Prosimetron

Prosimetron

sábado, 30 de maio de 2020

Boa noite!


Cá volta, desta vez à noite. :)

São servidos?


Voltam os pastéis de feijão, desta vez de Torres Vedras. Comprei uma caixa e tenho-me deliciado a comê-los.

Citações



(...) uma espécie de cartão amarelo. Para nós e, principalmente, para o primeiro-ministro e o presidente. Ainda é muito cedo e a situação demasiado incerta para que possam ir à praia, sugerindo aos cidadãos a existência de uma normalidade tão falsa como perigosa. Uma coisa é a necessidade imperiosa de reabrir a economia, que obriga milhões de portugueses a correrem riscos para ir trabalhar; outra coisa, completamente diferente, é sugerir que podem dispor gratuitamente dos seus tempos livres, como se o perigo tivesse passado. Não passou. A situação de Lisboa está aí para o provar. 

- A parte final do editorial de Manuel Carvalho, no Público de ontem, com a que concordo inteiramente. Não tenho gostado de ver Marcelo à vontadinha em Cascais, nem Costa na Caparica .

Humor pela manhã


Respeito, claro, mas não conseguiria dormir nela  😀

Marcadores de livros - 1639

«Julian Fellows foi o homem que subiu ao palco para receber o Óscar para melhor argumento por Gosford Park. Depois, assinou o guião da incrivelmente bem-sucedida Downton Abbey. Agora, prepara-se para ver a estreia de mais uma série de época, Belgravia.
«A série que é um drama histórico inspira-se no romance com o mesmo nome, lançado em 2016 pelo autor britânico. Contrariamente à longa Downton Abbey, esta trata-se de uma minissérie de seis partes, que adota o nome do famoso distrito [bairro] londrino.
«A história abrange os 25 anos da era vitoriana e acompanha os acontecimentos que sucedem num enorme baile na antecipação de uma das maiores batalhas do continente europeu.
«“Os mercados cresciam, a indústria também, o comércio expandia-se, o Império alargava-se. Tudo era maior nessa fase e creio que isso dá a esta série um tom diferente”, revela o próprio Fellowes em declarações à RadioTimes.
«Previsivelmente, o argumento de Fellows rouba muito do que tornou Downton Abbey tão viciante: dramas, mistérios, segredos, tudo sempre bem torneado com a exigência das boas maneiras da época. «Como protagonistas do elenco estão Tamsin Greig, Philip Glenister, Harriet Walter, Alice Eve ou Tom Wilkinson.» (NIT)
O romance já está à venda. A série quando a veremos?


Bom dia !





Mais uma bela composição de Couperin, cujo título continua tão misterioso hoje como então. Nunca tive foi a sorte de ser assim " recebido " em Versalhes. Bom fds !

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Boa noite!


Do novo disco de Vitorino.

Arrumando postais - 18

Postal de um cartaz de Rafael Yzquierdo, 1910.

Quando eu era miúda e ia a Espanha, lembro-me de ver duas cervejas: El Aguila e San Miguel.
A cervejeira El Aguila foi fundada em Madrid em 1900. Pode ler aqui a história desta cerveja que pertence hoje ao grupo Heineken.


A fábrica de cerveja El Águila (desde 1989 Biblioteca Regional Joaquín Leguina) ficava defronte da antiga estação de comboios de Delicias, que alberga hoje o Museu do Ferrocarril. Este encontra-se encerrado, senão poderíamos aí ver a exposição Madrid-Delicias. 140 años de una estación. Um museu a visitar numa das próximas idas a Madrid.


Para Luisa.

Há 67 anos

Nas minhas arrumações de jornais, encontrei estas fotos de umas damas moderníssimas...
O texto que acompanha as fotos é de fugir.

Diário de Lisboa, 2 nov. 1973, p. 1

Parabéns, Justa!

Duas letras I / J, retiradas de iluminados:
Maître de la Vierge d’Humilité
Jan Van Eyck

E uma contribuição (virtual) para as comemorações festivas:
Jules Larcher - Champanhe, pão, bolachas e biscoitos, 1889

Um dia feliz!

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Boa noite!


No ano passado, celebraram-se os 75 anos da de Joni Mitchell, no Music Center, em Los Angeles, com uma grande variedade de amigos a cantarem as suas canções, espetáculo que foi finalmente editado neste disco.

Em geminação com Perspectiva.

Pensamento ( s )



Estávamos na era da aceleração e da velocidade (...), com a saturação do tempo e a cultura de ocupá-lo. 
E agora damos por nós incapazes de viver o tempo de maneira diferente da sobreactividade e do trabalho.

- Felwine Sarr, filósofo e escritor senegalês.

Já tenho pensado nisto, de forma mais prosaica claro, como terão passado os workaholics, os que vivem para o trabalho, para as carreiras, para o mais e mais ? Pelo que tenho lido e ouvido, dos profissionais de saúde mental desde logo, não foi fácil para muitos ...

Marcadores de livros - 1637

Van Dael - Vase de fleurs
Paris, Museu do Louvre

Citações


Muita gente se identificará com o MEC ...

( no Público de Sexta-feira )

Humor pela manhã


Nuvens negras sobre o Brasil, não só de saúde pública como de regime mesmo . Rir para não chorar ...

Bom dia !





Muitos talentos ( actor, manequim, cantor / compositor ) para os 25 anos de Lukas Ionesco, filho de Eva Ionesco.  Esta é do novo álbum, Magic Stone, cd, Echo Orange.

Para ler - 4

Um artigo a propósito deste livro e uma entrevista a Ludovine Bantigny na Marianne (n.º 1208, 8-14 mai 2020, p. 62-66) levaram-me a fazer este post. A autora afirma que nunca se teria interessado por esta artéria da cidade se não fossem as manifestações dos coletes amarelos.

