Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 26 de julho de 2023

O que estamos a ler? - 14

Mais uma sugestão de Miss Tolstoi:

Porto: Ideias de Ler, 2022

«Interferência nas eleições americanas, apoio a políticas extremistas na Europa, a guerra na Ucrânia… Nos últimos anos, a Rússia liderada por Vladimir Putin empreendeu uma poderosa campanha a fim de expandir a sua influência e enfraquecer as instituições ocidentais. Mas como pôde isso acontecer? E, acima de tudo, quem está por detrás desse ambicioso plano? 
«Através de um impressionante trabalho de investigação, em Os Homens de Putin Catherine Belton desvenda a história de como Vladimir Putin e o seu círculo restrito, formado principalmente por membros do antigo KGB, tomaram o poder na Rússia e estabeleceram uma nova cúpula de oligarcas, substituindo os magnatas da era soviética. Por meio de entrevistas exclusivas a alguns dos principais envolvidos, Belton explica como Putin realizou o confisco de empresas privadas para depois as distribuir pelos seus aliados, que assim assumiram o controlo da economia russa. Confundindo atividade política e crime organizado, os seus «homens» desviaram milhões em dinheiro, perseguiram e mandaram prender os opositores ao regime, e, por fim, usaram toda a riqueza e poder daí resultantes para aumentar a influência russa no Ocidente.
«De Moscovo a Londres, passando pelos Estados Unidos de Trump, Os Homens de Putin é um relato cativante das terríveis consequências na Rússia e, progressivamente, no mundo inteiro do autoritarismo que emana do Kremlin.» (Sinopse)

O que está a ler?

3 comentários:

Pini disse...

A ver si alguno de ellos acaba con él, que traidores, los ha habido siempre.
Saludos

Miss Tolstoi disse...

Só se for alguém à volta dele. Estou preocupadíssima com este 'louco' que anda a preparar esta conjuntura desde que subiu ao poder, há mais de 20 anos.
Estou a acabar de ler este livro que recomendo. Seguir-se-ão dois que me ofereceram: "As Guerras do Trigo. Uma história geopolítica dos cereais", de Scott Reynolds Nelson, e "Passar das Marcas" de Owen Matthews. Depois terei de procurar um policial para desanuviar o cérebro.
Boas leituras!

MR disse...

Há dias um amigo, que sabe muito sobre a Rússia e a China, recomendou-me o Passar das marcas.
Continue a dar-nos notícias das suas leituras. Sempre vamos animando esta secção, com leituras (suponho que) desanimadoras.
Bom final de tarde!