«Já escolheram, comandante? – perguntou.
«- Eu queria fettuccine com trufas – respondeu della Corte. Brunetti acenou afirmativamente para o proprietário. – E depois, o pato. – Brunetti voltou a acenar.
«- Sugiro o Merlot del Piave – disse o proprietário. Quando della Corte disse que sim, o proprietário fez uma inclinação quase impercetível e afastou-se da mesa deles.
«Della Corte pegou no copo e bebeu um gole de vinho espumante. Brunetti fez o mesmo. […]
«Prestou de novo atenção à mesa e aos pratos de fettuccine, resplandecente com o brilho da manteiga. O proprietário voltou, trazendo uma pequena trufa num prato branco, numa mão, e um ralador metálico na outra. Pousou o prato, inclinou-se para o prato de della Corte e raspou a trufa, depois ergueu-se, voltou a inclinar-se, desta vez para o prato de Brunetti e fez o mesmo. O cheiro silvestre do bolor soltou-se dos fettuccine ainda fumegantes, envolvendo não só os três homens, como toda a área em volta deles. Brunetti enrolou a primeira garfada e começou a comer, entregando-se de alma e coração ao sensual prazer da manteiga, às massas perfeitamente cozinhadas e ao sabor forte e inebriante da trufa.
«Della Corte era obviamente um homem que se recusava a misturar comida e conversa, pelo que conversaram muito pouco até ao fim da refeição. O pato estava quase tão bom como as trufas – para Brunetti nada era tão bom como as trufas – e terminaram com um cálice de Calvados diante deles.»
Donna Leon - Morte e julgamento. Trad. Conceição Pacheco. Lisboa: Presença, 2001, p. 154-155
8 comentários:
Os "fettuccine" da sua imagem, no poste, até têm o "resplandecente com o brilho da manteiga"! - não poderia ter escolhido melhor iconografia..:-)
Bom dia.
Fiquei logo com vontade de pedir igual, embora nunca tenha provado trufas e ache que não deve ter um sabor por aí além.
Bela foto!
Bom dia
Hum ler este post antes de almoço é uma violência gastronómica tal é o belo sabor que nos cresce na boca:-)
Bom almoço!
E não é que esta descrição - e mais a foto - me lembrou os livros dos cinco? Suponho que será a versão dos cinco para adultos e em vez de bolos e pudins e scones tem trufas e fettuccini e mais não sei quê.
Só provei trufas de chocolate:). Não eram más.
APS,
Bem me esforcei por escolher uma imagem em que a manteiga brilhasse. :)
Paula,
Eu, trufas, trufas, também nunca comi. Só assim um cheirinho e achei que sabia um pouco a terra.
Desejo um bom jantar a todos.
Deveremos comprar o livro com as receitas dos Brunetti...
Boa noite!
Luisa
Pois é, mas já procurei e não encontrei. :) Mas esta não é da Paola; é de um restaurante de Pádua, se me não engano.
Bom dia!
Afinal encontrei e já vem a caminho. :)
Bom dia!
Enviar um comentário