Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Marcadores de livros - 2608


Uma escritora que muito li na minha adolescência e juventude. O primeiro livro que li dela, devia ter 11 ou 12 anos, e trouxe-o um dia que fui à Feira do Livro, oferecido pelo meu pai. Normalmente eu lá ia com a minha lista e para além da  lista, vinha mais um escolhido pelo meu pai. Era o passeio dominical enquanto havia feira.

Lisboa: Minerva, 196-?

Adorei e li, de seguida, A mãe:


E depois muitos outros vieram, editados pela Minerva e pela Livros do Brasil. Guardei-os todos. Alguns mudaram de casa porque a minha filha também se tornou uma grande leitora desta escritora. Aqui fica uma pequena amostra dessas minhas leituras:


Estou com vontade de voltar a Pearl Buck. Além de A mãe, não li nenhum destes livros publicados pela Dom Quixote.


9 comentários:

Mª Luisa disse...

Grande colecção de livros.
Há tempos que não a leio.
Gosto destes livros de há tempo.
Bom dia!

MR disse...

Estes livros davam-nos a conhecer um bocadinho ínfimo da China.
Bom dia!

Maria disse...

Também li os da Minerva por essa idade, estavam lá em casa. Os que mais me marcaram foram Vento do Oriente, Vento do Ocidente e A Serva.
Em 71, numa ida à Bertrand do Chiado, descobri o livro Pivoine (Livre de Poche) e comprei-o; só quando o comecei a ler vi que, sem saber, tinha comprado a tradução francesa de A Serva (que agora se chama Peónia).
Ainda o tenho, comprado há 52 anos.
Bom dia!

MR disse...

Então tenho de ver se tenho A serva. Esta mania de mudarem os títulos do livros.
Bom dia!

Maria disse...

Estive agora a ver o vídeo e cheguei à conclusão que não li nem metade da obra dela.
Uma vida não dá para ler tudo o que gostaria 😉
Boa tarde!
(38 graus!)

Pini disse...

Leí en mu juventud " Viento del Este, viento del oeste " y recuerdo que me gustó mucho, pero ya ni me acuerdo del argumento y, mirando en Internet, he visto que está ambientada en China, y yo creía recordar que estaba ambientada en algún país de Indochina. Y es que el tiempo es el tiempo.
Bonita serie de marcadores dedicados a obras de esta autora.
Boa tarde

Margarida Elias disse...

:-) Bom dia!

MR disse...

Pearl Buck tem uma obra vastíssima, nem toda traduzida em Portugal.
Bom dia para todos.

Justa disse...

"Viento del este, viento del oeste" (así titulado en España) fue el primer libro que yo le regalé a mí hermana cuando tenía 9 años (ella 12). Todavía recuerdo la librería y el expositor giratorio con los diferentes títulos. Lo que no recuerdo es por qué me llamó la atención aquella obra, pues yo no conocía en aquel momento a la autora.

Apertas para Lisboa.