Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 20 de março de 2024

terça-feira, 19 de março de 2024

Boa noite!


Leituras no Metro - 2924

Barcarena: Presença, 2022

Este livro devia chamar-se Destruir livros, já que não trata só da queima de livros. Muitos livros destruídos, por questões religiosas e outros vendidos a peso para empastamento de encadernações. Por isso hoje muitos tesouros são descobertos nas encadernações.
Richard Ovenden foi durante 25 anos  bibliotecário da Biblioteca Bodleian de Oxford. Escreveu esta magnífica história da destruição dos livros desde a antiga Alexandria até à atual Sarajevo. Começa com a mais famosa queima de livros que teve lugar em 10 de maio de 1933, na Alemanha nazi.
Assim traduziu Nuno Quintas: «A palavra "bibliotecário" deriva do latim librarius, de liber, que significa "livro".» (p. 17) Esta frase fez sentido ao tradutor?
Ora a palavra que deriva de librarius é a palavra inglesa librarian que deve estar na edição original. Bibliotecário deriva de bibliothecarius, uma palavra latina que deriva da palavra grega biblion; com o sufixo latino theca que também deriva do grego thékê.
Apesar desta 'distração' do tradutor, gostei do livro. Aprendi algumas coisas até sobre a Bodleian, que nunca visitei. Quem a formou? Foi este senhor:

Nicholas Hilliard - Retrato de Sir Thomas Bodley (1545-1613)

Marcadores de livros - 2972

Verso e reverso de um marcador-postal.

Em baixo umas páginas do livro de José Carlos Andrés:

No Dia do Pai, com um agradecimento à Maria Luisa. 

segunda-feira, 18 de março de 2024

Os meus italianos

Bobby Solo faz hoje 79 anos. Alcunhado nos anos 60 como o Elvis Presley italiano, iniciou a sua carreira em 1964 com o grande sucesso "Una lacrima sul viso". Ouvimo-lo de seguida com a canção "Zingara" com que, ao lado de Iva Zanicchi, ganhou a edição do Festival de Sanremo de 1969.

Auguri!



A caminho do 25 de Abril - 12


«Encontro de Otelo Saraiva de Carvalho com Vítor Alves e Melo Antunes, tendo ficado este encarregue da redacção de um programa político, a partir da circular 2/74 e do manifesto "O Movimento, as Forças Armadas e a Nação", mas que aclarasse o sentido político e pormenorizasse os objetivos do Movimento.» (Daqui.)

Marcadores de livros - 2971



Nuno Júdice faleceu ontem.