Prosimetron

Prosimetron

sábado, 12 de novembro de 2022

Boa noite!

A propósito da adaptação ao cinema do conto «Noites brancas» de Dostoievski:

Filme de 1959, com música de Nino Rota.
Um filme de 1971. com música de Michel Magne.

Vai um café?


«Os Turcos, falando em geral, não se contentam em beber café em particular nas suas casas: há ainda nos pontos mais importantes das cidades,  uma quantidade de lojas, que eles chamam Cahuékané, ou Casa para beber Café (como já disse).. Vão aí a quase todas as horas, para o tomar, sem distinção de qualidade com exceção dos grandes: e aí passam em alturas diversas uma parte do dia, distraindo-se com conversas vagas, que sem tratarem de coisa alguma, não deixam de tratar de tudo. Os negócios de Estado também são às vezes discutidos. Os contos alegres, facetos e recreativos, não são esquecidos, cada um ocupa-se a seu gosto. Os patrões de tais lugares, por uma política interesseira, tornam-nos o mais agradáveis, e o mais cómodos que podem; Contratam mesmo cantores, e tocadores de instrumentos, para dar prazer aos que lá estão, e não desprezam absolutamente nada que possam crer que atraia maior número de pessoas.» 
Phililippe Sylvestre Dufour (1622-1687) - Tratado novo e curioso do café, do chá e do chocolate. Lisboa: Junta de Exportação do Café, 1961, p. 24

Caixa do correio - 196

Selos que aparecem aqui de novo, em cima, à esq.: um selo com Jeanne Moreau. Na linha de baixo, à dir.: um selo espanhol alusivo às festas de San Fermín, em Pamplona.
450 anos da abertura do Caminho Espanhol. Com uma «ilustração do rosto de perfil do rei Filipe II, que é considerado como o criador desta estrada, que tinha como objetivo levar dinheiro e tropas para a guerra nos Países Baixos.» (Retirado daqui.)

Selos que vieram em envelopes com marcadores. Agradeço a quem mos enviou.

Marcadores de livros - 2391


sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Boa noite!

Do novo álbum, hoje posto à venda.

O chá das cinco - 153

Hora para escolher o serviço de cha.

Childe Hassam - O serviço de chá com morangos.

«Eu digo: deixe o mundo ir para o inferno, mas eu deveria tomar sempre o meu chá.»
Dostoiévski - Cadernos do subterrâneo

A biblioteca de Carlos Fuentes


O jornal El Pais foi a casa do escritor mexicano, falecido em 2012, onde se encontram cerca de 14000 livros. A visita é feita pela viúva Silvia Lemus. Parte do espólio do escritor e diplomata encontra.se na Universidade de Princeton, onde Carlos Fuentes foi leitor.

Marcadores de livros - 2390

Ed. Saída de Emergência

Marie Bashkirtseff (1858-1884) - Uma reunião, 1884
Paris, Musée d'Orsay
Wojciech Weiss (1875-1950) - Melancólico, 1894

Parabéns, Arpose!



Quem sabe, com umas castanhas...

John F. Francis (1808-1886) - Maçãs e castanhas, 1867
Col. particular

quarta-feira, 9 de novembro de 2022