vi estas orquídeas no Jardim das Rosas:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGptlCBcKzKiB_he6atFyK-ifOT_UzBR4_fvAgazlMH1EAU9Z1_pce4AK2XyGG31RgD3Wi0g09IdEDrGZpRGNd8TKO3uUjVd2_2wVrCoH5glbmRVjlK7LW3yJybuJhFxInbDa_KhWlyJNT/s320/Orquidea.jpg)
Há uma orquídea
florindo - teu
sorriso. Alegre
emanação da terra, folha
do vento, súplice
auréola do sangue, doce
colina e anénoma
do mar.
Albano Martins
Na sua extensão bem como profundidade musical e emocional, esta obra equipara-se às oratórias da paixão (segundo S. João ou S. Mateus) ou à oratória de Natal. Bach iniciou a composição da Missa em Si Menor com o Sanctus em 1724. Seguiram-se o Kyrie e Gloria em 1733 que o compositor intitula como Missa Brevis de acordo com o ritual litúrgico protestante. Apenas em 1748/49, pouco antes do falecimento de Bach portanto, é concluída a obra que se torna então na Missa Solemnis.
A Missa em Si Menor representa, sob ponto de vista formal, uma ruptura com a tradição praticada na época: em vez dos cinco elementos constitutivos habituais, ou seja o Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus e Agnus Dei, encontramos nesta missa uma repartição em quatro secções principais, por sua vez estruturadas em sub-secções:
1. Missa = Kyrie e Gloria; 2. Symbolum Nicenum = Credo; 3. Sanctus; 4. Osanna, Benedictus, Agnus Dei, Dona nobis pacem.
O conceito da Missa em Si Menor é de majestosidade e grandeza. Apenas os registos relacionados com a vida de Cristo reflectem uma abordagem mais íntima. A missa compõe-se de árias e andamentos corais, não existem recitativos. Bach recorre ainda a géneros musicais antigos, tais como ao canto gregoriano, integrando-os contudo em formas estilísticas modernas à luz do barroco, como por exemplo árias para soprano de coloratura em estilo italiano.
Apesar desta diversidade de elementos e não obstante o facto de a missa ter sido desenvolvida ao longo de mais de duas décadas, a Missa em Si Menor é um exemplo extraordinário de homogeneidade e de consistência.
O Agnus Dei - apenas um dos muitos testemunhos da genialidade de Johann Sebastian Bach. Para ouvir e meditar em silêncio absoluto…
DO
IV CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO PADRE ANTÓNIO VIEIRA
A UTOPIA DO ESPÍRITO
|
OUTRAS ACTIVIDADES
QUINTA-FEIRA, 30 DE OUTUBRO, 18 H
Lançamento do Livro
O PADRE ANTÓNIO VIEIRA E AS MULHERES,
de
Isabel Moran Cabanas
e
José Eduardo Franco
LIVRARIA 100ª PÁGINA
Casa Rolão
Av. Central, 118/120
Organização
Micaela Ramon (Depart. Estudos Portugueses)
e
Manuel Curado (Depart. Filosofia e Cultura)
Universidade do Minho
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Campus de Gualtar
4710 - 057 Braga
Portugal
Estimadas/os amigas/os internautas todas/os
Os comunico
¿Por qué este titulo? Como llamada de atención al hecho de la tala indiscriminada de árboles y la utilización de alimentos de primera necesidad para la producción del llamado biocombustible lo cual está incrementando la hambruna en los países del tercer mundo debido al aumento del precio de los mismos.
El coche representa el consumo muchas veces frívolo e innecesario del petróleo en medio de una sociedad que vuelve transparente, que no invisible todo aquello que no quiere ver para así poder seguir ignorando las diferencias sociales que existen en el mundo.
Mi mensaje es que hay que respetar la Tierra para poder respetarnos a nosotros mismos y tener todos no solo unos cuantos, más perspectivas de futuro.
Skype: linda.de.sousa
00 34 630 829 571