Prosimetron

Prosimetron
Mostrar mensagens com a etiqueta Leonard Bernstein. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Leonard Bernstein. Mostrar todas as mensagens

domingo, 7 de junho de 2026

Quatro revistas

Ontem, na minha visita ao escaparate de revistas, selecionei estas, embora não tenha comprado nenhuma. Talvez ainda vá buscar Diapason.

No centenário da morte de Gaudí:


Nos 150 anos da morte de George Sand, que se completam amanhã:
E a Diapason com um caderno dedicado a Leonard Bernstein:

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Ser professor...


«- Se todos os professores tivessem a sua vocação!
- Adoro ensinar, sou um eterno estudante e talvez seja por isso que sou um professor tão bom.»
Leonard Bernstein
In Jonathan Cott - Dîner avec Lenny. Paris: Christian Bourgois, cop. 2014, p. 69

Em memória de A. H. de Oliveira Marques, de quem nunca fui aluna mas que, a seguir ao 25 de Abril, foi dar um curso livre sobre a I República à Faculdade de Letras (de onde tinha sido expulso, devido ao seu apoio aos estudantes na crise académica de 1962) e vi como ele estava a léguas de distância dos prof. que eu tinha tido. (A exceção era o padre Manuel Antunes que dava boas aulas e nos abria a cabeça.)

E para o Jad.

sábado, 20 de março de 2021

Boa noite!



« [...] no decurso de um outro concerto abordei o assunto «fácil» dos modos. Ensinei-lhes os sete modos eclesiásticos e os doze modos gregos. Creio que recebi mais correio por esse espetáculo do que por qualquer outro... porque lhes cantei canções pop no modo mixolídio: "Girl, you really got me now. / You got me so I can't sleep at night. / You really got me now / You really got me." Quem cantava isto?»
Leonard Bernstein
In Jonathan Cott - Dîner avec Lenny. Paris: Christian Bourgois, cop. 2014, p. 65-66

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Duas músicas para Eduardo Lourenço

 



«O que eu sou como ser mortal (o que todos somos), está contido na melancolia absoluta do allegretto da Sétima Sinfonia. Mas o que desejaria ser, o que não tenho coragem de ser, só se revela nesta Suite em Si Menor, de Bach. Diante desta torrente luminosa devia depor a minha velha pele, esta pele de que só a música me despe num instante, deixando-me nu e redimido, mas que no instante seguinte afogo em trevas. Delas só um Deus me poderia libertar. Digo Deus sabendo bem que esse absoluto que me atrevo a invocar é ainda o supremo álibi. É de mim, das ardentes seduções do meu profundo ser, que não quero ou de que não sou capaz de abdicar. Queria ir por um caminho de rosas para aquele sítio onde sei que me foi fixado encontro. E ninguém lá chega nunca sem antes morrer para si mesmo.» 
Eduardo Lourenço num livro a ler:

Lisboa: Gradiva. 2017

sábado, 25 de agosto de 2018

Boa noite!


Boa tarde!


Leonard Bernstein, aniversário do centenário - A nossa vinheta

A imagem colocada por MR há uns tempos é a nossa vinheta para comemorar o centenário do aniversário de Bernstein.
Obrigada, MR.




Frank Archer, Songfest Leonard Bernstein 1988
(aguarela e guache)
https://www.mutualart.com/Artwork/Songfest-Leonard-Bernstein/60516E7E06BFBF4B



Boa noite!


Leonard Bernstein faria hoje 100 anos. Para mim, ficará para sempre ligado aos Concertos para jovens e à música de West Side Story.






O disco que tenho:


quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Boa noite!


«Parmi tous les disques que j'ai faits dans ma vie, voici celui que je préfère [...]. C'est si beau et extraordinaire qe je l'ai dédié à ma femme  - c'est le seul enregistrement que j'aie jamais dédié à qui que ce soit. J'ai dû me battre avec les musiciens pour qu'ils interprennent - j'ai même reçu des lettres de certains d'entre eux disant que c'était une tâche impossible: "Si quatre personnes sont incapables de jouer ça, comment soixante porraient-elles le faire?" Eh bien, elles peuvent. J'ai doublé les contrebasses - nous en avions sept, et vous n'avez jamais entendu des contrebasses jouer aussi magnifiquement - et doblé les violoncelles de manière judicieuse, mais sans changer une seule note ou indication. Et, en fin de compte, ils ont adoré le faire. On ne peut pas comprendre quoi que ce soit à Mahler si on ne comprend cette oeuvre, qui bouge et frappe [...] Laissez-moi vous le faire entendre.»
Jonathan Cott - Dîner avec Lenny. Paris: Christian Burgois, 2014


Não sou uma grande apaixonada de Beethoven, mas os quartetos de cordas são de outro mundo. :)


domingo, 5 de agosto de 2018

Boa noite!

O n.º de jul.-ago. é dedicado a Leonard Bernstein de que no dia 25 se comemora o centenário do nascimento. A ele voltaremos aqui no blogue. A revista vem como sempre acompanhada de um cd com «Les plus beaux CD du mois». Desta vez traz também um com gravações de Leonard Bernstein.



domingo, 9 de outubro de 2011

Gustavo Dudamel

Bom, não sei o que esteve melhor:
- se o maestro Gustavo Dudamel;
- se a Sinfónica Juvenil da Venezuela;
- se o conjunto e o público.

O que é certo é que Mambo, escrito por Bernstein, para West Side Story, nos Proms do Royal Albert Hall é incrível e constitui uma página a guardar.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

1924

George Gershwin terminou esta sua Rhapsody in Blue no dia 7 de Janeiro de 1924. Neste vídeo vemos um outro grande do séc.XX, Leonard Bernstein, tocá-la ao piano.