Prosimetron

Prosimetron

sábado, 4 de maio de 2019

Boa noite!


Quem ouviu falar de Karen Dalton? Cantora lendária, é uma das musas esquecidas dos anos 1960 que influenciou vários artistas como Bob Dylan, Fred Neil ou Dino Valenti. A realizadora suíça Émmanuelle Antille embarcou numa viagem pelos EUA, do Colorado a Woodstock, para melhor compreender o processo criativo desta mulher que sempre fugiu da ribalta. O filme A Bright Light - Karen and the Process passa hoje no IndieLisboa.


Flores de Paris

Paris, 2018

Em geminação com a vinheta do blogue.

Marcadores de livros - 1338


Amos Oz faria hoje 80 anos.

Um quadro de Gerrit van Honthorst

O Casamenteiro (1625) é o título deste belo quadro de Gerrit van Honthorst, um caravaggista de Utreque.
Utreque, Centraal Museum

Para a Sandra.

Ao fim do dia, perscrutando o outro lado da vida



Esta escultura Nayarit, estilo de San Sebastian - trabalho pré-colombiano, com datação possível entre 100 aC a 250 dC, procedente do atual México ocidental – procura representar um ser humano, masculino, num período de saudade (acredita-se).
Sentado no chão, com os membros inferiores dobrados junto ao corpo, sustenta a cabeça (que aparentemente pode afagar) com o membro superior direito que se encontra apoiado pelo cotovelo no joelho, enquanto que o membro superior esquerdo apresenta o antebraço apoiado horizontalmente sobre os dois joelhos.
O seu rosto quase que se pode afirmar que está triste, desvairado e pensativo: pela morte de um ente querido?; pelo dia que lhe não foi tão produtivo quanto desejava?; ou pensando no tempo de vida que ainda lhe restará? Nunca o saberemos.
É uma peça que vai ser vendida na próxima semana, em Louisville, CO, USA.

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Boa noite!


Simon Ghraichy é um pianista francês com ascendência libanesa e mexicana.

Ulmeiro - 50 anos de intervenção cultural


Estas iniciativas decorrem amanhã, 4 de Maio, pelas 18h00, na Fábrica Braço de Prata, e abrem o ciclo de atividades culturais em torno dos 50 anos da Ulmeiro, apresentado pelo editor José Ribeiro. 
A mostra documental, que percorre os principais âmbitos de ação desta livraria-distribuidora-editora, foi concebida por Daniel Melo e Pedro Piedade Marques.

Marcadores de livros - 1337

Verso e reverso de um marcador.

Com um agradecimento à Luísa. :)

quinta-feira, 2 de maio de 2019

500 anos após a morte de Leonardo da Vinci-comemoração

Itália e França juntam-se na comemoração a Leonardo da Vinci.


Leonardo da Vinci, Rapariga a lavar os pés a uma criança, pertence à Faculdade de Belas Artes do Porto. Ainda não se sabe como chegou àquela faculdade.


Boa noite!

Boa noite!

Manuel Cruz, o vocalista dos Ornatos Violeta.

Writing: Making Your Mark


Uma exposição para descobrir a história que existe por trás de uma das maiores realizações da humanidade - a escrita - através de mais de 100 objetos abrangendo 5000 anos de História e sete continentes.
Podemos acompanhar a notável evolução da escrita desde os antigos hieróglifos egípcios esculpidos em pedra e dos primeiros textos impressos, como a edição de Canterbury Tales de William Caxton, até às anotações feitas por alguns dos maiores cérebros da história e às ferramentas de comunicação digital que hoje utilizamos.
Gostaria imenso de ver esta exposição que se encontra na British Library e pode ser vista até 27 de agosto.


Amanhã na BNP


quarta-feira, 1 de maio de 2019

Boa noite!


Livro-disco com gravações inéditas de José Afonso foi lançado no início de abril em Carreço, Viana do Castelo, onde ele actuou em 1980. O conjunto é composto de um livro de Adelino Gomes, um vinil e dois CDs.
Não entendo que se faça uma edição tão cara, em que o papel do interior do livro não tem qualidade para ser impresso frente e verso, além dos CDs estarem entalados numas ranhuras nas guardas do livro... Ao menos deviam vir acomodados numa caixa dupla. O LP está melhor acondicionado, embora na minha perspetiva devesse estar autónomo para melhor se arrumar e utilizar.


