Prosimetron

Prosimetron

sábado, 5 de setembro de 2020

Os meus franceses - 777


Leituras no Metro - 1062

Volta uma receita de Paola do livro Quem sofre são as crianças (Lisboa: Planeta, 2012) de Donna Leon.


Brunetti «Na cozinha foi recebido pelos aromas mesclados da nassa de pasteleiro a ser cozinhada e por algo agridoce. Sem qualquer esforço e sem protestos, baixou-se para espreitar através da porta de vidro do forno e viu a funda travessa de ir ao forno que Paola usava sempre para os crespelle: desta vez com zucchini e o que pareciam ser peperoni gialli: isso explicava ambos os aromas.
«Abriu o frigorífico e deu uma olhadela. Não, com o tempo mais fresco Brunetti queria de súbito um tinto. Do armário retirou uma garrafa de algo chamado Masetto Nero e estudou o rótulo, sem ter a certeza de onde viera aquilo.» (p. 148)

O vinho foi uma oferta do pai de Paola. Brunetti abriu a garrafa e encheu dois copos, um dos quais pôs junto da mulher. «Brunetti provou o vinho. E teve esperança de que o conde [o sogro] tivesse comprado a vinha.» [...]
«- O que há para comer depois dos crespelle?
«- Coniglio in umido [...].» (p. 151)


quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Boa noite!



Onde me apetecia estar - 178






Em Thomery, perto de Fontainebleau, no Château de Rosa Bonheur, o antigo castelo-ateliê da pintora Rosa Bonheur, comprado graças ao sucesso das suas telas com animais.
É hoje um interessante centro cultural também, e tem alternativas aos festivais ao ar livre como esta :

Un temps pour elles, concertos dedicados a compositoras francesas algo esquecidas como Lili Boulanger, Marie Jael, Élisabeth Jacquet de La Guerre, até 20 de Setembro.

chateau-rosa-bonheur.fr


Para ler - 7

Paris: Seuil, 2020

Este livro de Leonel Jospin é hoje posto à venda em França. Segundo li em L'Obs
«Lionel Jospin nous reçoit longuement chez lui, au milieu des livres et des tableaux. Il n’a pas parlé depuis de longues années. Mais il vient d’écrire Un temps troublé (Seuil). Il est en face de nous pour raconter notre époque si singulière, le ressort de l’élection d’Emmanuel Macron, la désillusion qu’elle a engendrée. Il est là pour parler de sa famille politique, la gauche, qu’il n’abandonnera jamais, mais qui, elle, a parfois laissé tomber les siens. Et pour analyser la fin du cycle néolibéral, le monde tel qu’il va ou ne va pas, et plaider pour l’écologie et la justice sociale. Lionel Jospin a quitté la vie politique le soir du 21 avril 2002. A 83 ans, il n’a nullement l’intention de la retrouver. Loin d’elle, il est heureux. Au fil de la conversation, on mesure à quel point il nous a manqué. Retrouvailles avec une des dernières grandes voix de la gauche.»
A ler a entrevista dada a Cécile Amar e o livro.

Humor pela manhã


Mesmo com a lotação reduzida para 16 500 pessoas, acho uma enorme imprudência . Tenho de concordar com quem se lembrou disto ...

Bom dia !





8 anos depois, um novo álbum da Alanis.

Marcadores de livros - 1720

Não conheço Santiago da Guarda.

Para o Jad.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Boa noite!

«Namoro»



A propósito de comentários da Paula e da Maria.

Leituras no Metro - 1061

Lisboa: Planeta, 2012

«Brunetti não gostava por hábito de comer a mesma coisa ao almoço e ao jantar, mas dos bifes de atum que Paola estufara num molho de alcaparras, azeitonas e tomate, seria difícil dizer que tinham origem no mesmo planeta que os tramezzini de atum que comera ao almoço. O tato e o bom senso impediram-no de fazer qualquer referência a este último, a comparação com uma tal oposição poderia ser ofensiva. Ele e o filho Raffi dividiram o último pedaço de peixe, e verteu o resto do molho sobre a segunda porção de arroz com a ajuda da colher.

«-Sobremesa? - perguntou Chiara à mãe, e Brunetti apercebeu-se de que conseguira guardar espaço para algum doce.
«- Há gelado de figo - disse Paola [...].
«- De figo? - perguntou Raffi.
«- Daquele sítio em San Giacomo dell'Orio - explicou Paola.
«- Aquele sítio que tem os sabores esquisitos, não é? - perguntou ele.
«- Sim. Mas o de figo é sensacional. Ele disse-me que estes são os últimos da época.
«Era de facto sensacional, e depois de os quatro terem conseguido acabar com um quilo inteiro, Brunetti e Paola foram repousar para a sala de estar, levando cada um o seu pequeno copo de grappa, o que Ludovico, um tio de Brunetti, sempre prescreve para contrariar os efeitos de uma refeição pesada.» (p. 103)

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Boa noite!


