Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Boa noite!



Há 50 anos seguíamos a Primavera de Praga e assistimos horrorizados à entrada de 300 000 soldados do Pacto de Varsóvia em Praga.

4 comentários:

bea disse...

Há 50 anos muitos de nós nada sabíamos da primavera de Praga e nem soubemos de ser calada pelo pacto de Varsóvia. E não era porque não tivéssemos idade para sabê-lo. Acredito que a maioria de nós ignorava o que ia pelo mundo fora e até o que se passava dentro do rectângulo português.

MR disse...

Isso é verdade: há 50 anos muitos nem eram nascidos, outros eram miúdos... E muita gente não se «interessava por política» (Frase comum). Infelizmente, muita gente continua a ignorar o que se assa por cá e pelo mundo. E quando fala é só para dizer mal ou coscuvilhar.
Quanto a este facto, a Censura que não deixava passar quase nenhuma informação sobre a Primavera de Praga, deixou os jornais e a tv dar imenso destaque à invasão da Checoslováquia. Convinha-lhes...
Bom dia!

Rui Luís Lima disse...

Na época teria 9 anos, mas recordo-me que se viram imagens nos telejornais e como refere no seu comentário havia notícias que eram bem convenientes, como o facto de o filme "A Confissão" de Costa-Gravas ter sido exibido no cinema Eden em 1970, fui vê-lo com apenas 12 anos e embora na época tenha percebido muito pouco, nunca me esqueci dele até que tivemos oportunidade de o rever recentemente, um filme que termina precisamente com a invasão de Praga.
Muito boa tarde!

MR disse...

Foi uma boa lembrança essa de A Confissão. Também devo ter visto este filme no Éden, com dois atores que muito aprecio, Yves Montand e Simone Signoret que vestem a pele de Lise e Arthur London. O filme baseia-se nos testemunhos da prisão deste, escritas nos envólocros dos pacotes de cigarros que ele passava à mulher.
Boa tarde!