Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Os meus franceses - 976

La Chanson de Tessa.

Marcadores de livros - 2861

Versos e reverso (igual em todos) de marcadores de livros de uma nova editora dedicada à divulgação científica.

No Dia Nacional da Cultura Científica. Foi escolhido o dia 24 de novembro, porque neste dia nasceu Rómulo de Carvalho, professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em Portugal. Rómulo de Carvalho foi autor de livros da col. Ciência para Gente Nova, cuja leitura encantou o final da minha infância.
Tenho vários amigos que foram alunos dele no Pedro Nunes e que guardam ótimas recordações das suas aulas. Alguns dos seus colegas nem sabiam que aquele prof. era o poeta António Gedeão.


A caminho do 25 de Abril - 1

Este já deveria ser o segundo post desta secção, dado que a primeira reunião teve lugar em 9 de setembro de 1973, quando um grupo de 136 jovens militares se reuniu no Monte do Sobral, em Alcáçovas. Do encontro secreto viria a nascer o Movimento dos Capitães.

Este documento diz respeito à reunião de 24 nov. 1973. Pertenceu a Vasco Gonçalves (1922-2005), membro da comissão coordenadora do MFA.
Coimbra, Centro de Documentação 25 de Abril

Em 24 de novembro de 1973, realiza-se a segunda «Reunião do Movimento dos Capitães (alargada a tenentes-coronéis e outras patentes mais altas) na Casa da Cerca, em S. Pedro do Estoril. Participam 45 oficiais representantes das principais unidades do país. Inicia-se assim uma segunda fase do Movimento, marcadamente política. O tenente-coronel Luís Banazol faz uma intervenção ousada: "[ … ] Não tenhamos ilusões: o governo só sai a tiro e os únicos capazes de o fazer somos nós, mais ninguém!". (Daqui)

A reunião teve lugar na Cerca de S. Pedro (S. Pedro do Estoril), casa entretanto demolida. Uma placa assinala a reunião. (Daqui)

Capela de Santa Catarina

Porto, Rua de Santa Catarina, maio 2023.

Também conhecida como Capela das Almas, foi construída nos princípios do século XVIII, tendo sofrido um restauro, em 1801, que lhe modificou o estilo original. 
Os azulejos que revestem o exterior são da autoria de Eduardo Leite, foram executados em 1929 na Fábrica Viúva Lamego (Lisboa), e representam os passos das vidas de São Francisco de Assis e de Santa Catarina.





quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Os meus franceses - 975

Francis Cabrel faz hoje 70 anos. Parabéns!

Carlos Avilez

(era mais ou menos assim, quando o conheci)

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/carlos-avilez-2/       

Como já escreveram, a morte de Carlos Avilez "entristece todos os que gostam de Teatro". Revisitei (porque vistas antes) algumas peças de teatro encenadas por Carlos Avilez e não conseguia esquecer a diferença. Existia «alma» naquilo em que trabalhava. Julgo que foi em 1976 a primeira vez que fui ao Teatro Experimental de Cascais, num edifício que (se a memória não me atraiçoa - mas ela (a memória) anda em farrapos - estava a ser inaugurado, situado junto do cruzamento denominado Cruzeiro, entre o Monte Estoril e o Estoril. Ainda não eram as instalações de hoje. 

Carlos Avilez e Teatro Experimental de Cascais eram, para mim, sinónimos.

A cultura ficou mais pobre. A nossa memória viva vai desaparecendo todos os dias!

A CM de Cascais informa que nasceu em 1937; Google em 1935; mas se tinha 88 anos talvez esteja mais certo o Google.


Marcadores de livros - 2860

Verso e reverso.

Um grande livro que li na minha juventude e reli há uns anos.


Espoir, sierra de Teruel, filme franco-espanhol, realizado em 1938-1939 por André Malraux e Boris Peskine, estreou em 1940. Com música de Darius Milhaud. O filme pode ser visto na totalidade no YouTube.

100 anos de revistas de banda desenhada em Portugal


Uma exposição que merece uma visita, ou mais. Hei de lá voltar. Na Biblioteca Nacional até 29 de março. Comissariada por João Manuel Mimoso.

A Semana Infantil - O Carlitos, 1924
Pirilau. De Cottinelli Telmo.
ABCzinho, 1926-1932. Dirigido por Cottinelli Telmo até ao n.º 201.
O raid do ABCzinho, um jogo por ocasião da viagem de Gago Coutinho e Sacadura Cabral ao Brasil.

Hidroavião Fairey IIID «Lusitânia», comandado pelos pilotos portugueses.


Cortejo das comemorações dos centenários, 1940.

O Papagaio, 1935-1949, fundado por Adolfo Simões Müller.

O Senhor Doutor, dirigido por Carlos Ribeiro, publicou-se entre 1933 e 1957.

Tic-Tac, 1931. dirigido por António Cardoso Lopes.

Grande Avião Junkers, cujo modelo para montar foi publ. na revista em 1937

O Pirilau, 1939-1941, dirigido por Pinto de Magalhães e M. Calvet de Magalhães.


A Igreja do Mosteiro de Leça do Balio, saído em separata em vários números do Diabrete.

Publicações da Mocidade Portuguesa:


Camarada, 1947-1951, dirigida no início por Baltazar Rebelo de Sousa e depois por António Manuel Couto Viana.

Há uns dias ouvi um jornalista de um canal de notícias achar muito estranho que Pedro Nuno Santos se tivesse dirigido aos seus apoiantes chamando-lhes «camaradas» e perguntou ao comentador que estava ao lado se não era suspeito. O comentador que não era tão tonto como o jornalista lá lhe disse que era normal dentro do partido tratarem-se como camaradas. O tonto do jornalista também devia saber que, pelo menos até há uns anos, os jornalistas tratavam-se entre si como camaradas. Eram só camaradas de profissão! Nada mais! E é assim que estamos...
Imaginasse ele que, em 1947, a Mocidade Portuguesa tinha uma revista intitulada Camarada!... 🤣🤣🤣

É pena não terem feito marcadores de livros com bonecos destas revistas. De colecionistas para colecionistas.