Prosimetron

Prosimetron

sábado, 28 de maio de 2022

Boa noite!

Boilly: crónicas parisienses


Boilly foi o retratista dos parisienses, o pintor de cenas urbanas, o inventor de trompe-l’œils magníficos e o autor de caricaturas picantes. Gosto deste tipo de exposições em que podemos admirar o quotidiano das pessoas (ou de uma parte delas, as retratadas). 
Ler mais aqui.


«Oh! Vaguear por Paris! Existência adorável e deliciosa! Passear é uma ciência, é a gastronomia do olhar. Passear é vegetar; passear é viver. [...] Passear é gozar, é reunir traços de espírito, é admirar quadros sublimes de infelicidade, de amor, de alegria, de retratos graciosos ou grotescos; é olhar para o fundo de mil existências [...].»
Balzac - Psicologia do casamento, 1829

Marcadores de livros - 2222


Palácio de la Aljafería (Saragoça, Espanha): destalhe de yeserías (gesso?) no pórtico norte e um capitel muçulmano.
Fui a Saragoça há muitos anos e só me lembro do exterior deste palácio. Se se podia visitar, de certeza que o fiz, mas...


Obrigada, Enri!

Mário Mesquita (1950-2022)

Ontem à hora do almoço vinha no metro a ler o essencial sobre o Diário de Lisboa. Em 1988, Mário Mesquita foi escolhido para diretor do Diário de Lisboa, cargo que só ocupou em dezembro de 1989.

«"O ambiente na redação era muito bom", recorda hoje Dina Soares, sublinhando que os recém-chegados à profissão como ela eram muito acompanhados. "Os estagiários saíam em serviço com os mais velhos. Quando os textos eram revistos - o que acontecia sempre -, chamavam-nos para nos explicarem o que estava mal e porque tinha sido alterado. Além disso, havia outra coisa muito boa para quem estava a começar, marcavam-nos todo o tipo de serviços. Eu, por exemplo, que estava na secção de Política, fui fazer um jogo de futebol." [...] "A família [Ruella Ramos] queria relançar o jornal e o contexto político internacional, com a queda do Muro de Berlim, era entusiasmante", contou Mário Mesquita [...]. A proposta de Mesquita é apostar num olhar reflexivo sobre a atualidade, diferenciando-se dos outros diários, e mantendo-se um jornal independente de esquerda.

«Fundador do PS em 1973 (partido de que se afastaria mais tarde), Mário Mesquita tinha começado no República e dirigira o Diário de Notícias entre 1978 e 1986 (e fora diretor-adjunto entre 1975 e 1978).» (Cláudia Lobo, p. 120-122)

Quando cheguei a casa, telefonaram-me a dizer que o Mário Mesquita tinha falecido. Que choque!

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Os meus franceses - 879


«Lettre à des amis perdus», poema de René-Guy Cadou, um poeta que li há uns anos por via de um amigo que vivia na Bretanha. Aqui musicado por Lionel Mazari e interpretado por Audrey Gambassi e Lionel Mazari.

Gallen-Kallela

Uma exposição de um pintor finlandês, que desconheço, no Museu Jacquemart André


Akseli Gallen-Kallela - Mary tissant à Kalela, 1897
The Gallen-Kallela Museum

Marcadores de livros - 2219



Poema de René-Guy Cadou.

terça-feira, 24 de maio de 2022

Parabéns, Bob Dylan!

Festa do Numismata

Nos dias 4 e 5 junho o Museu do Dinheiro e a Casa da Moeda organizam a primeira edição da Festa do Numismata, que terá lugar no Museu do Dinheiro.
Esta festa será um ponto de encontro entre colecionadores experientes e jovens aspirantes a numismatas. Uma oportunidade única para comprar ou trocar moedas, ouvir artistas que criaram moedas, aprender como começar e como cuidar da sua coleção, conhecer os mistérios do fabrico de moedas nos dias de hoje e até descobrir como se reconhece uma contrafação. 
Ver aqui o programa.

Bacio - 51


«As regras para a felicidade: algo para fazer, alguém para amar, algo pelo qual esperar.»
Kant

Se Kant visse o que se passa na sua  Königsberg, hoje Kaliningrado...

Marcadores de livros - 2218



A guerra já dura há três meses...

Boa sorte, Ucrânia!

Boa noite!

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Mulheres a ler - 1

Edward Frederick Brewtnall (1846-1902) - Meditação, 1875

Torajiro Kojima (1881-1929) - Mulher a ler
Ghent, Museu de Belas Artes

Marcadores de livros - 2217

Versos e reversos de marcadores da Biblioteca Pública de Nova Iorque, uma das mais bonitas que conheço, inaugurada há 111 anos. Em baixo só versos; os reversos só variam nas cores.



Para a Justa.

domingo, 22 de maio de 2022

Boa noite!

Gostei imenso desta canção que não conhecia. Não conhecia nem a canção nem o grupo. 
Obrigada, Justa.

Taça do Mundo de Canoagem


Portugal ganhou cinco medalhas no Mundial de Canoagem em Racice, na República Checa. Fernando Pimenta ganhou duas medalhas de ouro, uma com João Duarte, e outra de prata. Duas medalhas de bronze foram ainda conquistadas por Teresa Portela e por João Ribeiro e Messias Baptista.
Parabéns à canoagem portuguesa.

Leituras no Metro - 1111

Lisboa: Imprensa Nacional, 2022

Uma história do DL, muito bem esgalhada por Cláudia Lobo. 
Fico à espera de histórias de outros jornais.

Marcadores de livros - 2216

Dois marcadores em cortiça com desenhos de Júlio Pomar.

Obrigada, Jad!