Prosimetron

Prosimetron

sábado, 5 de junho de 2021

Boa noite!

Já há muito que não ouvia Albert Hammond, nem esta canção.

Cruzeiro Seixas na Biblioteca Nacional



Autorretrato

«Celebrando o centenário do nascimento de Cruzeiro Seixas, a BNP apresenta uma seleção de 144 obras, maioritariamente produzidas entre os anos 40 e 70, que integram o vasto espólio, de mais de 400 desenhos e variada documentação, que o artista generosamente entregou a esta instituição em 1993.» (Bernardo Pinto de Almeida)
Esta maravilhosa exposição, que mostra obras desde um Cruzeiro neorrealista até à sua fase surrealista, mais conhecida, pode ser vista até 27 de agosto.

Marcadores de livros - 1898

Sugestão para as próximas férias:

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Boa noite!


Meu Amigo: Obras e documentos da coleção Ernesto de Sousa



João Vieira - Réplica da minha mão direita, 1974

José M. Rodrigues - Lettera 22 - a máquina de escrever de Ernesto de Sousa, 1980-2005
Col. José M. Rodrigues

Esta exposição, que se encontra no MNAC até 26 de setembro, integra-se no conjunto de eventos ligados à comemoração do centenário do nascimento de Ernesto de Sousa e cruza documentação (correspondência, publicações, projetos) e obras de arte que foram oferecidas a Ernesto de Sousa, ao longo da vida, por alguns dos mais relevantes artistas nacionais e internacionais.
Pode ler mais aqui.

Marcadores de livros - 1895



Bom café!

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Boa noite!

Já estou equipada com cinco DVDs (14 horas de cinema) para umas sessões de cinema em casa. Entretanto vi que este documentário vai estrear no cinema, mas qual será a programação para 14 horas? Veremos...


O Rio Pó em Turim


Marcadores de livros - 1893


O livro de David Nicholls trata de uma viagem à Europa de uma família: pai, mãe e um filho que está prestes a deixar a casa para ir para a Universidade.

Sabendo que cada vez temos menos tempo para pensar o que cozinhar, Karlos Arguiñano propõe-nos neste livro 365 menus completos para que não repitamos nenhum prato ao longo do ano. 


Gracias, Pini!

domingo, 30 de maio de 2021

Boa noite!

B. J. Thomas (1942-2021) faleceu ontem. A música que o tornou mais conhecido, «Raindrops Keep Fallin' On My Head», obteve o Óscar de melhor canção original em 1969, como parte da banda sonora do filme Butch Cassidy and the Sundance Kid (em Portugal, Dois Homens e Um Destino), com Paul Newman e Robert Redford.

Bom domingo!

Ouvi esta manhã na Antena1, uma conversa de Salvador Sobral com Edgar canelas a propósito do seu novo álbum, que promete.

Leituras na pandemia - 57

Lisboa: Bertrand, [1959]

«- Leu os ensaios críticos de Edmund Wilson a respeito de O Doutor Jivago?
«- Sim, li-os e gostei da sua perceção e inteligência, mas tem de perceber que o romance não deve ser julgado segundo uma grelha de análise teológica. Não há nada mais afastado do que isso do meu entendimento do mundo. Tem de se viver e de se escrever incansavelmente, com a ajuda das novas reservas que a vida oferece. Estou cansado dessa noção de fidelidade a um ponto de vista a todo o custo. A vida à nossa volta está em permanente transformação e acredito que devemos tentar alterar as nossas inclinações de acordo com isso - pelo menos uma vez a cada dez anos. A grande devoção heroica a um ponto de vista é para mim muito estranha - é uma falta de humildade. Maiakovsli matou-se porque o seu orgulho não lhe permitia a conciliação com algo novo que estava a acontecer dentro de si próprio - ou à sua volta.»
Entrevista de Boris Pasternak a Olga Carlisle para a Paris Review, 1960.
In: Entrevistas da Paris Review. Lisboa: Tinta da China, 2009, vol. 1, p. 185.

Boris Pasternak


«Pasternak parece ser simultaneamente um árabe e o seu cavalo.»
Marina Tsvétaïeva