Bom 1.º de Maio!


Nunca vi este filme de Paul Sirmons, de 1988. 

Caixas / carteiras de fósforos - 15

Duas caixas de fósforos iranianas.

E assim se pode promover a leitura...


«E se em vez de apresentares um bilhete de comboio ao revisor, lhe mostrasses um livro? Na Holanda, os amantes de literatura puderam viajar de borla por todo o país- durante o último 27 de março -, desde que levassem consigo um livro “especial”. Uma iniciativa inserida na Boekenweek ("Semana do Livro”, em português), que celebra a literatura, com uma série de festivais e eventos espalhados por todo o país entre os dias 30 de março e 7 de abril.
«A tradição remonta a 1932. A Boekenweek escolhe um reconhecido autor holandês para escrever um romance, o “presente da semana do livro”, que é oferecido nas livrarias a pessoas que gastem mais do que 12,50 euros em obras escritas em holandês. E é este o livro que deve ser apresentado nos comboios para substituir o bilhete. Este ano, é o romance Jas van Belofte, da autoria de Jan Siebelink.» (Público, 5 abr. 2019)
Em Portugal podiam experimentar esta medida.

terça-feira, 30 de abril de 2019

Os meus franceses - 681

Um bar nos Folies Bergère, 1882 - a última grande pintura de Manet.



Do alto...

... da deslumbrante catedral de Cádis. 

Enviado pelos nossos viajantes pela Andaluzia.

Jardins - 39


O Jardim Botânico Eram em Shiraz é uma beleza e é um dos nove jardins iranianos registados como Património da Humanidade pela UNESCO.
A música deste vídeo não me parece muito apropriada.

Marcadores de livros - 1336

Marcador do livro cuja capa reproduzo em baixo e que foi adaptado ao cinema.



Para Justa.

domingo, 28 de abril de 2019

Mini-biblioteca

A nossa vinheta foca a beleza dos livros miniatura.

Mini-biblioteca portátil com 40 livros feita no século XVII por William Hakewill, membro do Parlamento britânico, que ofereceu quatro cópias para amigos entre 1617 e 1618


Boa noite!


No dia 25 de Abril passei na estação Baixa-Chiado e vi que a EGEAC postou no átrio que dá acesso às escadas rolantes para o Chiado numa estrutura um Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos pela Ditadura. Achei uma belíssima ideia. E pedagógica. Havia bastante gente parada a ver.

Elegâncias - 154

Umas elegâncias muy salerosas, enviadas pelos viajantes que se encontram em Carmona (Espanha).

Madrid, cidade educadora 1898/1938 - Memória da Escola Pública


O Museu de História de Madrid acolhe uma exposição que visa recuperar a história da renovação do ensino público na cidade nos primeiros anos do século XX.
A exposição percorre um período da história de Madrid, considerado como uma referência e fundação da modernização do sistema educacional e pedagógico em Espanha. As histórias das dezenas de grupos escolares treinados em Madrid durante as primeiras décadas do século XX são resgatadas através de objetos, fotografias, audiovisuais e material didático, ou reconstruindo as práticas escolares e o quotidiano dos seus protagonistas.
Uma parte da exposição é dedicada à passagem da escola unitária (uma turma e um professor para todos os alunos) para uma escola gradual (várias salas de aula e diferentes professores, de acordo com os anos de escolaridade). É visível a fratura que a Guerra Civil trouxe para a educação, suprimindo os avanços da escola pública até aquele momento.
Também presta homenagem aos professores que tornaram essa mudança possível, que viajaram pela Europa recolhendo novas práticas e projetos educacionais, tendo acedido à direção de escolas em Madrid, para implementarem essas ideias e práticas com o fim de mudar a educação em Espanha.
Esta exposição pode ser vista no Museu de História de Madrid até 1 de setembro.


Marcadores de livros - 1334



Para Justa e Luisa, com desejos ardentes de que seja um bom dia para a Espanha e para todos nós.