Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

In memoriam Albert Finney

In memoriam: Albert Finney

Albert Finney nasceu em Salford a 9 de Maio de 1936.

Durante a sua infância e juventude, revela um talento extraordinário em actuações de teatro na sua escola. Seu director aconselha-o a inscrever-se na Royal Academy of Dramatic Arts em Londres. Finney conclui em 1955 os estudos na academia com o prémio Emile Litter Award. A sua presença nos palcos de teatro ingleses rapidamente lhe confere o estatuto de um segundo “Olivier”. A sétima arte parece atrair pouco o jovem actor que recusa o convite para o papel principal em Lawrence of Arabia, e recomenda Peter O’Toole.
O seu desempenho como working-class-hero no filme Saturday night and Sunday morning de Karel Reisz de 1961 é reconhecido pela British Academy na categoria de melhor actor promissor, e marca o início de uma carreira brilhante. Finney alcança um dos seus primeiros triunfos em 1963 na adaptação cinematográfica da obra literária Tom Jones de Fielding, o que lhe vale a primeira nomeação para o Óscar de melhor actor.

É convidado para várias películas, entre elas, Two for the road de Stanley Donen de 1966 ao lado de Audrey Hepburn. Sob a direcção de Sidney LumetFinney integra o elenco notável de actores no célebre Murder on the Orient Express de 1974, em que interpreta Hercule Poirot.No início do anos 80, vêmo-lo em Shoot the Moon de Alan Parker (1982) juntamente com Diane Keaton, em The dresser de Peter Yates (1983) ao lado de Tom Courtenay e Edward Fox, bem como em Under the vulcano de John Huston (1984).




Segue-se uma fase “difusa” de experiências: Finney troca o cinema pelo teatro e vice versa, encena peças e chega a criar uma produtora própria. A partir de meados dos anos 90, volta com regularidade ao grande écran: refira-se, a título de exemplo, The Browning Version (1994), Erin Brockovich (2000), A good year(2006) e Before the devil knows you're dead (2007). Em 2002, representa Winston Churchill na mini-série de TV The gathering storm.

Faleceu ontem aos 82 anos.

Imagens: Finney em 1966; em Tom Jones (1963); em Two for the road, com Audrey Hepburn (1966); com Churchill em The gathering storm (2002)

3 comentários:

bea disse...

Oxalá se sentisse bem consigo e com a vida que viveu.

Rui Luís Lima disse...

Todos os filmes com Albert Finney nos oferecem o seu enorme talento, embora para uma sessão tripla (para fugir às regras) iria optar por "Two For The Road", "The Dresser" e o inesquecível "Debaixo do Vulcão".
Gostei imenso de ler o post.
Bom fim-de-semana!

MR disse...

Acho que a primeira vez que o vi foi em Tom Jones e quando me lembro de Albert Finney é em Debaixo do Vulcão e como Poirot em Morte no Expresso do Oriente. Fez um advogado fantástico em Erin Brockovich. Não me lembro de ter visto The Dresser.
Bom fim de semana!