Prosimetron

Prosimetron

sábado, 5 de novembro de 2022

Boa noite!



No Dia do Cinema, músicas de bandas sonoras de Philippe Sarde. Não selecionei nenhum filme de Claude Sautet porque são sempre as minhas primeiras escolhas.

In memoriam Bernardo Moreira

Bernardo Moreira no contrabaixo, Barros Veloso no piano e Pedro Moreira no saxofone.

Tutankhamon em Portugal

É só um aperitivo para a expo que está na Biblioteca Nacional de Portugal.

Marcadores de livros - 2386



Verso e reverso do marcador do livro em que se baseia o meu filme preferido: O Leopardo, de Visconti. Com um agradecimento a Enri.


No Dia do Cinema.

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Boa noite!

Figueira da Foz, junho-setembro 1940


«Chegámos ao Paraíso terrestre: uma praia admirável, imensa, com palmeiras frondosas, com casas multicolores. Areia quente, mar extraordinário com muitas ondas que se precipitam em espuma por uma centena de metros. As mulheres são muito belas. A cantar, passam nos seus vestidos com cores vivas: à cabeça transportam jarros ou cestos. Todos, homens ou mulheres, estão prontos a fazer-nos um favor. Ao chegar aqui, encontrámos os primos da mamã, Natek, Lucia e Rysia, e decidimos ficar juntos.
«Ao descermos do comboio, à noite, a comissão de ajuda aos refugiados acolheu-nos de um modo extraordinário. Escolhemos uma pensão não longe do mar. [...]
«Mudámos os sete hoje para um apartamento lindo porque a pensão estava a ficar verdadeiramente cara. O consulado polaco e uma organização judaica vão-nos dar uma ajuda financeira. [...]
«Estamos instalados no nosso apartamento que tem uma vista sobre o mais belo campo da Europa. [...] Esperamos ir para Lisboa, onde o tio Sam talvez me tenha arranjado um lugar de prof de francês de umas netas de uma condessa.
«A Figueira é uma cidade estranha por causa da atmosfera que os refugiados criaram. Chamámos Campos Elísios à rua dos cafés, o principal passeio. Aqui toda a gente se encontra e toda a gente se conhece. Há o consulado polaco numa livraria, os 'anúncios' são afixados numa placard à porta e toda a gente os comenta em francês, polaco, flamengo, holandês, mesmo em alemão! De manhã, os refugiados bronzeiam-se ao sol na admirável praia da Figueira. À tarde, todos ficam em casa por causa do calor até às quatro horas. Para o five o'clock todos se encontram nos Campos Elíseos. [...]
«Hoje no parque da Figueira, cheio de palmeiras, pinheiros, flores e catos, vozes cantam La Marseillaise. [...] O Casino faz esta noite um baile em honra dos refugiados. Nós vamos. Vai ser o meu primeiro baile. Um 14 de julho em guerra, em Portugal, enquanto Hitler proibiu todas as manifestações em França.» (p. 55-59)

Paris: Le Grand Livre du Mois, 2000

Marcadores de livros - 2384

Dois marcadores do Museu de Belas Artes de Lyon:


Nicolas Régnier (1591-1667) - Jeune femme à sa toilette, ca 1626

Jan Frans Van Dael (1764-1840) - Vase de fleurs avec tubéreuse cassée, 1807


Parabéns, Margarida!


E três pinturas de James Bolivar Manson:

Margaridas, ca 1923
Londres, Tate
Natureza morta com flores
Rosas numa jarra

Um dia feliz!

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Quando Me Lembro

 

Quando Me Lembro, 
Valsa concerto de Luperce Miranda


Para saudar todos!

Huesos de santo

Os santos, culinariamente falando, sempre se trataram bem...

Foto retirada daqui, onde também pode consultar a receita.

Para Maria Luisa e Justa.

Panellets: Receita típica catalã para o dia de Todos os Santos


Pelo que vi, há várias espécies de <i>panellets</i>, mais e menos ricos. Escolhi estes que têm um belíssimo aspeto - os olhos também comem. Por cá também temos uns bolinhos semelhantes, mas não para o dia de Todos os Santos.
As nossas broinhas dos Santos variam consoante a zona do país. As minhas preferidas são as de mel e nozes, ali da zona de Tomar e Abrantes (Ribatejo). Costumo fazê-las para o Natal.

Para Montse e Domènec.

Marcadores de livros - 2382

Uma amiga minha foi visitar a expo que está no Musée Maillol (Paris), de que já aqui demos nota, e enviou-me estes marcadores com esculturas de Carole A. Fuerman (n. 1945).

General's Daughter, 2008
Catalina, 1981

Mais um caso de marcadores que não identificam as obras que reproduzem - o que é uma pena. 

Meses do ano: Novembro

Gaspar Camps i Junyent - Novembro, 1901

«Novembro à porta, geada na horta.»

«De Todos os Santos ao Natal, bom é chover e melhor nevar.»

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

domingo, 30 de outubro de 2022

Boa noite!

Walter Sickert, peindre et transgresser


O Petit Palais (Paris) apresenta até 29 de janeiro de 2023 , pela primeira vez em França, uma grande retrospetiva dedicada ao pintor inglês Walter Sickert (1860-1942), concebida em colaboração com a Tate Britain. 

L'Hôtel Royal, Dieppe
Banhistas em Dieppe.
Aborrecimento, ca 1914
Tate
The Acting Manage or Rehearsal, The End of the Act

Marcadores de livros - 2380



Para Maria Luisa, geminando com Marcapáxinas da Cairesa.
Os marcadores da Disney já andaram por aqui, mas foi uma oportunidade para postar os marcadores dos livros Heartstopper de Alice Oseman, adaptados ao cinema pela Netflix.