Prosimetron
sábado, 17 de março de 2012
Que bella cosa es la libertad!
Estas alas nuevas
Estas plumas blancas
Este cielo altissimo
Que se ahonda en mi corazón
[...]
Mercedes Sosa (1935-2009)
Entretanto, em Marvão ...
... anda um prosimetronista. Aqui fica uma sugestão : a Mercearia de Marvão, onde além dos produtos habituais de mercearia se vende também castanhas, mel, queijos, enchidos, doces e artesanato, tudo de origem local. Pode ser que ainda calhe alguma coisa aos colegas de blogue...
Um quadro por dia - 232
Adolph Menzel, Das Ballsouper, 1878, óleo sobre tela, 71x90cm, Alte Nationalgalerie, Berlim.
Penso que este Menzel ainda não apareceu por aqui. Haverá baile hoje?
Quotidianos - 77
Vamos na companhia de Lucas Van Valkenbroch (ca 1535-1597) ver o que implica realizar uma festa: fazem-se compras, preparam-se os comes e põe-se a mesa.
Lucas Van Valkenborch - Inverno
Interior de cozinha com criada a preparar a comida, discípulo de Lucas Van Valkenborch
Pondo a mesa, discípulo de Lucas Van Valkenborch
Os sinais
V.I.T.R.I.O.L.
III
Indócil testemunha a Lua comparece
a quem abre sinal no cartório do Sol.
V
É quando o Sol galopa no teu ventre
que de súbito a Lua te esporeia
VII
Brilha nas mãos do Sol o gume de um cutelo
O pescoço da Lua é que há-de ser o alvo
X
As pegadas do Sol nem sempre a Lua
lentamente as desfaz quando se oculta
XIV
Lunático é o Sol deixando-se queimar
Bem mais sólida é a Lua apesar de sonâmbula
XVI
Os subúrbios do Sol são quase sempre
o que a Lua me aluga por momentos
XIX
É tão fácil dizer-te ó Sol que te agradeço
Tão raro confessar-te ó Lua que te esqueço
David Mourão-Ferreira
Igualmente grandiosa?
Wenceslaus Hollar (1607-1677) - Grande procissão dos cavaleiros e do soberano da Ordem da Liga [Jarreteira] em Windsor, 1672
Bom dia!
Um Sol numa fachada em Cáceres.
«Che bella cosa e 'na giornata 'e sole [...].»
«[...] Il sole quando sorge piano e poi
la luce si diffonde tutto intorno a noi [...].»
Livros sobre bailado - 4
3.ª ed. London: Hodder and Stoughton, 1968
Foi o primeiro livro que tive sobre o Nureyev e foi um presente de Natal do meu pai, comprado na Livraria Portugal, em 1968. Foi o primeiro dos quatorze livros (foi o que contei) que hoje possuo sobre este bailarino.
London: Studio Vista, 1976
Comprei este livro em Londres num alfarrabista em Charing Cross, em 2000, por £4,50. Pertenceu à Biblioteca de Coventry. Em Inglaterra, as bibliotecas vendem os livros antigos.
Phaidon Press, 1993
Paris: Plume, 1993
Uma outra vez postarei as biografias que tenho deste maravilhoso bailarino, nascido a 17 de março de 1938.
"Santiago"
"Santiago" é um documentário de João Moreira Salles sobre a história de um mordomo excêntrico e culto que trabalhou para os pais do cineasta.
Santiago Badariotti Merlo era um argentino de origem italiana. Há pessoas para as quais devia ser "vietato morire" como a lei que fez Giulio Cesare Fava, mayor de Falciano del Massico, cerca de 50 quilómetros de Nápoles. O documentário é de uma beleza sublime. O meu agradecimento à RTP2 que o transmitiu.
sexta-feira, 16 de março de 2012
Pintores vistos por pintores - 13
Édouard-Louis Dubufe (1819-1883) - Retrato de Marie-Rosalie, chamada Rosa Bonheur
Óleo sobre tela, 1857
Palácio de Versalhes
George Achille-Fould - Rosa Bonheur no seu atelier
Bordeaux, Musée des beaux-arts
A pintora Rosa Bonheur - que cultivou os temas campestres - nasceu em 16 de março de 1822.
