Especialmente para APS.
Prosimetron
sábado, 30 de março de 2013
Segundo melhor...
destino da Europa : Lisboa foi eleita o 2º melhor destino da Europa, ficando apenas a 0,2 pontos percentuais dos votos de Istambul que ganhou o " Melhores Destinos Europeus 2013 ".
Um quadro por dia
Andrea Mantegna, A descida de Cristo ao Limbo, 1470-75, óleo sobre madeira, Museu Frick ( dep. Col. Barbara Piasecka Johnson ), Nova Iorque.
Lembrando a velha, e controversa ainda hoje, questão teológica : Que fez Cristo no Sábado Santo?
Um caso real
Fui ontem ver este filme. Não sabia nada desta história que se passa no reinado de Cristiano VII da Dinamarca. Filho de Frederico V, rei da Dinamarca e Noruega, casou com Carolina Matilde de Gales, irmã do rei Jorge III, a qual não sabe que ele é louco.
Alexander Roslin - Cristiano VII, ca 1772
Dinamarca, Fredriksborg Museum
Carolina Matilde
Johann Struensee, médico alemão que vai para a corte da Dinamarca como médico do rei. Defensor das ideias iluministas, tal como a rainha, torna-se regente e promove reformas no país. Mercê do seu envolvimento amoroso com Carolina Matilde e devido a um golpe de estado das forças políticas conservadoras que governavam o pais antes da sua chegada, acaba no cadafalso .
Carolina Matilde é deportada para Celle, na Alemanha, onde morre aos 24 anos.
Hans Hansen - Coroação de Frederico VI
Dinamarca, Fredriksborg Museum
Frederico VI, filho de Cristiano VII e de Carolina Matilde, torna-se regente da Dinamarca em 1784, promovendo muitas reformas liberais, repondo muitas das leis promovidas por Struensee.
H. P. Sturz - Louise Augusta, 1771
Louise Augusta, filha de Carolina e de Struensee.
Obrigada!
Obrigada!:)
Do círculo de pintores de Leonardo da Vinci, uma tela que, apesar de suscitar algumas questões, me encantou.
Detalhe, Menina com cerejas (c.1491-95),
atribuído a Giovanni Ambroglio de Predis (ativo 1472)
mas também pode ser de Giovanni Antonio Boltraffio (c.1467-1514)
Flor de Maracujá ou Flor da Paixão
Passiflora spp. (fotos pva 2003-2005)
Vi ao vivo, por duas vezes, uma planta de Maracujá, que estava florida. A primeira vez, como achei as flores bonitas e não sabia que planta era, indaguei o proprietário. Disse-me que era a flor da Paixão e que algumas davam, como fruto, o Maracujá!
Hoje, lembrei-me da história e procurei na Net, por causa da época que se festeja.
Passiflora spp. (fotos pva 2003-2005)
Roubei as duas imagens no blogue dias-com-árvores, onde também encontrei a explicação do nome: coroa de espinhos; chagas; três pregos; e os dez apóstolos. Espero que consultem.
Parabéns, Ana!
Um conjunto de flores primaveril, conhecidas na Alemanha por "Sinos da Páscoa" (Osterglocken), para a Ana. Votos de um dia muito feliz e muitos parabéns!
O cordeiro da Páscoa alsaciano
http://www.flickriver.com/photos/ctruongngoc/2314797688/
Osterlammele é o cordeiro de Páscoa alsaciano.É fabricado pelos padeiros apenas na semana santa. Estes são da pastelaria Christian em Estrasburgo.
Para a Ana, com amizade
Que este dia se repita longos anos, com o que de melhor a vida lhe poder dar. E a oferta de umas flores, pintadas por Vincent van Gogh, que também nasceu neste dia em 1853.
Mihály Munkácsy
The Rivals (Little kittens), 1885
Milwaukee Art Museum
Interior parisiense, 1877
Budapeste, Galeria Nacional Húngara
O aniversário do pai, 1882
Col. Imre Pákh
sexta-feira, 29 de março de 2013
Sexta-feira Santa
Federico Barocci (1533 - 1612) completou uma
das suas obras-primas, "O enterro de Cristo", em 1582.
