Prosimetron

Prosimetron

domingo, 24 de maio de 2020

Peeter Balten: Calendário



Doze quadros, atribuídos a Peeter Balten e provenientes da Sé de Miranda do Douro,com alegorias aos meses do ano estão expostos no MNAA até 28 de junho. . 
«A figuração dos meses, com raízes na arte clássica e nos Livros de Horas medievais, evoca, neste caso, as atividades agrícolas, venatórias e pastoris próprias de cada época do ano, com simbólicas e subtis alusões aos ciclos da Vida e ao calendário zodiacal.» (MNAA)
Para saber mais leia aqui.

3 comentários:

APS disse...

Pinturas muito originais, que eu desconhecia e me agradram muito.
Um bom Domingo.

MR disse...

Também gosto. Devia conhecê-las porque fui várias vezes a Miranda do Douro, mas não me lembro destas pinturas.
Um dia destes vou-me abalançar a desconfinar até ao MNAA.
Bom domingo!

LUIS BARATA disse...

Obrigado ! Serviço público ! :)