Para Margarida Elias.
Ainda agradecendo...
... as simpatias de ontem, aqui fica a primeira orquídea nocturna conhecida, Bulbophyllum nocturnum, a única orquídea nocturna num catálogo de 25.000 espécies. Descoberta nos últimos meses de 2011, numa remota floresta da ilha da Nova Bretanha ( a maior do Arquipélago de Bismarck, na Papua-Nova Guiné ), pelo especialista holandês Ed de Vogel. E demorou tempo até que se percebesse como "funciona" : o botão abre-se às 22h, surge a flor, que dura até às 10h do dia seguinte. E só uma noite por botão! Mas é uma bonita flor.
Danseuse
Auguste Rodin, Danseuse au Maillot Blanc
«Pendant ma jeunesse, dit-il, en voyant nos ballets d'opéra, je ne comprenais point comme les Grecs avaient pu placer la danse au-dessus de tout.»
Rodin
Robert Descharnes et Jean-François Chabrun, Auguste Rodin (Lausanne, La Bibliothèque des Arts de Paris), Genéve, 1967, p. 246 (*)
Rodin
Robert Descharnes et Jean-François Chabrun, Auguste Rodin (Lausanne, La Bibliothèque des Arts de Paris), Genéve, 1967, p. 246 (*)
Aquarelle et crayon, Musée Rodin, Paris.
(*)p 245.
Obrigada Cláudia Ribeiro por me arranjar o belíssimo livro de um escultor que admiro.
quinta-feira, 15 de março de 2012
FDL 1863
Salvo erro, era este o teu número! Muita marcação de oral a controlar! :)
Bem sei que o dia de hoje é mais para as Ordenações, aliás do sucessor, mas um livro de copos parece-me adequado à ocasião, para aproveitar a garrafa dourada que aqui hoje apareceu.
Uma vez mais, parabéns!
http://youtu.be/xYqbvUwtQHM
Auto-retrato(s) - 156
Jeff Koons, Bourgeois Bust-Jeff and Ilona, 1991, mármore branco, 119x74,5x58cm, Tate Modern.
É o segundo busto ( auto-retrato ) de Koons que posto, este com a então sua mulher, Ilona Staller, mais conhecida pelo seu nome artístico, Cicciolina, actriz e depois deputada em Itália.
É o segundo busto ( auto-retrato ) de Koons que posto, este com a então sua mulher, Ilona Staller, mais conhecida pelo seu nome artístico, Cicciolina, actriz e depois deputada em Itália.
Nos idos de Março ...
Il faut mentir, flater et courtiser
Rire sans ris, sa face déguiser
Au front d'autruy et je ne le veux faire:
Car telle vie à la mienne est contraire...
Tento viver o contrário, como o grande Ronsard proclama nesta sua bela elegia, e fazê-lo não é fácil. Mas ter amigos ajuda muito. Espero estar sempre à altura da vossa amizade.
Rire sans ris, sa face déguiser
Au front d'autruy et je ne le veux faire:
Car telle vie à la mienne est contraire...
Tento viver o contrário, como o grande Ronsard proclama nesta sua bela elegia, e fazê-lo não é fácil. Mas ter amigos ajuda muito. Espero estar sempre à altura da vossa amizade.
Para o Luís
Apenas uma fatia, porque o bolo inteiro poderia ser um convite à gula, pecado capital. Mas não é um bolo qualquer. É Bolo Real. Leva, ovos, açucar, amêndoa e chila. Só pode ser bom! Parabéns, Luís!
A nossa vinheta
A Primavera está a chegar. Já a 21 de Março. E com ela vem a sede de poesia, com a Natureza a renascer e nós renascermos dentro dela.
A vida
Renascida
E celebrada
Num festival de pétalas e cores.
