Prosimetron

Prosimetron

sábado, 25 de março de 2023

Boa noite!


Para os muitos fãs que Philippe Jaroussky tem neste blogue.

Leituras no Metro - 1149


«Sem amigos, ninguém escolheria viver. » (Aristóteles)

Este n.º especial de Le Point 'explica' cerca de trinta dos maiores textos já escritos sobre a amizade.

Marcador de livros - 2515

Santa Catarina de Siena.

«Não quero mais nada a não ser amor.»
Catarina de Siena 
(num papelinho dum Baci)

sexta-feira, 24 de março de 2023

Boa noite!

Richard Edward Miller (1875-1943) - Café de nuit, 1906

Leituras no Metro - 1148

Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2023. 

«Nunca como hoje houve tantos portugueses a viverem sozinhos, seja por opção, por deslocação em virtude de emprego ou estudo, por divórcio ou viuvez. Segundo o Censos provisório de 2021, são já mais de um milhão o número de pessoas nessa situação, o dobro de há 30 anos. A era da comunicação é, em simultâneo e paradoxalmente, a era da solidão. 
«Este livro é um retrato da solidão em Portugal em números, contexto e circunstâncias, mas também uma reflexão sobre o quanto viver sozinho é diferente de sentir-se sozinho. A experiência de solidão é tão individual e privada que se torna quase indefinível. 
«Como se poderá ler em relatos de vidas solitárias expostas ao longo deste livro, viver só pode ser um privilégio, uma questão de liberdade irrenunciável ou uma dor profunda e irreversível. A solidão pode ser desde sempre ou para sempre.» (Sinopse)
As pessoas vivem muito mais anos hoje e em 'melhor estado'. Por isso não entendo quem pensa que as pessoas continuem a reformar-se como acontecia quando a esperança de vida era muito menor. Para muita gente, principalmente homens, a reforma significa isolamento.
Gostei de ler o retrato que Ana Margarida de Carvalho nos faz do viver só em Portugal. Este livro trata principalmente de mulheres porque há muito mais viúvas do que viúvos e muito mais mulheres solteiras e divorciadas que não voltam a casar.

Livro e marcador - 36

Foto Maria.

quinta-feira, 23 de março de 2023

Os meus franceses - 933

Marcadores de livros - 2514

Gosto muito desta sopa.

Eterno Mucha


O Grand Palais Immersif regressa ao tempo da Arte Nova e de Mucha, com uma exposição imersiva que pode ser vista até 5 de novembro.
Organizada em parceria com a Fundação Mucha, a exposição consta de três partes, mergulhando na vida e na história do artista. Os visitantes têm oportunidade de admirar os cartazes parisienses de Mucha, depois do seu envolvimento na Exposição Universal de Paris de 1900 e finalmente verem as 20 telas monumentais que retratam a história do povo eslavo. 
A exposição evoca ainda o legado e a posteridade do seu trabalho, tendo como exemplos a banda desenhada, a street art, tatuagens e a série de animação Arcane, inspirada no seu trabalho.

Parabéns, Marcapáxinas da Cairesa!


Felicidades e longa vida para o blogue e para quem o faz!

quarta-feira, 22 de março de 2023

Boa noite!

Alexandre Tharaud & Michel Porta, pianista e clarinetista tocam «Rolls» de Les Valseuses de Gary Burton.

Livros de cozinha - 133

2.ª ed. Barcelona: Ameller Ed., ca 1955.

Um livro de Elvira Illan com «lições práticas de cozinha» para todas as idades. Mais de 200 receitas simples e fáceis de cozinha, confeitaria, pastelaria e gelados.

Como gosto imenso de ovos, escolhi estas duas páginas com receitas de huevos: revueltos, al plato...

Marcadores de livros - 2513

 

Versos e dois reversos de blocos de marcadores-calendários. É provável que os anteriores a 2023 já tenham aparecido no blogue.
Este é reverso do último de 2023.

Para os amantes de Roma, que são muitos.

terça-feira, 21 de março de 2023

Boa noite!

