Prosimetron

Prosimetron

sábado, 6 de julho de 2019

Boa noite!

Há pouco, quando cheguei a casa, soube da morte de João Gilberto. Que tristeza! Era um dos meus músicos preferidos brasileiros. O outro é Chico Buarque.



O vazio


A dependência tecnológica tem destas coisas : recuperamos o equipamento e é uma satisfação, mas o vir em branco , com perda de tudo , dá uma terrível sensação de vazio. Começar de novo, como diz uma bela canção .

Uma Segunda Vida


Alain Wapler é um CEO de uma fábrica de automóveis e vive apressadamente, não ligando ao que o rodeia que não tenha a ver com o seu trabalho. 
Após sofrer dois AVC, que lhe atacam a fala, é despedido. O hospital receita-lhe terapia da fala e indica-lhe uma ortofonista que não só o ensina a falar como a ver o mundo de outro modo. Uma comédia dramática de Hervé Mimran, com Fabrice Luchini e com uma boa banda sonora.


Marcadores de livros - 1382

Chagall - Cântico dos Cânticos, I-III

Cântico dos cânticos, IV


quinta-feira, 4 de julho de 2019

Boa noite!


Berlim, I love you


É o mais recente filme da série Cidades do Amor (de que já vi Paris, je t'aime e New York, I Love You), uma produção coletiva formada por dez histórias passadas na capital alemã. Dez histórias dirigidas por Daniel Lwowski, Dani Levy, Dennis Gansel, Dianna Agron, Fernando Eimbcke,  Josef Rusnak, Justin Franklin,  Massy Tadjedin, Peter Chelsom,  Stéphanie Martin e  Til Schweiger. É dos filmes que vi desta série (não vi Rio, eu te amo) o que me pareceu que tinha as histórias melhor interligadas. Do elenco fazem parte Helen Mirren, Keira Knightley e Mickey Rourke, entre muitos outros.
Tem uma belíssima banda sonora a que não falta Max Raabe e a Palast Orchester.



Marcadores de livros - 1381


quarta-feira, 3 de julho de 2019

Boa noite!


Marcadores de livros - 1380


Um conjunto de marcadores da editora espanhola Milenio. Outros virão, juntos ou separados. Com um agradecimento à Luisa.

Museu da Máquina de Escrever

Fernando Pessoa, empregado de escritório.
Dois aspetos do Museu.

Foi este o museu que eu desconhecia e que descobri no guia do Paulo Nogueira, a quem em referi ontem, e que espero visitar em breve. São 300 exemplares que nos contam a história das máquinas de escrever e que se encontram reunidos numa parte da Biblioteca Municipal da Golegã.
Leia mais sobre o museu aqui

terça-feira, 2 de julho de 2019

Boa noite!

Desalmadamente, o novo álbum de Lena d'Água, é muito bom.

Marcadores de livros - 1379

Mais uns marcadores da Pagès editors. Com renovados agradecimentos à Luisa.

Guias - 20

Alfragide: Oficina do Livro, 2019
€16,00

100 Lugares para conhecer Portugal com as suas crianças é um livro do jornalista Paulo Nogueira que promete ser uma boa ajuda para escolher locais adequados para levar os miúdos.
O livro recomenda cem locais de norte a sul do país, entre monumentos, museus, povoações ou parques, sítios muito e pouco conhecidos.
O livro é bom guia para ter à mão durante as férias que se aproximam. Para já encontrei um museu que desconhecia e espero visitar em breve. Amanhã far-lhe-ei uma referência.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Os meus franceses - 693


Marcadores de livros - 1378


No dia das Bibliotecas, dois marcadores (versos e reversos) da British Library, com um agradecimento à Justa.

O Corvo Branco



O Corvo Branco é a história verídica do percurso inicial do bailarino genial que foi Rudolf Nureyev, que transformou para sempre o mundo do ballet.
Estamos em 1961. Um jovem russo de 22 anos viaja de São Petersburgo para Paris, onde o Ballet Kirov vai atuar. Nureyev viaja pela primeira vez para fora da URSS e ainda não é a lenda em que se viria a tornar
A vida parisiense seduz Nureyev e o jovem bailarino quer conhecer tudo. Mas os agentes do KGB, que observam cada movimento de todos os membros da companhia, desconfiam do seu comportamento e da amizade com a jovem Clara Saint. Quando Nureyev é obrigado a regressar à URSS e não seguir com a companhia para Londres, como estava previsto, Nureyev dá «um salto para a liberdade» no aeroporto Le Bourget, ajudado pelo bailarino e coreógrafo Pierre Lacotte e por Clara Saint. Para trás ficaram uma infância pobre na cidade soviética de Ufa e os seus estudos de dança em Leninegrado.
Neste filme de Ralph Fiennes, que interpreta o papel do professor Pushkin, enquanto Oleg Ivenko é Nureyev, não há o tão falado «salto para a liberdade».
A sala de cinema tinha bastante público, todo acima dos 60 anos. :)
Há um documentário ótimo de Richard Curson Smith sobre a decisão de Nureyev em ficar no ocidente: Rudolf Noureev: dance to freedom, com Artem Ovcharenko no papel de Nureyev.