Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

No centenário de Saramago: sorteio de marcadores

José Saramago faria hoje 100 anos. São seis marcadores. Quem quiser concorrer só precisa de o dizer num comentário até dia 27 de novembro. Depois meterei os nomes num saquinho e tirarei o papelinho com o nome do vencedor. Nada mais simples. 


Se alguém tiver lido Saramago, diga qual o livro dele de que mais gostou. É mesmo só interesse meu, nada tem a ver com o sorteio.

12 comentários:

APS disse...

Comigo, o clique deu-se-me com o "Levantados do chão". Com o "Memorial..." deu-se um caso curioso: li as primeiras cerca de 260 páginas, vorazmente, em cerca de 2/3 dias, e parei. Devo ter ficado saturado do estilo. Só passados 6 meses acabei de ler o livro, até porque era emprestado e queria devolvê-lo ao proprietário.
Bom dia!

APS disse...

Errata.
Corrija-se o título - "Levantado do Chão".

Mª Luisa disse...

Sim, eu quero participar.
Li La balsa de piedra y creo que el otro es 1996.
Não sei por que não tenho lido mais...
Obrigada!

MR disse...

APS,
Li as primeiras 80 ou 90 páginas do Memorial do convento, também vorazmente. Depois li o livro até final e sempre assim: para, arranca. Mas gostei imenso do livro.
O meu preferido é O ano da morte de Ricardo Reis, mas não li todos os livros de Saramago.

Mria Luísa,
Ok.

Bom dia para os dois.

Maria disse...

Sim, quero participar porque não tenho todos os marcadores.
O primeiro que li foi a Viagem a Portugal (1981, C.Leitores) e é especial para mim.
Romances: Memorial do Convento, o Ano da Morte de Ricardo Reis e Ensaio sobre a Cegueira. Mas é injusto, eu li tudo dele e muito acerca dele. Como não destacar, por exemplo, a maravilhosa edição da Colóquio Letras ou a belíssima Agenda da BNP?
Mas fico por estes, prometo!😉
Bom dia! ☔

MR disse...

O primeiro livro que li de Saramago foram uns poemas. Provavelmente alegria. E depois foi a Viagem a Portugal, de que também gostei.
Registei o seu nome para o sorteio.
Bom dia!

Margarida Elias disse...

Não me candidato, mas venho dizer que gostei das frases que colocou. Li o início do "Memorial do Convento" e fartei-me - só gostei da parte sobre o D. João V, tudo o resto (do que li do livro) achei muito ideológico e faccioso. Li a Jangada de Pedra, toda, e não gostei, sobretudo pela escrita, embora tenha apreciado algumas imagens poéticas, que me ficaram, como a do homem que era seguido por pássaros. Talvez um dia me aventure de novo na escrita dele, provavelmente começando por livros de não-ficção. Boa tarde!

Maria disse...

Peguei nele agora, uma amiga ofereceu-mo no Natal de 2000, já aqui na aldeia.
Lá dentro encontrei uma recensão do António Mega Ferreira. Gosto destas surpresas 😊
Boa noite!

Maria disse...

Adenda:
Estou-me a referir ao Provavelmente Alegria.

Justa disse...

Encántanme os sorteios, Manuela.

Con relación ao libro que máis me gustou, confeso que empecei un hai xa tempo (nin recordo o título, non sei se sería "Ensayo sobre la ceguera"), pero non o rematei, e quedou no olvido. Meu marido, que si leu varios del, dime que foi "El Evangelio según Jesucristo".

Boa noite, con aperta.

Paula disse...

Obrigada polo sorteio, Manuela.
Dudo si participar, ya que solo me falta el segundo marcador, pero sí puedo decir que estoy leyendo "O home duplicado" desde hace un tiempo. Leí muy rápido el comienzo, pero estoy estancada ahora porque no tengo mucho tiempo para leer últimamente.
Tengo ganas de leer otros libros suyos y espero que pueda ser pronto, porque eso indicará que vuelvo a tener algo de tiempo libre.
Boa noite!

MR disse...

Tenho de ver se imagino um sorteio mais interessante. Tomei nota de que te falta o segundo marcador.
Nunca li O homem duplicado, mas espero fazê-lo no próximo ano. Para já, tenho livros no monte que chegarão até final do ano.
Bom dia!