Prosimetron

Prosimetron

sábado, 15 de junho de 2019

Boa noite!

Do novo disco de Bruce Springsteen:

Bases de copos - 55

Verso e e verso de uma base de copos, com um agradecimento à Luisa.

Marcadores de livros - 1364

Para além de muito giros, estes marcadores são muito bem feitos, dando sugestões das idades a que se destinam os livros. Embora meramente indicativas, ajudam quem compra os livros e não os tenha lido.

Obrigada, Luisa!

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Boa noite!

Lewis Capaldi é um cantautor escocês que ouvi há poucos dias e de gostei. Espero que também seja do vosso agrado.

Marcadores de livros - 1363

Em Portugal o primeiro volume desta história foi traduzido com o título Até nos vermos lá em cima. O romance, que ganhou o Goncourt, foi adaptado ao cinema por Albert Dupontel.


Uma Traição Necessária


Em 1938, Joan Stanley era uma brilhante estudante de Física da Universidade de Cambridge. Apaixonada por Leo Galich, um colega com ligações à URSS. Depois dos rebentamentos das duas bombas no Japão, confrontada com o preço a pagar pela paz e achando que só haveria equilíbrio se ambos os lados tivessem a bomba (parece que não estava errada), acabou por ser recrutada pelo KGB, a quem passa o segredo da bomba nuclear. Leo Galich é entretanto assassinado pelo KGB e Joan Stanley vai para a Austrália sob um novo nome Melita Stedman Norwood, com o chefe do laboratório em que trabalhava, depois deste ser preso sem provas. Max Davis é o nome dele no filme, mas na realidade chamava-se Hilary Nussbaum, e era um professor de Química famoso. Vai para a Austrália com o nome de Norwood. Não se percebe em que ano regressa(m) a Inglaterra.
As atividades de Melita Norwood são descobertas depois das revelações feitas pelo arquivista do 
KGB, Vasili Mitrokhin, no seu livro The Mitrokhin Archive: The K.G.B. in Europe and the West, escrito em coautoria com Christopher Andrew.
Em 1999, Melita é detida e levada para interrogatório. A família e todos os que a conheciam ficaram estupefactos com a descoberta. Ao longo do interrogatório policial, Joan Stanley vai revivendo alguns dos momentos mais marcantes da sua vida, justificando, perante os filhos e as autoridades, os motivos que a levaram a trair o próprio país. 
Gostei bastante do filme, principalmente por ser uma história que desconhecia.


quinta-feira, 13 de junho de 2019

Boa noite!


Humor pela manhã


Bom dia !


Ermida de Santo António da Florida


Em Madrid há uma ermida, cujo interior é uma preciosidade.
«De aspeto sóbrio, a ermida de San Antonio de la Florida surpreende pelo grandioso conjunto pictórico que Goya pintou em finais do século XVIII. Nesta obra-prima da arte espanhola, o artista aragonês teve sempre presente que estava a decorar um dos templos mais populares de Madrid, famoso pela sua romaria de 13 de junho. 
«A ermida original, dedicada a Santo António de Pádua [:-) sic], foi construída em frente da fonte Del Abanico por ordem de Carlos IV. Obra de Francisco de Fontana (1792-1798) a planta é em cruz grega com braços muito curtos e abside semicircular na cabeceira, na qual tem origem um espaço central dominado por uma grande cúpula iluminada por lanterna. A ermida é rodeada de aposentos que dão para o exterior, formando um retângulo. Destacam-se as bases que marcam a fachada principal, construída segundo o cânone barroco. 
«Devido à preocupação especial que sempre existiu em garantir a sua conservação, foi declarada Monumento Nacional em 1905, e em 1928 foi construído, ao seu lado, um templo idêntico para mudar o culto de lugar e manter o monumento original como museu de Goya. Apesar de ser um dos melhores exemplos do neoclássico madrileno, são os frescos de Goya que fazem da ermida de San Antonio um lugar de visita imprescindível, onde desde 1919 repousam os restos mortais do genial artista. Goya decorou a cúpula com frescos que representam o êxtase do Santo perante o povo de Lisboa. Os retábulos foram pintados posteriormente por Jacinto Gómez Pastor.»


Hoje continuam as festas nesta zona de Madrid:

Marcadores de livros - 1362

Obrigada, Jad!


segunda-feira, 10 de junho de 2019