Miguel Torga
GLÓRIA
Depois do Inverno, morte figurada,
A primavera, uma assunção de flores. A vida
Renascida
E celebrada
Num festival de pétalas e cores.
Miguel Torga
Parabéns, Luís
Parabéns, Luís
O jubileu de Isabel II
Escolhi exemplos de panos de cozinha, cartas de jogar e pratos, de entre a variada memorabilia feita para comemorar o jubileu de diamante da rainha Isabel II.
Obviamente para o Luís.
Marcadores de livros - 34
Pormenor de azulejo da Capela de S. Miguel, Universidade de Coimbra.
Foto João Melo
Luís, este é para si. Parabéns!
Parabéns Luís!
Parabéns Luís, um dia muito feliz!
Queen of SwordsBonifacio Bembo or family Visconti-Sforza Tarot Cards
Italy, Milan, ca. 1450, 173 x 87 mm, daqui.
Para ver umas cartas lindas da BNF.
Queen of SwordsBonifacio Bembo or family Visconti-Sforza Tarot Cards
Italy, Milan, ca. 1450, 173 x 87 mm, daqui.
Para ver umas cartas lindas da BNF.
quarta-feira, 14 de março de 2012
Boa noite!
A cantora britânica Lita Roza nasceu em 14 de março de 1926, em Liverpool. Faleceu em 2008.
Candidatos à Presidência
No próximo dia 18 de Março, cabe à Assembleia Federal (Bundesversammlung) eleger o sucessor (ou sucessora) de Christian Wulff que renunciou ao cargo de Presidente da República da Alemanha a 17 de Fevereiro. De acordo com as previsões, esta Assembleia, composta dos deputados do Bundestag e de membros de vários sectores da sociedade civil alemã, por sua vez enviados pelos parlamentos estaduais, votará a favor de Joachim Gauck, pastor luterano, de 72 anos, dissidente do antigo regime comunista da RDA e responsável pela entidade que abriu os arquivos dos antigos serviços secretos (STASI) ao público no início dos anos 90. Gauck que perdera as eleições contra Wulff em 2009, parece agora poder reunir o consenso dos diversos quadrantes políticos.
Há dois dias, surgiu uma nova candidata ao mais alto cargo político: Beate Klarsfeld. Não-partidária, concorre pelo partido „Die Linke“ que, na sua concepção política, agrupa muitas das ideias comunistas do antigo (e único) partido da Alemanha Oriental.
Klarsfeld já foi apresentada nesta plataforma em duas ocasiões: em Outubro de 2010, Luís Barata apresentou-nos o livro „La traque des Nazis: de 1945 à nos jours“ da autoria de Beate e Serge Klarsfeld, um relato de uma vida notável deste casal, dedicada à captura de altos dirigentes nazis que, ou se refugiaram, ou ocuparam posições de destaque na sociedade alemã do pós-guerra.
O outro post sobre Klarsfeld data de Junho de 2009 e recua ao ano de 1968. Aquando do congresso do partido dos democratas cristãos em Berlim ocidental, o chanceler de então, Kurt-Georg Kiesinger, foi alvo de uma bofetada em público, dada por Klarsfeld, na altura, uma jovem estudante de 29 anos desconhecida e pertencente a uma geração nova que repudiava políticos e funcionários com um passado nazi. Kiesinger, membro da NSDAP, exercera um cargo importante no Ministério dos Negócios Estrangeiros durante os anos quarenta. Este acto inédito tornou Klarsfeld imediatamente famosa e dividiu a opinião pública alemã. O escritor Heinrich Böll ofereceu-lhe um ramo de rosas em sinal de solidariedade. Seu colega, Günter Grass, criticou o incidente afirmando que “tanto não seria necessário”.
O resultado da eleição de domingo dará pouca margem a surpresas. Quer Gauck, quer Klarsfeld, simbolizam duas épocas da história contemporânea alemã. Com objectivos diferentes um do outro, têm em comum o facto de não pertencer ao establishment político e económico donde provieram os dois últimos Presidentes da República que não concluiram o seu mandato.
