Prosimetron

Prosimetron

sábado, 4 de novembro de 2023

Boa noite!

Uma escolha da Maria:


Marcadores de livros - 2841

De Camino a Jerusalén, de Stephen Lawhead.
Da esq. para a dir., dos livros: Confesiones, de Henry Marsh; Un polícia en la luna, de Tom Gauld; La sonrisa de Angelica e La búsqueda del tesoro, ambos de Andrea Camilleri.
Da esq. para a dir., dos livros: La gran casa, de Nicole Krauss; El primer caso de Montalbano, de Andrea Camilleri; El malentendido, de Irène Némirovsky; Y las montañas hablaron, de Khaled Hosseini.
Da esq. para a dir., dos livros: Los misterios de la taberna Kamogawa, de Hisashi Kashiwai; El ancho mundo, de Pierre Lemaitre; Lucía, de Bernard Minier; Lecciones de química, de Bonnie Garmus.

Para os colecionadores que me enviaram estes marcadores.
Mais marcadores de Salamandra: aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

La Régence à Paris (1715 -1723). L’aube des Lumières


Luís XIV morreu em 1 de setembro de 1715 em Versalhes, deixando uma França endividada e, como herdeiro, uma criança de 5 anos que não podia reinar, Luís XV. 
Em 2 de setembro, o duque Filipe de Orleães (1674-1723), sobrinho de Luís XIV, assumiu a regência do reino. A exposição faz parte da evocação do tricentenário da morte do Regente.
Ler mais aqui.


Livro e marcador - 92



Fotos da Maria.

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Boa noite!


A canção «Now and then» dos Beatles foi acabada por Paul McCartney e Ringo Starr através de inteligência artificial. Saiu hoje!
O som inconfundível dos Beatles!


Caixa do correio - 220

Capitular da letra E. Selo francês Enlumineur da série Métiers d'art.

Marcadores de livros - 2840

Versos e reversos (o da esq. de baixo é o reverso do da dir. de cima) de dois marcadores magnéticos.

Para a Margarida.

Parabéns, Margarida!

 


Vittorio Reggianini (1853?/1858?-1938) - O aniversário

Tenha um dia feliz!

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Boa noite!

Uma sugestão de ptcorvo, feita em setembro:
«Lembra-se de Caro Diario, do espantoso Nanni Moretti? Pois bem, há-de lembrar-se da sequência de Ostia, na qual ele visita o local onde foi assassinado Pasolini, tendo como guião musical a 1.ª parte do Concerto de Colónia do Keith Jarrett. Pois aí está, um vídeo que junta três fantásticos, numa das sequências mais belas de que me lembro no cinema. 


«Já agora, e a propósito das recentes [de setembro] postagens sobre Leonard Cohen, este filme tem um brinde de que eu já não me lembrava: a sequência do passeio por Roma, com banda sonora do "I'm your man" do Cohen, outra cena impagável (o vídeo junta no fim a sequência de Ostia, com melhor qualidade de som do que na anterior).»


Centenário do ABC-zinho


Na Casa do México em Madrid


O Mega Altar de mortos pode ser visitado até dia 12 de novembro.

Nas ruas de Paris - 15

Foto Jad, ago. 2023.

Marcadores de livros - 2839



Bem gostava eu de ter visto esta expo.

Para Goretti e Justa.

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Boa noite!

O canadiano Georges Bourgeois.

Livros de cozinha - 141

Oxford: Oxford University Press, 1995.

Um dicionário de comidas, bebidas, nomes de pratos e de doces. Explica-nos o que são, nalguns casos como se fazem (sem a respetiva receita) e de onde provêm os alimentos ou os nomes das receitas.
Vejamos um exemplo: «Ovos Benedict é um prato americano de ovos escalfados e presunto grelhado colocados em metades tostadas de pão conhecido nos EUA como English muffins, e depois cobertos com molho holandês. O termo é alegadamente baseado no nome de um patrão do Waldorf-Astoria Hotel (NYC), que tinha uma preferência por este prato.» (p. 121)


Porque não fazer uns ovos Benedict para o meu almoço? Com uma fatia de presunto mais fina.

Mode et sport, d’un podium à l’autre


No âmbito da realização dos Jogos Olímpicos de 2024, o Museu das Artes Decorativas de Paris apresenta até 7 de abril de 2024 uma exposição que explora as ligações entre a moda e o desporto, da Antiguidade aos nossos dias. Este projeto de grande envergadura revela como dois universos a priori distantes participam dos mesmos desafios sociais, em torno do corpo.
São apresentadas 450 peças de vestuário e acessórios, fotografias, esboços, revistas, cartazes, pinturas, esculturas, vídeos que destacam a evolução do vestuário desportivo e a sua influência na moda contemporânea. Jean Patou, Jeanne Lanvin, Gabrielle Chanel, Elsa Schiaparelli fazem parte dos pioneiros que, no período entre guerras, se interessam pelo universo desportivo e o transcrevem nas suas criações de alta costura. A exposição mostra como o sportswear integrou a roupa desportiva do seu uso específico no vestiário diário. A questão do conforto, fio condutor da exposição, permite compreender as razões pelas quais o jogging e os sneakers se tornaram incontornáveis da moda, tanto para o quotidiano como para a alta costura, de Balenciaga a Off-White.

Basket Soho e Basket Tandem, de Cyd Jouny. Foto Jean Tholance/Les Arts Décoratifs
Bom jogo! 😉

Pacotes de açúcar - 245


A Universidade de Évora foi fundada em 1 nov. 1559.

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Marcadores de livros - 2837

Dois versos e um reverso igual nos dois.

«Meu caminho pelo mundo eu mesmo traço».
Gilberto Gil


Gilberto Gil canta hoje e amanhã no Coliseu de Lisboa e no dia 2 no Coliseu do Porto. Acompanhado por filhos e netos. 


Marcadores de livros - 2836

O reverso do da esq. é branco.
Acho que são os primeiros marcadores que tenho deste poeta.


Obrigada, Goretti e Maria Luisa!

Marcadores de livros - 2835


Sisley - Entardecer em Moret,1892


Obrigada, Justa!