033

Verso e reverso de um marcador de Danuta Wojciechowska.

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Boa noite!

Em 1979

Em 2021


A hora do vermute

 

Todos os dias, na Praça San Carlo em Turim, às 19h00 e até 21 de novembro, Vermute Extra - Preview é uma oportunidade para saborear o vermute de Turim, sozinho ou em cocktails, acompanhado por cinco degustações da tradição piemontesa.


Caixa do correio - 178

Claire Morgan -  Mourning for Real, 2021

Claire Morgan tem uma exposição até 23 dez. na Galerie Karsten Greve (Paris). Uma amiga minha que a foi ver enviou-me este postal.


domingo, 14 de novembro de 2021

Boa noite!


Livros de cozinha - 123

Paris: Calmann-Lévy, 2011

«Uma das primeiras coisas que me disseram quando cheguei a Itália, há 40 anos, quando eu não falava italiano, foi: Mangia, mangia, ti fa bene.
«"Come, come, que te faz bem." Mas, como estava prestes a aprender e a verificá-lo regularmente durante décadas, não é mais do que o reconhecimento de uma verdade elementar: comer é bom em si mesmo e comer bem é melhor em si mesmo do que comer mal.» (Donna Leon)  
«Come, come, que te faz bem» também se ouvia por cá.
Um livro sobre as receitas de Paola, mulher do comissário Brunetti, herói dos romances policiais de Donna Leon, e tão bom na sua profissão como gastrónomo. Receitas que vão aparecendo ao longo dos livros e que nos vão abrindo o apetite.
Crostini com beringelas, Spaghetti alle melanzaneLasagne con cuori di carciofo e prosciuttoCostolette di agnello al pomodoroZucchine alla ricotta eTarte de maçã são algumas das 100 receitas da autoria de Roberta Pianaro, cozinheira veneziana, e introduzidas por textos inéditos de Donna Leon e extratos dos seus romances.

Há outras edições francesas e inglesas e também uma edição espanhola, da Seix Barral, que te deve interessar:

Para a Maria Luísa.

Marcadores de livros - 2032

Quatro marcadores da Gatafunhos.