Nela, vemos São João
Evangelista, à esquerda, e Nicodemos, à direita, assistidos por José de
Arimateia, a levar o corpo de Cristo num manto, a partir de Gólgota até ao Jardim
de Getsemani. Maria, mãe de Jesus, acompanha em luto o seu filho, juntamente com
duas mulheres, enquanto Maria Madalena se ajoelha em lamentação. À direita de
Maria Madalena, um jovem prepara a sepultura em que o corpo será depositado,
diante do túmulo no rochedo.
O canto inferior esquerdo
mostra-nos os objectos da paixão de Cristo: os três pregos com que Jesus fora
crucificado, o martelo e o alicate com que foram retirados, e a coroa de
espinhos. No fundo, encontram-se os dois ladrões, crucificados com Jesus, bem
como o palácio ducal de Urbino que simboliza Jerusalém.
Encomendado pela irmandade da
Igreja de Santa Cruz na cidade costeira de Senigallia, situada a leste de
Urbino, “O enterro de Cristo” representa um dos pontos altos no percurso
artístico de Barocci. O painel, exposto no altar-mor da igreja, alcançou tal
fama e notoriedade na época que os danos, provocados por pintores que o
examinavam na tentativa de copiar, destruíram praticamente toda a pintura.
Federico Barocci reconstituiu então a sua própria (e magnífica) obra, passados 25 anos
após a primeira conclusão.
Páscoa Feliz
Para todos
Páscoa Feliz!
(E que venha o Sol que JMS colocou para esta Páscoa)
Sandro Botticelli, detalhe de Lamentação [ de Cristo, c. 1490], Alte Pinakothek, Munique
Wikimedia Commons
Andorinha
Selo da Bielorrússia
Andorinha lá fora está dizendo:
— «Passei o dia à toa, à toa!»
Andorinha, andorinha, minha cantiga é mais triste!
Passei a vida à toa, à toa . . .
Manuel Bandeira
Mais uma vez, em geminação com o Arpose.
quinta-feira, 28 de março de 2013
Rostos: Cristo e os Apóstolos
Tríptico exposto no Museu Rainha D. Leonor / Museu Regional de Beja.
Cristo e os Apóstolos, óleo século XVI, sem identificação
Rostos sabiamente pintados. Cada um fala por si.
A Última Ceia segundo Federico Barocci
"A Última Ceia" de Federico Barocci, encomendada pelo
arcebispo de Urbino para a capela do
Sagrado Sacramento na catedral dessa cidade, data de 1599. Trata-se da mais
ambiciosa das obras de Barocci nas últimas décadas do percurso do artista.
Cristo encontra-se naturalmente no centro do painel, rodeado dos seus doze
discípulos. Doze criados seguem com grande azáfama os seus trabalhos, lavando
pratos e trazendo lenha. Jesus toma o pão e o cálice – gestos simbólicos do seu
sacrifício que se repetem no rito da missa católica até aos dias de hoje -, e
quatro anjos descem em todo o seu esplendor, enchendo o ambiente com luz celestial.
Esta “Última Ceia” representa um dos mais ricos, belos e harmoniosos jogos de cores
em toda a obra de Federico Barocci.
... Estamos, pois, na encruzilhada
... Estamos, pois, na encruzilhada.
Tomaremos o caminho da paz ou continuaremos na velha estrada da força bruta, tão indigna da nossa civilização. Isto depende inteiramente de nós!
Albert Einstein
Marcadores de livros - 86
Um marcador de livro, em feltro. Veio de Budapeste em 1996.
Tenho também uma capa de livro, no mesmo material, cor e tipo de desenho, que me foi oferecida uns anos mais tarde.
Um quadro por dia
Ford Madox Brown ( 1821-1893 ), Jesus lavando os pés de Pedro, 1852-56, óleo sobre tela, Tate Gallery, Londres.
Porque é Quinta-Feira Santa.
Humor pela manhã
(...) o Sócrates do presente poderá ser muito útil a explicar as acções do Sócrates do passado. Sobretudo aquelas que até hoje parecem pertencer ao domínio do inexplicável. Se o próprio, ainda para mais munido de um curso de filosofia, não conseguir explicá-las, ninguém consegue.
O Passos Coelho do passado e o Sócrates do presente têm tudo para ser excelentes comentadores. Infelizmente, o Passos Coelho do presente e o Sócrates do passado são primeiros-ministros muito maus. O que perdemos como cidadãos, ganhamos como espectadores.
