Prosimetron

Prosimetron

sábado, 22 de outubro de 2022

Boa noite!



Outubro de 1962

Em plena Crise dos Mísseis de Cuba, os "Tornados" ocupavam com o seu "Telstar" o número 1 da lista dos discos mais vendidos no Reino Unido em Outubro de 1962

Livro e marcador - 15

Foto da Maria.

Acrescentado às 10h54:
Não me lembro de ter visto este filme.

Leituras no Metro - 1133

Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2022

Este livrinho, que já andou por aqui, lê-se bem. Tenho apenas um reparo a fazer-lhe. Na p. 67, Carlos Maria Bobone refere a livraria Shakespeare & Co que, atualmente, se encontra na rue de la Bûcherie, numa das margens do Sena. Contudo, quando Sylvia Beach a fundou em 1919 ela abriu portas no Odéon. 

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Boa noite!

 

Marcadores de livros - 2372


Verso e reverso.


Não me importava de estar hoje em Mérida. 

Gracias, Pini!

Margaret Watkins - Black Light


Esta exposição de Margaret Watkins (1884-1969) reúne 136 fotografias e fotomontagens realizadas entre 1914 e 1939, que revelam os temas de eleição da fotógrafa canadiana. 
A mostra revela documentos e objetos originais, uma câmara de época e um documentário sobre a fotógrafa, considerada como um dos grandes mestres da fotografia do século XX.
«Em 1969, perto do fim de sua vida, Margaret Watkins – que não falava sobre o seu passado como fotógrafa – entregou uma caixa lacrada contendo todas as suas fotografias e negativos a um vizinho, Joseph Mulholland, com instruções estritas para que a caixa só fosse aberta após a sua morte. » 
Espero ir em breve visitar esta exposição que pode ser vista até 8 de janeiro de 2023 no Centro Cultural de Cascais. 
Neste vídeo da exposição que esteve na Tabakalera de San Sebastián, a comissária Anne Morin apresenta a mostra.

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Os meus franceses - 918


Refrão:
«Division de fer Toujours en avant 
Les gars de Leclerc 
Passent en chantant.
Jamais ils ne s'attardent 
La victoire n'attend pas, 
Et chacun les regarde 
Saluant chapeau bas. 
Division de fer 
Toujours souriant 
Les gars de Leclerc 
Passent en chantant. 
D.B. vive la deuxième DB!» [2.ª Divisão Blindada do general Leclerc]

Hotel Portofino


Lisboa: Planeta, 2022


O AXN começou a transmitir na passada quarta-feira, à noite, Hotel Portofino, uma série britânica, adaptada do livro de J. P. O'Connell. O primeiro episódio não foi propriamente muito entusiasmante, para além da boa representação e belas paisagens. Aguardemos os próximos...

Marcadores de livros - 2369

Mais uns marcadores da Impedimenta, com um agradecimento à Maria Luisa.
Ver outros aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Les enfants de la Résitance

Uma exposição no Centre d'Histoire de la Résistance et de la Déportation, em Lyon. 
Numa pequena aldeia da França ocupada, três adolescentes recusam submeter-se ao inimigo. Mas como podem enfrentar um adversário tão poderoso quando só têm 13 anos? Através das aventuras e ações de Francisco, Eusébio e Lisa, heróis da série de bd com o mesmo título da mostra, a exposição propõe (re)descobrir as diferentes realidades da França ocupada, as grandes etapas da II Guerra Mundial e apreender de forma concreta como se processou a propaganda, a resistência e a repressão. Ao longo do percurso, o visitante vê estas três crianças crescerem, afirmarem-se, questionarem-se e comprometerem-se com a Resistência.

Pequeno vídeo da exposição no Festival de Blois.

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Boa noite!

 

Fui finalmente ver este filme de Carine Tardieu. Mas foi Fanny Ardant quem me puxou para ver este filme.

Marcadores de livros - 2368


Mais uns marcadores (versos e reversos) da editora Hugendubel: «das Lesen ist schön». Os três de cima são recortados.
Obrigada, Paula G.

Campo dos Mártires da Pátria

 

«Desde 1879, pela deliberação camarária de 5 de junho e edital de 11 de julho, o antigo Campo de Santana passou a designar-se Campo dos Mártires da Pátria, em memória dos 11 companheiros de Gomes Freire de Andrade suspeitos de conspiração contra o general Beresford, que no local foram enforcados 62 anos antes, no dia 18 de outubro de 1817. Vulgarmente, também ficou conhecido o arruamento como Campo Mártires da Liberdade. 
«No ano de 1817 um grupo que contava com o general Gomes Freire de Andrade conspirava contra a regência dominada pelo inglês Beresford, general que viera em tempos para Portugal para disciplinar as tropas portuguesas para resistir às invasões francesas. Contudo, a conspiração foi descoberta e Gomes Freire foi condenado à forca e executado na Torre de S. Julião da Barra, enquanto os seus companheiros morreram no cadafalso em pleno Campo de Santana. 
«Nesse mesmo ano de 1879 em que foi atribuído este topónimo, recebeu a edilidade nos meses de setembro e outubro, requerimentos dos Directores da Companhia dos Mercados e Edificações Urbanas, de vários vendedores da feira e de vários proprietários e moradores do Campo de Santa Clara, a solicitarem que o mercado semanal de peças usadas fosse transferido para o Campo de Santa Clara.» (Retirado daqui.)

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Boa noite!

Passei num sítio onde a Blondie cantava... na rádio.

Leituras no Metro - 1132

Lisboa: Tinta da China, 2021

Estou a ler este livro de entrevistas de Alexandre O'Neill, dadas entre 1944 e 1985. Como já aqui disse várias vezes, gosto deste tipo de livros. E acima de tudo, gosto de O'Neill.

[O meu ambiente de trabalho é] «o mais favorável: água-furtada, terraço, vista de cinemascópio sobre a cidade e o Tejo, sossego de aldeia a dez minutos do Chiado». (p. 27)

[Escrevo] «com certa facilidade», «mas depois corrijo muito, uma, duas, três, quatro vezes, até o poema estar objeto... Normalmente ponho os poemas a dormir na gaveta, para me despegar deles. Quando os descongelo, corrijo ainda, esqueço-os 'por dentro' e passo a encará-los como se tivessem sido feitos por qualquer outra pessoa. Só nesta fase os considero resistentes para publicação.» (p. 27)
«Acato bem as críticas, mas quando considero definitivamente pronto um poema sou incapaz de o corrigir.» (p. 28)

[A minha poesia] «É uma poesia que pode provocar o riso, mas sempre um riso incómodo. E interpreto o facto desta maneira muito simples: é uma poesia dos ridículos sociais.» (p. 36)

Este livro ainda há de voltar aqui.

Marcadores de livros - 2367

Lindos marcadores recortados do Alhambra. Com um agradecimento ao Javier.