Prosimetron

Prosimetron

sábado, 5 de outubro de 2019

Boa noite!

Hoje deixo-vos um filme realizado em 1971 por Elio Petri com Gian Maria Volontè.

Auto-retrato(s) - 275

Dois autorretratos de Robert Frank que faleceu em 9 de setembro. Só soube ontem.

Ca 1948 

Degas à l'Opéra


Ao longo de toda a sua obra, Degas fez da Ópera o ponto central dos seus quadros, explorando os seus vários espaços - sala de espetáculos, camarins, foyer, sala de dança - e criando laços com todos os que a frequentavam - bailarinos, cantores, músicos e espectadores. Este universo fechado é um microcosmos com infinitas possibilidades, permitindo todas as experimentações. 
Nenhuma outra exposição se debruçou sobre a Ópera no seu todo, refletindo a ligação passional que Degas tinha com esse teatro e os seus gostos musicais. Através da obra de Degas o Museu d'Orsay apresenta o retrato da Ópera Garnier no século XIX.


Paralelamente foi editado um catálogo e, como é hábito, revistas especializadas fizeram números especiais sobre a exposição:


Marcadores de livros - 1450

Um marcador com renda de Tenerife. Esta renda foi levada através de emigrantes de Tenerife para o Paraguai e daqui passou para o Brasil. 



Um vídeo para quem quiser aprender a fazer:


Para Justa.

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Boa noite!


Onde me apetecia estar - 174



Em Paris, não para mais uma mega exposição, mais um palácio ou mais um espectáculo. Algo bem mais singelo , mas que despertou a minha curiosidade : a segunda vida do Hôpital Saint-Vincent-de-Paul, no 14º bairro.
Um hospital abandonado que passou a albergar alguns excluídos sociais, mas, sobretudo, a ser a sede de várias associações , também para os ateliês de artistas e artesãos. Um exemplo a seguir ...

Um quadro por dia - 469


Tinha de ser este, do Banksy ( 2009, Devolved Parliament ), vendido ontem à noite, na Sotheby's de Londres, por 9,9 milhões de libras, e já que hoje é Dia Mundial do Animal ...

Lá fora - 370





A palavra aos artistas, aos botânicos, aos filósofos, sobre aquelas que já estavam antes de nós e têm de nos aturar ...



Na Fondation Cartier , em Paris, e bem gostava de a visitar.

Da vinheta


Mesmo conhecendo-se o estado de saúde de Diogo Freitas do Amaral, fomos ontem surpreendidos com a sua morte. Discordâncias políticas à parte, ninguém pode negar o seu percurso académico de excelência, o homem de cultura que foi ( do teatro à ópera, das biografias ao memorialismo ), e mesmo a coragem de ser livre, várias vezes contra tudo e contra todos .
Descanse em paz.

Números

21

opcões para este Domingo, da extrema esquerda à extrema direita. Falta de partidos não temos, se bem que alguns deles bem precisam de adrenalina ...

Humor pela manhã



Um sorriso amarelo ... Quero crer que tenha sido algum estagiário mais interessado em lifestyle a escrever este extraordinário título ...

Bom dia !





La vie est belle et cruelle à la fois, elle nous ressemble parfois ...

Pacotes de açúcar - 202

Da Torrefação Camelo.

L'Ain au menu 2019: la faïence de Meillonnas


Esta exposição, que se encontra em repartida por dois locais, oferece uma abordagem original da gastronomia de Ain, através de um passeio saboroso por várias centenas de menus selecionados da coleção do departamento de Ain, que contém mais de 1.300 menus.
Pequenos papéis artísticos, os cardápios desafiam pela beleza de suas ilustrações, mas também pelo nome de seus pratos ou pelos produtos com que são confecionados. 
Em baixo um pequeno vídeo sobre a cerâmica que está exposta:


Marcadores de livros - 1449

Para Justa e Luisa.

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Boa noite!


O regime vegan é contra-natura?

Paris: Buchet-Chastel, 2019

Este livro foi hoje publicado em França. A seu propósito, Arnaud Gonzague escreveu em L'Obs o artigo «Le régime végane est-il 'contre-nature'?». Vale a pena lê-lo.

Pensamento ( s )


(...) Victor Hugo, Les Misérables . Esta frase ( este verso ? ) :

" Qu'importe que la terre soit rouge, la lune reste blanche . "

( depois da descrição da batalha de Waterloo, o campo de batalha está cheio de feridos, mortos e amputados. A noite de batalha é de lua cheia )

" Que importa que a terra seja vermelha, a lua continua branca ".
Uma lua que se mantém impávida, neutra.
A sua fraqueza não se envolve, não muda de cor. A sua força está sempre intacta.
É ela, pois, que prepara o recomeço.

- Gonçalo M.Tavares, in Jornal de Letras.


Um quadro por dia - 468


É de 2001 esta tela gigantesca ( 274,3x213,4cm), Beach, de Jeff Koons, vendida a 26 de Setembro na Sotheby's de Nova Iorque .

Lá fora - 369





Há 20 anos que o Centre Pompidou não mostrava Francis Bacon, fá-lo agora com 60 telas, das quais 12 triptícos, evocando as duas últimas décadas de criação do artista e as influências de Conrad, Bataille e T.S. Eliot na sua obra .



Bacon en toutes lettres, até 20 de Janeiro de 2020, galeria 2, piso 6.  centrepompidou.fr

Humor pela manhã


Claro que sim, sempre é melhor que pobre e infeliz :)

Bom dia !