- Ricardo Araújo Pereira, na Visão desta semana.
Chapéu de Doutor
Julgo que esta semana uma colaboradora do Prosimetron passou a poder usar um "barrete doutoral".
Este São Tomás de Aquino, do séc. XVIII, em arte cuscanha, conservado no Brooklyn Museum , em Nova York, vem lembrar o acontecimento e felicitar a Ana.
quarta-feira, 27 de março de 2013
Uma leitura para hoje
Lisboa: Fenda, 2000
Ernesto Sampaio escreveu este livro sobre a sua mulher Fernanda Alves, falecida em 2000. No ano seguinte, o poeta, tradutor e outras coisas mais, suicidar-se-ia.
Lembrei-me deste livro que li quando saiu, por causa do post de MLV.
Deitados lado a lado, envoltos nas fadigas do dia.
Paisagem fresca e calma onde passam histórias irrealizáveis,
o sono repousava sobre nós.
Nenhuma espada precisava de nos separar.
Um peso delicioso, pesando na minha perna,
despertou-me.
Reconheci o teu pé.
Soube então, por um homem e uma mulher que se conhecem,
o que era estar deitado lado a lado.
Ernesto Sampaio, in Fernanda
E ontem, ao jantar, falámos de Ernesto Sampaio, como colaborador do saudoso Mil Folhas do Público. Ele há coisas!... :-)
Federico Barocci (1533 - 1612)
Federico Barocci (1533 – 1612) nasceu em Urbino,
localidade situada na região italiana de Marcas e cidade natal de Rafael. O
seu talento excepcional na arte da gravura e pintura motivou-o a instalar-se em
Roma durante a sua juventude. Contudo, uma doença grave, talvez provocada por
envenenamento por pintores rivais, obrigou Barocci a regressar a Urbino, onde
encontrou a admiração e o apoio na corte dos Della Rovere. Entre 1575 e 1600, o
artista viveu o período áureo do seu percurso, pois surgiram as principais
encomendas da igreja e nobreza locais durante essas décadas.
Federico Barocci combinou a delicadeza e harmonia da obra
de Rafael, seu célebre conterrâneo, com uma sensibilidade invulgar em aplicar
cores vivas na pintura. Pioneiro na técnica de elaborar desenhos preparativos
coloridos a giz, óleo e pastel, antecipou a arte da pintura barroca em quase
meio século, ao transpor estes desenhos para telas grandes e revesti-las de
figuras intensas e expressivas.
Inspirado pela população e a paisagem que o rodeavam,
Barocci impressionou o mundo artístico da sua época pela abordagem calorosa e
humana manifesta na sua obra.
"A Última Ceia" e "O enterro de Cristo" da autoria de
Federico Barocci serão apresentados amanhã e Sexta-Feira Santa.
Imagem: retrato de Francesco Maria II della Rovere, c. 1571-2
Dia do teatro... e de Fernanda
Comemora-se hoje o Dia Mundial do Teatro e o Teatro Nacional de São João, Porto, vai recordar uma referência do teatro português com a exposição "Fernanda Alves - Imagens, sons, imprecações". A partir das 14 horas.
Citações
(...) Mesmo nos países triplo A, e com um vasto estado social, as políticas de desigualdade do diretório estão a fazer estragos. Na Áustria, os 5% mais ricos controlam 50% da riqueza, e os 50% mais pobres apenas 4%. Na Alemanha, a desigualdade subiu ainda mais entre 1998 e 2008. Os 50% mais pobres, que detinham 4% do rendimento nacional, estão agora reduzidos a 1%.
Os 10% mais ricos, que detinham 45%, possuem agora 53% da riqueza nacional (...)
- Viriato Soromenho Marques, in A pobre Europa dos pobres, na Visão.
São estes dados de que normalmente ninguém fala, muito menos as elites políticas e económicas, que demonstram o perigo de explosão social que vive o Velho Continente.
Pizzaria Alegre, no Chiado
Depois de conquistar uma estrela Michelin, José Avilez lança-se num novo projeto: a Pizzaria Alegre, na Rua Duques de Bragança, 5H. Abre no dia 5 de abril.
Auto-retrato(s) - 175
Durante uns dias vamos ter alguns pintores húngaros. Começo com alguns auto-retratos de Vasarely.
1942
1942
1946
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