Imagens: Joachim Gauck (72 anos); Kurt-Georg Kiesinger após a "bofetada"; Beate Klarsfeld (73 anos)
"Hábitos" alimentares ...
Um estudo recente, levado a cabo pela Universidade de Estugarda, conclui que, anualmente, cerca de 6,7 milhões de toneladas de bens alimentares acabam nos contentores de lixo alemães. Os dados revelam ainda que 65 % destes alimentos poderiam parcialmente ser aproveitados. Traduzido em números, mais de 21,6 mil milhões de euros são desperdiçados todos os anos, o que corresponde a 235 € por cabeça.
Os lares particulares contribuem com vasta maioria para este indicador, o resto divide-se entre a indústria alimentar, o comércio e a gastronomia.
A análise efectuada distingue entre resíduos alimentares evitáveis, parcialmente evitáveis e inevitáveis. Segundo esta classificação, os resíduos inevitáveis abrangem restos como cascas de banana ou ossos. A categoria dos “parcialmente evitáveis” inclui exemplos, derivados de hábitos alimentares diferentes, por exemplo, quando alguém deixa comida no prato num restaurante. O grupo dos “evitáveis” recai em alimentos comestíveis sem qualquer restrição, entre eles, fruta ou legumes, e resulta de compras desnecessárias pelo consumidor, de uma conservação incorrecta ou do prazo de validade ultrapassado.
Ilse Aigner, Ministra alemã da Agricultura e da Defesa do Consumidor, pretende agora iniciar uma campanha com base neste estudo, com vista a alertar a opinião e consciência públicas para o problema. Em conjunto com o comércio de retalho, tenciona esclarecer os alemães sobretudo sobre o prazo de validade, a fim de evitar que se destruam alimentos que ainda seriam perfeitamente aproveitáveis após essa data. Promete empenhar-se junto das instituições europeias e implementar uma política coordenada que reduza este desperdício.
Os lares particulares contribuem com vasta maioria para este indicador, o resto divide-se entre a indústria alimentar, o comércio e a gastronomia.
A análise efectuada distingue entre resíduos alimentares evitáveis, parcialmente evitáveis e inevitáveis. Segundo esta classificação, os resíduos inevitáveis abrangem restos como cascas de banana ou ossos. A categoria dos “parcialmente evitáveis” inclui exemplos, derivados de hábitos alimentares diferentes, por exemplo, quando alguém deixa comida no prato num restaurante. O grupo dos “evitáveis” recai em alimentos comestíveis sem qualquer restrição, entre eles, fruta ou legumes, e resulta de compras desnecessárias pelo consumidor, de uma conservação incorrecta ou do prazo de validade ultrapassado.
Ilse Aigner, Ministra alemã da Agricultura e da Defesa do Consumidor, pretende agora iniciar uma campanha com base neste estudo, com vista a alertar a opinião e consciência públicas para o problema. Em conjunto com o comércio de retalho, tenciona esclarecer os alemães sobretudo sobre o prazo de validade, a fim de evitar que se destruam alimentos que ainda seriam perfeitamente aproveitáveis após essa data. Promete empenhar-se junto das instituições europeias e implementar uma política coordenada que reduza este desperdício.
Segunda imagem: Ilse Aigner, Ministra da Agricultura e da Defesa do Consumidor da Alemanha
O chá das cinco - 38
Hoje vamos até à Pastelaria Serrana, no Porto. Fica na Rua do Loureiro, perto da Estação de S. Bento. Vi um artigo no DN de janeiro sobre esta pastelaria que abriu há 35 anos. Está num local anteriormente ocupado por um banco e por uma ourivesaria. O projecto de arquitetura é de Francisco Oliveira Ferreira, tem um teto da autoria de Acácio Lino e pequenas esculturas de José de Oliveira Ferreira. Estes Oliveira Ferreira são os autores do monumento à Guerra Peninsular que se encontra em Entrecampos, em Lisboa.
Subscrever:
Mensagens (Atom)