Do novo álbum.

Auto-retrato(s) - 274

Monogrammiste I. S. - Autorretrato, personificação do temperamento colérico, 1634 
Paris, Fondation Custodia, Col. Frits Lugt

Ocean alive


Este vídeo de Raquel Gaião Silva é um dos vinte finalistas para passar no Summit em Nova Iorque.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Parabéns, Jad!

Parabéns Jad,
Um resto de dia/noite feliz!

Livro de Horas de Filipe II, século XVI, fac-símile

Rosario de Joana a Louca, século XVI, fac-símile

Estes dois livros estavam expostos na catedral, Igreja de Santa Maria Maior, Ronda

Boa noite!


O espetáculo tem início às 19h00 de 9 de outubro, 4.ª feira, e conta com a participação de nomes de relevo da música country americana: Anders Beck, Paul Hoffman, Nicki Bluhm, Holly Bowling, Tim Carbone, Matt Butler, Grahame Lesh, Elliott Peck, Ross James, Natalie Cressman, James Casey, Samson Grisman, Ian Faquini, Dan “Lebo” Lebowitz, Fruition. A direção musical estará a cargo de Scott Law. 
O espetáculo contará ainda com a participação do Grupo de Cante Alentejano – Os Alentejanos da Damaia. 
Para mais informações, veja aqui.



Marcadores de livros - 1447



Uma nova era começou nesse dia.

Uma mesa de sobremesas


Natureza morte de Jan Davidsz.de Heem

Para o Jad, com votos de um dia feliz!

Citações



(...) Escrever é sempre uma forma de estarmos presentes e de nos sentirmos vivos. Não há melhor terapia. (...)

- Marcelo Duarte Mathias, in entrevista recente ao Jornal de Letras.


Estava nas Canárias quando soube, por uma rede social, do suicídio de um amigo, uns anos mais novo que eu, sem dificuldades económicas nem problemas de saúde . Um choque total, brutal, que ensombrou estes últimos dias de Setembro. Passou a vontade de escrever, daí também a ausência nestas páginas. E, agora, voltou porque pode ser realmente uma terapia como diz o cronista e memorialista citado.

Em memória do B.C.

A arte do retrato - 255


A Sagrada Família com São Francisco de Assis e Santa Ana, de Rubens e seu ateliê, 141,5x203,5cm, vendido em França, a 4 de Agosto, por 1 milhão e 146 mil euros.

Da vinheta


Dias de festa na República Popular da China, assinalando com pompa e circunstância as sete décadas do regime vigente. Há motivos para festejar, já que é inegável o progresso material alcançado pela nação mais populosa do planeta. Quem julgou que o capitalismo introduzido há quatro décadas iria levar consigo, ainda que lentamente, a democracia é que se enganou. O autoritarismo continua, aumentado com o actual ( e vitalício ?) presidente, e o centralismo não diminuiu.
Como alguém disse ontem, " podes enriquecer, não podes é discordar " ...

Um quadro por dia - 467


Foi em 1850 que Carl Spitzweg pintou este Der Bücherwurm / O rato de biblioteca, que se encontra no Museum Georg Schäfer, na Alemanha. Seguiram-se mais duas versóes nos anos seguintes.

Este quadro do dia vai com dedicatória especial para o aniversariante do dia : o JAD. o nosso rato de biblioteca :), sempre à cata das preciosidades escondidas , das variantes, dos segredos das bibliotecas pelo mundo fora . Muitos parabéns, JAD !

Humor pela manhã


O que é preciso é saúde ! :)

Bom dia !





Setembro deixou-nos, e com ele a grande Jessye Norman, 74 anos feitos também em Setembro.

El libro y sus trajes: Encuadernaciones en la Real Academia de Bellas Artes de San Fernando



A Real Academia de Bellas Artes de San Fernando (Madrid) acolhe até 27 de outubro esta exposição composta por una seleção de obras dos fundos da Academia, que alberga um valioso grupo de encadernações artísticas dos séculos XVI a XX. Esta exposição, comissariada por Yessica Flores e Antonio Carpallo, é fruto do estudo de mais de 650 exemplares, de que analisaram os materiais, técnicas de elaboração e decorativas, marcas de propriedade, encadernadores, oficinas e documentação de arquivo relacionada.


Marcadores de livros - 1446


Obrigada, Luisa!

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Os meus franceses - 715


Pacotes de açúcar - 200


Estes vieram de Vila do Conde.

Leituras no Metro - 1037

Lisboa: Assírio & Alvim 2010

Vidas imaginárias de Marcel Schwob, que foi originalmente publicado em 1896, é um conjunto de 22 biografias curtas imaginadas, na maioria sobre pessoas de que pouco se conhece das suas vidas. 
Estas pequenas biografias apreceram pela primeira vez em Le Journal em 29 de julho de 1894, com o seguinte aviso aos leitores: « Nous inaugurons aujourd'hui la série: Vies de certains poëtes, dieux, assassins et pirates, ainsi que de plusieurs princesses et dames galantes, mises en lumière et disposées selon un ordre plaisant et nouveau par Marcel Schwob.»
A edição portuguesa é muito cuidada com excelentes tradução e apresentação de Aníbal Fernandes.

Um galo de Barcelos

Atribuído a António Côto
Museu Nacional de Etnologia / Museu de Arte Popular

Para a Luísa.