Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Leituras no Metro - 1168

Lisboa: Quetzal, 2023.

Livros portugueses (e os estrangeiros que consigo encontrar) compro-os em livrarias físicas. 
Sou cliente da Amazon para comprar livros estrangeiros (tantos novos, como em segunda mão). E isto porque me é impossível adquiri-los de outro modo. 
Devo dizer que ao longo de muitas dezenas de livros comprados nesta plataforma, não me chegaram talvez três livros, mas o montante pago foi sempre reembolsado. E arrependida da compra que fiz (por não ter podido folhear o livro antes da compra) só me aconteceu uma vez.
Só tenho bem a dizer como cliente; outra coisa (que também me interessa como cliente) são as condições de trabalho dos seus funcionários, segundo o que já tenho lido.
Há factos que soube através deste livro e que não me agradam como pessoa. Que uma entidade desconhecida conheça o que certas pessoas pensam através das leituras que fazem, sem que para tal elas tenham sido inquiridas. Ora vejam:
«Num passado Dia do Livro, a Amazon revelou as frases mais sublinhadas ao longo de cinco anos da plataforma Kindle. Ou seja, se lermos no seu dispositivo, saberão tudo sobre as nossas leituras. Em que página desistimos. que páginas concluímos. A que ritmo lemos. O que sublinhamos.» (p. 21)

7 comentários:

Maria disse...

Tenho pena de não comprar nada online, mas não me atrevo pois não domino estas novas formas de pagamento.
Antigamente mandava um fax e o número do cartão de crédito e tudo (livros, revistas, filmes) me chegava rapidamente de Londres e Paris.
Em Portugal telefonava e tudo me era enviado à cobrança.
Agora que estou retida em casa sem poder viajar, tudo acabou.
Já não consigo telefonar, já só falo com máquinas...
Bom dia!

MR disse...

Boa semana!

Pini disse...

Yo lo poco que compro online me lo piden mis hijos, que ellos sí compran casi todo online. A mí no me gusta, pero , a veces, resulta cómodo. Esta empresa es bastante seria. Hay proyectada una plataforma logística de Amazon en Badajoz que comenzará a funcionar muy pronto.
Boa tarde

bea disse...

Comprei livros na Amazon meia dúzia de vezes -ou menos - e porque me faltavam pés para ir às livrarias, cujas nem sequer existem na minha cidade (também pouco sei de onde existam, parece que está tudo a fechar). Contudo, acho que tem vários factores a favor. Os livros que queremos, por vezes só existem ali. Escusamos de fazer viagens (nem toda a gente pode) e têm preços muito competitivos.

MR disse...

Tenho-me dado bem com as compras (de livros) que faço na Amazon.
Bom dia para os dois.

Miss Tolstoi disse...

Já li este livro. O problema da Amazon é o de muitas empresas: pagarem mal e não respeitarem os seus trabalhadores. E sem estes não poderiam fornecer o trabalho eficiente que fornecem aos clientes.
Boa tarde!

MR disse...

Claro! Bom dia!