Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 17 de julho de 2023

O que estamos a ler? - 12

Uma sugestão de leitura de Miss Tolstoi:

Lisboa: Zigurate, 2023

«Comecei ontem a ler "A biblioteca de Estaline" de Geoffrey Roberts. Antes de ler a biografia que Montefiore escreveu sobre Estaline, eu tinha uma imagem errada dele. Pensava que ele era uma pessoa pouco culta. Quando vi este livro, comprei-o logo. É muito interessante. Estaline tinha uma grande biblioteca e anotava os livros que lia, mesmo daqueles a quem limpou ou mandou limpar o sarampo.
«Para além desta faceta que estou a gostar de conhecer, Estaline foi aquele assassino que todos sabemos.» (Miss Tolstoi, 10 jul. 2023)

Já agora deixo a sugestão da biografia de Montefiore, muito boa:

Lisboa: Alêtheia, 2006

Eu li-a numa edição do Expresso (2016) em 6 vols.

7 comentários:

Mª Luisa disse...

Creo que era un gran lector y siempre nos sorprende esta faceta.
Bom dia!

MR disse...

Foi educado num seminário. Era um grande leitor e, pelo que li na biografia de Montefiore, um grande conhecedor de ópera que ouvia frequentemente. Há facetas estranhas nos facínoras.
Bom dia!

Cláudia Ribeiro disse...

Já tive para comprar o primeiro - A Biblioteca de Estaline. Mas ainda não aconteceu!
Acho que vai ser agora...
Bom dia!

Cláudia Ribeiro disse...

Leia-se: estive para (claro!)

MR disse...

Também quero ler este livro.
Bom dia!

Miss Tolstoi disse...

Continuo na Rússia. Desta vez com "Os homens de Putin: Como o KGB se apoderou da Rússia e depois atacou o Ocidente" de Catherine Belton. Inacreditável! Leiam!

MR disse...

Vou pô.lo na minha lista.
Boas leituras!