O novo disco de Lena d'Água sairá no final do ano.
Prosimetron
sábado, 15 de junho de 2024
Livro e marcador - 142
Foto da Maria que se diz «eternamente grata a quem [... lhe] ofereceu este maravilhoso livro.» Por acaso também gostei bastante destas memórias e referi-me a elas neste blogue.
Marcadores de livros - 3053
Marcadores recortados e em armónio. Versos e reversos.
Verso e reverso de um marcador recortado.
Verso e reverso.
Para Goretti.
sexta-feira, 14 de junho de 2024
Leituras no Metro - 2929
Lisboa: Gradiva, 2024
«Quando trabalhei na Avenida da Liberdade, no palacete Lambertini [...], nos idos de 1976, tive o prazer supremo da presença da Feira do Livro à beira da porta. Não esqueço esse tempo emq ue me perdia entre velharias e livros que tinham passado despercebidos. A Feira não é só uma montra, é um ponto de encontro de personalidades e sombras. [...] Os temas são inesgotáveis e há sempre descobertas inesperadas, mesmo em velhas obras razoavelmente conhecidas. E lembrei-me de Italo Calvino em Porquê ler os clássicos, uma obra de 1991, a dizer-nos que essa visitação é como se entrássemos numa sala, onde decorre um serão de celebridades e cada autor funciona como um anfitrião, educado e culto, disponível para nos apresentar aos seus convivas - Homero, Xenofonte, Ovídio, Plínio (o antigo, naturalmente), Ariosto, Galileu Galilei [...], Balzac, Dickens, Flaubert, Tolstoi, Mark Twain... Nesse encontro mágico, percebemos que tudo se passa como se dante e Virgílio nos conduzissem na Comédia. E, não refeitos das primeiras impressões, a apresentação continua estonteante... Henry James. R. L. Stevenson, Conrad [...], Borges mostram-se-nos em facetas inesperadas e perturbadoras, pela imaginação, pelo espírito e pelo talento. [...]» (p. 73-74)
quinta-feira, 13 de junho de 2024
Santo António
Painel de azulejo no jardim da casa Amália Rodrigues.
Senhor Santo António,
Que livraste o teu pai da forca,
Livrai-me aquele cordeirinho
Que leva o lobo na boca.
(Quadra popular de Vinhais)
quarta-feira, 12 de junho de 2024
terça-feira, 11 de junho de 2024
In memoriam Françoise Hardy
Françoise Hardy deixou-nos hoje, aos 80 anos. Segue um registo pouco conhecido, gravado em 1965 na Alemanha onde Hardy também se tornou popular a partir do início dos anos 60.
RIP
Boa noite!
Um disco de 1991, feito com um orçamento curtíssimo: só voz e piano.
A nossa vinheta
Foi hasteada há 25 minutos, no mastro principal dos Paços do Concelho de Lisboa, a bandeira de Santo António que lá ficará até dia 13, dia do Santo.
Retoma-se uma tradição interrompida há uns anos.
Marcadores de livros - 3051
Mais um marcador do quadro «O enterro do Conde de Orgaz» (1586-1586), pintado por El Greco e que se encontra em Toledo na Igreja de São Tomé.
Foto Maria.
Para a Maria.
segunda-feira, 10 de junho de 2024
Marcadores de livros - 3051
Este marcador (verso e reverso) faz parte de uma série com cerca de 900 marcadores diferentes, editados entre 1936 e 1939.
Emendo: são 1000 marcadores, segundo Mondopunts.
Com um agradecimento a Ph.
domingo, 9 de junho de 2024
Vai uma queijada açoriana?
À falta de uma cavaca de Resende, vai uma queijada de Vila Franco do Campo. Depois de limpa a camada de açúcar que têm em cima, são ótimas com um café. Bem, a esta hora, com um descafeinado.
Aceitam umas cerejas de Alcongosta?
A Maria pergunta-nos se aceitamos «umas cerejas de Alcongosta (serra da Gardunha, Fundão) em cama de passarinhos? São deliciosas.»
O pano é uma delícia. Lembro-me bem da menina do bordado, mas esta tem uma saia toda janota. Este desenho esteve muito na moda.
Foto Maria.
Já tirei uma destas e era boa. Deixei as outras para poderem experimentar.
Ontem também comi umas do Fundão, muito boas. Já marcharam todas. Comprei também umas de Resende que comerei hoje.
Marcadores de livros - 3050
O reverso é igual nos dois marcadores.
Velásquez - Marte, ca 1640
Madrid, Prado
Com agradecimento a Pepi.
Subscrever:
Mensagens (Atom)