

Klarsfeld já foi apresentada nesta plataforma em duas ocasiões: em Outubro de 2010, Luís Barata apresentou-nos o livro „La traque des Nazis: de 1945 à nos jours“ da autoria de Beate e Serge Klarsfeld, um relato de uma vida notável deste casal, dedicada à captura de altos dirigentes nazis que, ou se refugiaram, ou ocuparam posições de destaque na sociedade alemã do pós-guerra.
O outro post sobre Klarsfeld data de Junho de 2009 e recua ao ano de 1968. Aquando do congresso do partido dos democratas cristãos em Berlim ocidental, o chanceler de então, Kurt-Georg Kiesinger, foi alvo de uma bofetada em público, dada por Klarsfeld, na altura, uma jovem estudante de 29 anos desconhecida e pertencente a uma geração nova que repudiava políticos e funcionários com um passado nazi. Kiesinger, membro da NSDAP, exercera um cargo importante no Ministério dos Negócios Estrangeiros durante os anos quarenta. Este acto inédito tornou Klarsfeld imediatamente famosa e dividiu a opinião pública alemã. O escritor Heinrich Böll ofereceu-lhe um ramo de rosas em sinal de solidariedade. Seu colega, Günter Grass, criticou o incidente afirmando que “tanto não seria necessário”.

O resultado da eleição de domingo dará pouca margem a surpresas. Quer Gauck, quer Klarsfeld, simbolizam duas épocas da história contemporânea alemã. Com objectivos diferentes um do outro, têm em comum o facto de não pertencer ao establishment político e económico donde provieram os dois últimos Presidentes da República que não concluiram o seu mandato.
Imagens: Joachim Gauck (72 anos); Kurt-Georg Kiesinger após a "bofetada"; Beate Klarsfeld (73 anos)
2 comentários:
Muito interessante Filipe!
Domingo saberemos, não é?
Boa noite!:)
Não haverá uma certa contradição entre o Die Linke , onde se apoia a candidata Klasfeld, e as duas obras por ela escritas ?
Enviar um comentário