«A Revolta» de Steve McQueen estreia hoje na RTP2. Conta a história de três eventos que se interligam em 1981, no Reino Unido, acontecimentos que definiram as relações raciais de uma geração: o incêndio de New Cross, que matou treze jovens negros; a marcha do Dia da Ação do Povo Negro; e os motins de Brixton. 

No Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial.

Narcisos em Giverny


Comprei uns narcisos lindos, duraram um mês e tal e estão a secar. Vou guardar os bolbos para ver se não me esqueço de os plantar no próximo ano.

Marcadores de livros - 2512


Gosto imenso de Tahar Ben Jelloun. Desde que vi que este livro está traduzido, tenho-o oferecido com alguma frequência.

Barcarena: Presença, 2023.

«O livro para que miúdos e graúdos possam ler, pensar e conversar sobre um tema fundamental. Um dia, Tahar Ben Jelloun levou a filha, de dez anos, a uma manifestação contra as leis anti-imigração em Paris. Depois disso, a menina não parava de fazer perguntas ao pai: «O que é o racismo? O que é um imigrante? O que é a discriminação?» Foi das conversas que se seguiram, entre pai e filha, que nasceu este livro». (Da sinopse.)

Este livro de Thomas Piketty está na minha lista de leituras:

No Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial.

Marcadores de livros - 2511


No Dia da Poesia, com um agradecimento à Maria.

segunda-feira, 20 de março de 2023

Boa noite!


No Dia Mundial da Felicidade.

Bacio - 90


«L'amore non dura se togli ogni lutta.»
Ovídio 

Marcadores de livros - 2510

Marcadores de Roma de Il Poliziano, Arts & Crafts. Aguarelas de G. Ospitali.
Il Poliziano é uma loja herdeira da Signum que, segundo me informou o Jad, acabou. A loja, em Roma, perto do Panteão, onde se encontrava a Signum, de visita obrigatória, é Il Poliziano. Espero que o mesmo tenha acontecido com as lojas de Florença.

Da esq. para a dir.: Praça de São Pedro, Basílica Úlpia e coluna de Trajano, Praça de Espanha e Trinità del Monti, Fonte dos Quatro Rios (Santa Inês), Foro de Trajano e Vitor Emanuel.


Palácio do Quirinale.

Da esq. para a dir.: Basílica e cúpula de São Pedro; Praça de Espanha e Trinità dei Monti, Praça Navona.

De cima para baixo: Fontana di Trevi, Basílica de São Pedro;Coliseu, Fontana di Trevi; Castelo de Sant'Angelo, Basílica de São Pedro.
Ver outros marcadores da Signum aqui, aqui,  aquiaqui e aqui.


Para o Jad.

domingo, 19 de março de 2023

Boa noite!


In memoriam Rui Nabeiro.

São José segundo Guido Reni

O quadro San Giuseppe col Bambino que se encontra no Museu Diocesano de Milão foi definitivamente atribuído a Guido Reni (1575 - 1642) apenas em 1988, ainda que constasse do inventário da coleção Monti de Bolonha (1638, 1650) como Guidoreno. Com esta referência seria citado em vários guias milaneses durante o século XVIII, antes de cair em esquecimento absoluto.

Guido Reni dedicou-se a retratos de São José em diversas ocasiões da sua vida. Exemplos existem em igrejas de Veneza ou em museus pelo mundo fora, como em Houston ou Praga.

Do quadro desta imagem sobressai o olhar de ternura de São José , visível na contemplação do Menino Jesus por parte do pai putativo. A interpretação teológica destaca a pose de São José que quase parece querer oferecer o menino em sacrifício para salvação da humanidade.



Marcadores de livros - 2509


A editora francesa Bragelonne publica principalmente literatura de aventuras, policial, ficção científica e de fantasia. O nome da editora deve ter vindo do romance de Dumas O visconde de Bragelonne, terceiro e último volume da saga D'Artagnan. Um nome bem escolhido para uma editora especializada em romances de aventuras.

Da Beira Baixa - 5

Umas magnólias e camélias:

Fotos da Maria, 10 mar. 2023.

No dia de São José

Rosa Ramalho - São José com o menino