Paris: La Découverte, 2020
€21,00

«Promenade dans Paris et ses environs», desenho do natural e litografia por Jacotter e Benoist, 1838

Avenida aristocrática e popular, os Campos Elísios foram-se convertendo numa avenida do luxo, prazer e poder. Na realidade, hoje é um espaço contestado, atravessado por um forte conflito político e social - a "tomada" dos Campos pelos coletes amarelos, sábado a sábado, revelou mais do que nunca esta característica de conflitualidade. 
Este livro de Ludovine Bantigny convida-nos a explorar os bastidores das lojas, com outro olhar: a pobreza e a precariedade no centro da opulência; o trabalho invisível nos palácios, nas salas dos fundos das lojas, os escândalos do Fouquet's até ao seu saque. 
Por muitos considerada «a avenida mais bonita do mundo» é também a mais rebelde?
Quero muito ler este livro.

Godard, Seberg e Belmondo, em 1960, na filmagem de O Acossado (À bout de souffle) , uma ode à liberdade.


Imagens impensáveis.

terça-feira, 26 de maio de 2020

Boa noite!

Já que não podemos ir ao cinema, vamo-nos ficando com a «prata da casa». Amanhã à noite a RTP exibe um filme emblemático de Sidney Pollack com um elenco de luxo: Robert Redford, Faye Dunaway, Cliff Robertson e Max von Sydow: Os Três Dias de Condor


Arrumando postais - 17

Mais um postal de Paris:
Paris: Le Palais de Chaillot et le Pont d'Iéna, ca 1946

Deve ter estado mais ou menos assim, sem trânsito, até dia 11 de maio.

Parabéns, APS!


E um digestivo, para acompanhar o café, depois do almoço:


Um dia feliz!

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Boa noite!

Em geminação com Madame Nostalgia.

Michel Piccoli (1925 - 2020)


O canal franco-alemão arte repetiu ontem "Les choses de la vie", obra prima de Claude Sautet de 1970, já aqui referida por MR na semana passada, quando soubemos do desaparecimento de Michel Piccoli que contracena com Romy Schneider nesta película.
Piccoli é um dos gigantes do cinema europeu que merecia um post extenso e digno da sua carreira.
Por falta de tempo, não me é possível, pelo que fica apenas uma fotografia do ator de 1966, com a sua esposa de então, Juliette Gréco. 

Ideias simples ...



... mas eficazes : uma t-shirt da Maison 123, em algodão bio, serigrafadas em França, com todo o lucro a reverter para a Fondation des Hôpitaux de France .
Muito fácil de replicar por uma marca portuguesa, e causas não faltam ...

Leituras na quarentena / confinamento - 32

As leituras de Miss Tolstoi: «Estou a ler "Où en sommes-nous? Une esquisse de l'histoire humaine" de Emmanuel Todd. Olhando para o passado, o que nos espera no futuro? J'aime Emmanuel Todd.»



Não sei qual a edição que Miss Tosltoi está a ler, mas uma das duas será.

Suécia




Na Suécia, excepção europeia a um confinamento geral, já morreram cerca de 2500 idosos, num total nacional de
4000 mortes. Mas nem todos se deixaram convencer pelo " tudo mais ou menos como dantes ", desde logo o casal real, 74 e 76 anos, que trocaram a centralidade da vida de corte no palácio real de Estocolmo pelo bucolismo do palácio de Stenhammar, a 60 km da capital sueca.
E fizeram eles muito bem ...

Marcadores de livros - 1636

Verso e reverso de um marcador da Livraria Avelar Machado. Frequentei muito este alfarrabista. Penso que encerrou neste local em 2016 e agora só atende por telefone ou email.


Humor pela manhã



Não sei quem é, mas acho graça a esta " pedagogia da lingerie " 😉

Bom dia !





Não sei se foi o primeiro africano a ter um sucesso mundial, mas este é um dos que lembro bem, e este vídeo da TV belga capta tão bem os anos 80 em vários aspectos que foi a minha escolha.

Mory Kanté ( 1950-2020 ), um dos grandes senhores da música africana, deixou-nos há dias, vítima indrecta, como muitos mas anónimos, da Covid-19 : deixou de poder voar para Paris, onde fazia tratamentos .

Arrumando postais - 16

Enquanto arrumo postais, vou viajando...

Paris, Campos Elíseos, ca 1974.
. Um postal Ganycolor.

domingo, 24 de maio de 2020

Boa noite!


Mark Felt - O Homem Que Derrubou a Casa Branca passa amanhã à noite na RTP. Vi no cinema e gostei. Tem uma interpretação fantástica de Liam Neeson.

Bom pequeno-almoço - 54

Pintura de Vladimir Volegov

O meu pequeno almoço não tem maçã nem doce. Nem esta vista. :)

O Fogo / Forjas de Vulcano

Manufactura Real de Gobelins(?) / Manufactura Real de Beauvais(?), França, século XVII
Desenho de Charles Le Brun

A Casa-Museu Medeiros e Almeida reabre amanhã. Esta tapeçaria é a peça que a Fundação destacou para o mês de maio. Pode ler mais aqui sobre ela.

Peeter Balten: Calendário



Doze quadros, atribuídos a Peeter Balten e provenientes da Sé de Miranda do Douro,com alegorias aos meses do ano estão expostos no MNAA até 28 de junho. . 
«A figuração dos meses, com raízes na arte clássica e nos Livros de Horas medievais, evoca, neste caso, as atividades agrícolas, venatórias e pastoris próprias de cada época do ano, com simbólicas e subtis alusões aos ciclos da Vida e ao calendário zodiacal.» (MNAA)
Para saber mais leia aqui.