Marcadores de livros - 1719

Versos e reversos de três marcadores da Livraria Fonseca, de Santiago de Compostela. Com um agradecimento à Luisa.



O fim de Le débat

A revista, fundada por Pierre Nora há 40 anos, acaba de publicar o seu último número. No editorial, o fundador explica as razões:
«La décision collective d’arrêter une aventure à laquelle est profondément attachée la petite équipe qui y participe depuis le début peut surprendre. Elle est le fruit d’une réflexion qui a longuement mûri et les raisons qui nous y poussent ne datent pas d’hier. Elles se sont renforcées d’année en année. Le milieu culturel dans lequel s’est développée la revue n’a jamais été très porteur, et les éditoriaux qui ont ponctué chaque décennie sont là pour en établir le constat. Un quarantième anniversaire qui marque un tournant nous a paru le moment désigné pour en tirer les conséquences.»

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Parabéns, Sérgio Godinho!

+

Em geminação com Madame Nostalgia e com um comentário de APS.



Tramezzini


Já não é a primeira vez que as tramezzini (pequenas sandes triangulares) aparecem aqui no blogue, pela mão de Donna Leon. Só que estas, de atum com ovo, que Guido Brunetti comeu no bar da esquina, não estavam particularmente boas: tinham «demasiada maionese». Acompanhou-as com dois copos de Pinot Grigio, não sei se propriamente este:
Este repasto teve lugar tem lugar em Quem sofre são as crianças, um esquema que envolve bebés, médicos e farmácias. Estou quase no final do livro, mas as receitas de Paola vão aqui aparecer um dia destes.
E se eu hoje comesse uma sandes de atum?!

Lá fora - 380







Até 27 de Setembro, no Grand Palais, Paris. Como não será muito provável visitas prosimetrónicas a esta, aqui fica um vídeo bem maior do que o habitual : 26 minutos, muito detalhado.

Marcadores e livros - 1718

Nos 40 anos da 1.ª edição da Crónica dos bons malandros, de Mário Zambujal - um bom escritor e um ótimo jornalista e comunicador. Trouxe muitos novos leitores à literatura.

 
 
Alguns parecem iguais, mas têm mas pequenas variantes.

 


Em 1984, Fernando adaptou o livro ao cinema:

Biografias e afins



Um romance autobiográfico que está a a ser uma bomba , já que o autor não poupa ninguém, ou quase ninguém como se verá.
Não poupa a mãe jornalista e o padrasto que lhe batem na infância e adolescência, mesmo no grande apartamento onde vivem todos no Quartier Latin e sendo o padrasto um reputado pedopsiquiatra ... ; não poupa o pai , o filósofo Jean-Paul Enthoven, e a madrasta, nem o melhor amigo do pai e depois mentor do autor, Bernard-Henry Lévy.
 O mesmo BHL que foi depois sogro do autor, já que a primeira mulher de RE foi a escritora Justine Lévy - a única das suas 5 mulheres com que quem não teve um filho - e isto é um dos capítulos mais duros deste livro, tal como foi já num romance autobiográfico dela ...Aliás, as lutas para poder estar com os seus 4 filhos rapazes são outra parte suculenta do livro, já que sabemos que muitas vezes é a vingança possível e eficaz de quem foi deixado.
Quem escapa ? A sua segunda mulher, Carla Bruni, mãe do seu primeiro filho, e o actual marido desta, Nicolas Sarkozy, com quem é mantida actualmente uma relação de amizade .

Acho que vai ser a minha primeira compra de Setembro :)

Humor pela manhã


Algo que provoca reacções muito diferentes nos homens e nas mulheres. Um fato igual , uma gravata igual, normalmente não dão grande "faísca " , já um vestido igual ...
Uma amiga postou esta mesma foto numa rede social, as dezenas de comentários sobre situações vividas foram do melhor ...

Bom dia !





Boas vibrações deste francês do mundo para começar a semana .

domingo, 30 de agosto de 2020

Boa noite!

Nikias Skapinakis faleceu há quatro dias. 

Roda Lume


Mini-livros - 49


Vejam bem esta beleza que me ofereceram: uma embalagem com doze mini-livros. Destes livros li, noutras edições (claro), as Confissões de Santo Agostinho (no meu primeiro ano da faculdade) e o Livro da vida de Santa Teresa de Ávila (talvez há uns dez anos).

Obrigada, Luísa!

Caixa do correio - 150

Maravilhosos selos brasileiros com borboletas. Este envelope não saiu da minha caixa do correio.  É raro as séries de selos com animais e flores não serem atrativas.  
Com um agradecimento ao Jad.