Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Boa noite!

Hôtel de la Marine, um palácio para ver na próxima ida a Paris.
 

Elizabeth Bishop e a escrita 'criativa'

Lisboa: Tinta da China, 2014

Elizabeth Bishop
Entrevista dada a Elizabeth Spires em 1981.

Marcadores de livros - 2054


Murillo - Imaculada Conceição dos Veneráveis, 1678
Madrid, Museu do Prado

Painel de azulejo com a Nossa Senhora da Conceição coroada.

A Virgem da Anunciação de Antonello da Messina

A Virgem da Anunciação de Antonello da Messina (1430 – 1479), conhecida por L’Annunciata di Palermo, sobressai claramente na vasta tradição artística deste tema litúrgico cujas primeiras interpretações remontam à antiguidade romana. Sobressai de tal maneira que vários historiadores de arte puseram em causa que este retrato representasse de facto a anunciação segundo o evangelho de São Lucas.

Pintores e escultores que se dedicaram à imagem da anunciação ao longo dos séculos seguiram um padrão praticamente uniformizado e criaram assim “taxonomias” iconográficas. A falta dessas contribuiu muito para as dúvidas acerca da Anunciação de Palermo: uma rapariga jovem em primeiro plano, um pouco sedutora até, e nada mais. Sobretudo a ausência do anjo parecia ser prova bastante para que historiadores como Federico Zeri (1921 – 1998) negassem a existência de uma anunciação.  

Um estudo realizado em 2015 pela Universidade de Palermo sintetizou num vídeo os detalhes mais importantes que se escondem por detrás desta obra. Giovanni Taormina, coordenador técnico-científico deste estudo, conclui que este quadro nos mostra a Virgem da Anunciação. Maria, tendo ultrapassado o temor inicial com a aparição do anjo, é retratada com uma expressão de serenidade ao receber a mensagem divina. Assim sendo, o anjo encontra-se ou diante da Virgem ou mesmo no seio de Maria. Com uma intuição invulgar, o artista poderá ter pretendido reduzir o anjo a uma parte da própria Virgem.

O manuscrito que também gerou um grande mistério no passado contém o Magnificat, como comprova o “M” na abertura do texto. Alguns vestígios das letras a preto evidenciam frases iniciais do latim “anima mea Dominum, et exultavit spiritus meus in Deo salutari meo”.

A Annunciata di Palermo inicia uma nova forma de interpretar o tema da Anunciação. Antonello da Messina revolucionou a abordagem ao criar na Virgem a única protagonista, conferindo-lhe feições delicadíssimas, olhos escuros e profundos e um rosto de uma pureza fascinante. O olhar de Maria fixa-se num ponto algures no infinito ou dirige-se a quem queira admirar esta magnífica obra de arte do pintor siciliano.



Antonello da Messina, l'Annunciata, ca. 1475, Palazzo Abatellis, Palermo

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Boa noite!


Paris - Athènes

Iakovos Rizos (1849-1926) - Fim de tarde na varanda, 1897
Atenas, Museu Alexandros Soutsos

O ano de 2021 assinala um duplo aniversário: o bicentenário do início da guerra de libertação da Grécia e a entrada no Louvre da Vénus de Milo, descoberta no ano anterior. 
Esta exposição, que se encontra no Louvre até 7 fev. 2022, celebra os laços culturais, históricos e artísticos estabelecidos com a França, que contribuíram para a definição da Grécia moderna.


Marcadores de livros - 2053

Estes marcadores, presumo que de fotos de tapetes, foram editados por ocasião da exposição The Origins of Industrial Barcelona, que teve lugar em 2012-2013 no Museu d'Història de Barcelona, MUHBA.


Obrigada, Justa!

domingo, 5 de dezembro de 2021

Boa noite!

Morreu ontem o contrabaixista Pedro Gonçalves dos Dead Combo. Assim acaba uma das melhores bandas portuguesas dos últimos vinte anos.

Uns húngaros para a Justa (e não só)

Em baixo, húngaros recheados. São recheados com uma camada fina de doce.
Bom lanche!

Marcadores de livros - 2051

Verso e reverso.

Pode ver e descarregar aqui o folheto desta exposição.

Obrigada, Pini!