Prosimetron
sábado, 20 de julho de 2019
Da Terra à Lua
Este romance de Júlio Verne, com o subtítulo de Viagem direta em 97 horas e 20 minutos, foi editado em 1865 e foi traduzido para português por Henrique de Macedo para a Editora das Horas Românticas de David Corazzi, em 1878.
As minhas leituras de ficção científica ficaram pelas obras deste autor que estavam traduzidas quando eu tinha aí 12-13 anos - e que li compulsivamente - e pelo Farenheit 451 de Ray Bradbury. Outras tentativas que fiz não entusiasmaram nada.
Fogo: «Instantaneamente produziu-se uma detonação horrorosa, inaudita, sobre-humana, de que coisa alguma poderia dar ideia, nem o ribombar do trovão, nem o estampido das erupções. Das entranhas do soo, como de uma cratera, surgiu um jacto imenso de fogo. A terra tremeu e abriu-se, e apenas um ou outro espectador pode por instantes entrever o projétil que fendia vitoriosamente os ares envolto em chamejantes vapores.» (p. 241)
Fui comprar esta edição para oferecer. Vamos a ver se quem a recebeu vai gostar.
sexta-feira, 19 de julho de 2019
Tintim e a Lua
A Castermann acaba de editar um duplo álbum, em edição especial, na qual junta as duas aventuras de Tintim que têm a ver com a Lua: Objectif Lune e On a marché sur la Lune
que, em Portugal, se intitulam respetivamente Rumo à Lua e Explorando a Lua.
Encontramos nossos heróis a bordo do primeiro foguetão lunar. Mas o voo está longe de ser fácil: além das presenças involuntárias de Dupond e Dupont (que limitam seriamente as reservas oxigénio), os sabotadores também estão a bordo. O foguetão chegará à Terra?
Etiquetas:
Banda Desenhada,
Hergé,
Lua,
Tintim,
Tintim (Tintin)
Downton Abbey
Há uns dias vi o trailer deste filme no cinema. Downton Abbey, dirigido por Michael Engler, é a continuação da série televisiva do mesmo nome, transmitida em várias temporadas entre 2010 e 2015.
O filme passa-se no final dos anos de 1920 e é sobre uma hipotética visita de Jorge V e da rainha Mary a mansão Downton Abbey.
Aguardemos...
Em geminação com Manuscritos da Galáxia.
Leituras no Metro - 1026
Le Figaro dedicou um número especial da sua revista à missão Apolo 11, com artigos muito bons.
Também a National Geographic publicou o número de julho dedicado à Lua; nãos eis e é a reedição de m outro n.º com o mesmo título.
quinta-feira, 18 de julho de 2019
quarta-feira, 17 de julho de 2019
Leituras no Metro - 1025
Faz hoje 60 anos que Billie Holiday morreu. Nesse dia, Frank O'Hara escreveu:
Trad. José Alberto Oliveira.
Lisboa: Assírio & Alvim, 1995
Parabéns à nossa seleção de Hóquei em Patins!
Tenho andado um bocado atrasada com os posts de aniversários; o mesmo se passa com este para dar os parabéns à nossa seleção de hóquei em patins. Foi bonito de se ver a equipa homenagear António Livramento na sua braçadeira do seu capitão. Gosto muito de hóquei e fui mesmo adepta nos anos de Vaz Guedes, Rendeiro, Victor Hugo, Livramento...
Foto EPA
Livramento
terça-feira, 16 de julho de 2019
Madiba
Assinalando os 101 anos do nascimento de Nelson Mandela, a RTP2 vai começar a transmitir amanhã uma série em seis episódios sobre a vida de «um homem que cumpriu o seu dever na Terra».
segunda-feira, 15 de julho de 2019
Parabéns, Miss Tolstoi!
Para Miss Tolstoi, com um pedido de desculpas pelos dois dias de atraso. E uma canção do último álbum do nosso amigo Bruce. :)
Parabéns, Palavras Daqui e Dali!
Com um dia de atraso, dou os parabéns ao Palavras Daqui e Dali, desejando que ele celebre muitos mais anos. Parabéns, Isabel!
Frédéric David - Peindre en plein air
Marcadores de livros - 1387
Mais dois marcadores Animosa. Estes marcadores são especiais. O primeiro vinha com um bloco:
Para Luisa.
Etiquetas:
Billie Holiday,
Carol Sospedra,
colecionismo,
Frida Kahlo (1907-1954),
Juan Ramos,
Marcadores de livros,
Marie Curie (1867-1934),
Rosalía de Castro (1837-1885)
domingo, 14 de julho de 2019
La Jacobine
Hoje é dia de irmos até La Jacobine (Saint Germain, Paris) beber um café. E comer um tiramisú jacobino. Aqui fica o convite. :)
Subscrever:
Mensagens (Atom)