Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Marcadores de livros - 2115


Le Livre de  poche, nome de uma coleção literária surgida em 9 de fevereiro de 1953 - dia em que saiu o livro 
Kœnigsmark de Pierre Benoit - sob o impulso de Henri Filipacchi e editada pela Libraire générale française, que no ano seguinte se tornou uma filial da Hachette. 
Esta coleção tem rivais como a J'ai lu (criada pela Flammarion, em 1958), Presses Pocket (pela Presses de la Cité em 1962) e Folio (pela Gallimard em 1972).

Logo até 2002.
Logo de 2002 a 2017.
Logo a partir de 2017.

Alguns dos marcadores que tenho desta coleção:
Verso e reverso.


Verso e reverso.

Versos e reversos.

Os dois lados são iguais.

Versos e reversos.

Versos e reversos.

Os dois lados destes três marcadores são iguais.

Verso e dois reversos.

Versos e reversos.

Dois marcadores-postais.

Em geminação com o blogue En la página 37.

8 comentários:

APS disse...

Bem me lembro!
Bom dia.

MR disse...

Não deve haver uma casa onde haja leitores que não tenha um livre de poche.
Bom dia!

Maria disse...

Comprei o meu primeiro livre de poche na velhinha Bertrand do Chiado. Já neste século tenho comprado mais da folio (via Fnac).
Nem sabia que havia marcadores até os ver no blog da Paula.
Bom dia.

Mª Luisa disse...

Yo marcapáginas no tengo, pero los libros que nos llegaban eran de Folio.
Un extenso conjunto de marcapáginas.
Bom entardecer.

Rui Luís Lima disse...

Adoro o formato e o papel e as capas, para além da linha editorial.
Porque será que nenhuma editora portuguesa não consegue fazer algo igual?
Muito boa tarde!

Paula disse...

¡Muchas gracias por la mención y el enlace!
Veo que tienes bastantes de la editorial. En mi caso, además de los del sesenta aniversario, tengo varios de novelas adaptadas al cine.
Voy a recopilar, a ver si sale otra entrada.
Boa tarde!

Justa disse...

¡Cuánta variedad! Respecto a los logos, mi preferido es el segundo.

Boa noite!

MR disse...

Maria,
Não sei onde comprei o meu primeiro poche (talvez na Sá da Costa), nem me lembro de qual foi.

M.ª Luisa,
A Folio apareceu mais tarde. Também tenho alguns da Folio e poucos da J'ai lu.

Mister vertido,
Houve várias tentativas, feitas com a coleção das Três Abelhas e mais tarde com a col. Europa-América (que já tinha comprado As Três Abelhas). Agora há a 11x17 que me aprece que se está a aguentar.
Os portugueses não aderem aos livros de bolso. Mas aderiram à Vampiro, Argonauta e mesmo à Miniatura.

Paula,
Fico á espera de ver mais marcadores da Poche.

Justa,
Acho que prefiro o último logo. Mas acho que o primeiro é muito bom para o ano 1953.

Bom dia para todos.