Prosimetron

Prosimetron

sábado, 26 de novembro de 2022

Boa noite!


Gaza, Meu Amor foi realizado pelos irmãos Tarzan e Arab Nasser, coproduzido pela Ukbar Filmes e parcialmente rodado no Algarve. 
A história inspira-se num evento real ocorrido em Gaza, em 2014, quando um pescador encontrou uma estátua do deus grego Apolo, no mar.

Auto-retrato(s) - 313

Soube pelo En la página 37 que Charles Schulz, criador dos Peanuts, faria hoje 100 anos. À falta de marcadores, aqui fica um autorretrato do artista.

Marcadores de livros - 2405


Hyacinthe Rigaud - Luís XIV, 1701.
Pintura atribuída a Étienne Allegrain, ca 1695.

Mais cogumelos

Jardim da Biblioteca nacional, 23 nov. 2022.

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Boa noite!

 

O Cerco pode ser visto na íntegra no YouTube.

Pastelaria Versailles: 100 anos

Esta pastelaria abriu há 100 anos na Av. da República, em Lisboa. Leia aqui a sua história.

Foto de Gonçalves, 1978
Arquivo Fotográfico de Lisboa

Veja também no blogue Restos de Colecção.

O meu bolo preferido da Versalhes é o indiano (de café). E com um café. Também gosto dos croquetes.

Marcadores de livros - 2404

Parabéns a Pérez-Reverte que faz hoje 71 anos.



Marcador da ed. portuguesa de Linha da frente, que está no monte para uma próxima leitura.


Com agradecimentos a Justa, Paula G. e Pini.

A verdade

«Sobre a nudez forte da Verdade o manto diáfano da fantasia.» Esta escultura de Teixeira Lopes (1903) representando Eça de Queirós encontra-se no jardim do Palácio Pimenta. Esteve muitos anos no Largo Barão de Quintela, mas como era sistematicamente vandalizada foi substituída por uma em bronze.
É para mim uma das mais belas esculturas existentes em Lisboa, no espaço público.

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Os meus franceses - 921

Gostam de calzone?

Prefiro pizza, mas hoje acompanhemos Maria, Lucio e Giorgio...


«Giorgio olhou para o relógio e disse:
«- Creio que ganhei um calzone, depois de tudo o que vos contei sobre esse papel.
«Aquilo significava que estava disposto a partilhar um jantar com Maria e Lucio, que também pediram calzone. [Lucio] Tinha ficado a gostar desta espécie de empada feita e massa muito fina, insuflada, que no seu interior levava uma pasta de verduras, de carne picada ou de recheio de ovo com salmão ou atum e na qual o queijo fundido era parte importante, ainda que não fosse imprescindível. Maria pediu um creme de espargos. O vinho foi um excelente bianco di Custoza.» 
In: Peter Harris - O enigma Vivaldi. Queluz de Baixo: Presença, 2006, p. 83

Marcadores de livros - 2403

Versos e reversos de dois marcadores.

Dekker v.d. Vegt é uma livraria com café que fica em Nijmegen (Holanda).

Obrigada, Enri!

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Boa noite!


Marcadores de livros - 2401


Marcadores de livros - 2400

Célestine, petit rat de l'Opéra é uma série de romances históricos para a juventude escritos por Gwenaële Barussaud. A coleção é composta por doze volumes, o primeiro dos quais saiu em 1 de março de 2018. A ação desenrola-se em Paris, no início dos anos 1900, na escola de dança da Ópera de Paris.

Postal referente à coleção. 

Os marcadores são uma beleza, todos recortados; parecem cromos.


Com um agradecimento a Ph.

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Boa noite!

A Igreja da Ospedale della Pietà, em Veneza, onde Vivaldi trabalhou. Este post foi desplotado por um livro que acabei de ler. 

Vai uma fatia de pizza?


«Por volta da uma e meia [Lucio Torres] descia [do arquivo] até à rua e comprava uma fatia de pizza numa tavola calda que havia no mesmo passeio onde passava as horas de pesquisa. Geralmente comprava duas fatias médias, para dar alguma variedade ao seu almoço, das doze especialidades que havia nas vitrinas. Acompanhava a comida com uma lata de birra e, como sobremesa, um espresso
In: Peter Harris - O enigma Vivaldi. Queluz de Baixo: Presença, 2006, p. 67

Leituras no Metro - 1137

Trad. de Luís Filipe Sarmento.
3.ª ed. Queluz de Baixo: Presença, 2006

Vivaldi morre em Viena a 28 de julho de 1741, não sei antes ter enviado uma partitura cifrada a um seu companheiro da organização Fraternitas Charitatis, «cujo fim primordial era ser a guardiã de um tipo de conhecimento que não se devia perder, mas que também não devia ser difundido» (p. 60). O preste rosso, como era conhecido o autor das Quatro Estações por ser ruivo, também lhe enviou o código da cifra, mas ambos desapareceram. Duzentos e cinquenta anos depois um músico chega a Veneza para fazer investigações no arquivo do antigo Ospedale della Pietà. Lucio Torres «chegava a perder a noção do tempo entre as paredes do aprazível espaço onde estava guardada a documentação sobre a instituição que tinha preenchido muitos anos da atividade de Vivaldi e que tinha sido, nos séculos XVII e XVIII, um dos mais importantes centos da vida musical veneziana.» (p. 37)
O que se vai passar? Só posso dizer que raramente se pode contar o que se encontrou nos arquivos - os investigadores não são de confiança. 😂

Mundial de Futebol

Ontem o jornalista e comentador de futebol Rui Santos apresentou esta frase-imagem, muito bem imaginada, no seu programa de televisão. Resolvi aproveitá-la para a nossa vinheta.

Marcadores de livros - 2399


Marcador da fundação Beyeler, Basileia.
Paula Modersohn-Becker - Menina com vestido vermelho e girassol, 1907.

domingo, 20 de novembro de 2022

Boa noite!


Marcadores de livros - 2398

Está a começar no Catar o Mundial de Futebol.

Mão de obra escrava na construção dos estádios deste Mundial de Futebol

Trabalhadores em andaimes no Estádio Internacional de Khalifa, 18 nov. 2018, em Doha.
Foto da AFP.

Estima-se que morreram 6500 migrantes nas obras para a realização do Mundial de Futebol. Os acidentes ocorridos nessas obras podem ter atingido 15000 pessoas.

«A FIFA não pode usar o espetáculo do Campeonato do Mundo para se esquivar às suas responsabilidades. Tem o dever claro para com as centenas de milhares de trabalhadores que sofreram enquanto construíam os estádios e as infraestruturas necessárias para o torneio. Um compromisso público para com um fundo de compensação representaria um grande passo em frente.»
Steve Cockburn

«Apesar das importantes reformas feitas pelo Qatar até à competição, centenas de milhares de trabalhadores migrantes enfrentaram vários abusos, como o pagamento de taxas de recrutamento ilegais, salários em atraso ou não pagos, lesões e, nos piores casos, até mesmo a morte. Ao passo que alguns trabalhadores já receberam compensações pelos abusos, a grande maioria ainda aguarda para que essas sejam garantidas por parte do Qatar e da FIFA.»
Excerto do texto da petição da Amnistia Internacional. Leia aqui.