Prosimetron

Prosimetron

sábado, 30 de novembro de 2024

Leituras no Metro - 2948

Lisboa: Top Seller, 2022

Outro livro que se lê bem, o que já não é mau.
Passa-se durante a II Guerra Mundial, em Londres, e versa sobre o poder dos livros ao transportar a cabeça das pessoas para fora do seu dia a dia.
Uma rapariga, que veio do campo para Londres e que não era dada a leituras, emprega-se na livraria Primrose Hill Books que era um verdadeiro cafarnaum. Ela limpa o espaço e ordena-o com a ajuda de um cliente e depois do dono. Entretanto começa a ler livros e apaixona-se pela leitura. Faz leituras na livraria nas quais tem muito público que ali vai à procura de distração para os problemas diários. E também lê em voz alta nos abrigos.
Tentei saber se a livraria Primrose Hill Books existia à data da II Guerra Mundial na Hosier Lane, mas só encontrei referência a uma na Regent Street e que ali se encontra apenas há cerca de 30 anos.
O livro refere Paternoster Row como uma rua com muitas livrarias e uma grande distribuidora de livros e isso era real.

Hosier Lane, 1795
Hosier Lane, 1941.

4 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...

Fiquei curiosa...
Parece interessante! E, passando-se numa livraria, ainda mais!
Ando a ler "A livraria na colina" de Alba Donati. A autora deixou o seu emprego numa das maiores editoras italianas e foi realizar o seu sonho: abrir uma livraria na sua aldeia natal - Lucignana (Itália), com apenas 180 habitantes!
Bom sábado e boas leituras!

bea disse...

Que importa se tal livraria não existiu?! Existe de cada vez que um(a) leitor(a) leia o romance e isso já é mérito da autora e do leitor(a).
Bom sábado:)

Maria disse...

Deve ser giro.
Boas leituras!📚

Isabel disse...

Apetece-me sempre comprar livros que falam de livros e livrarias. Tenho uns quantos...nem sei se vou resistir a comprar estes dois de que fala a MR e a Cláudia...às vezes faço assim: se há na livraria, compro, se não há não compro! E não encomendo.
Bom fim-de-semana:))😊😊😊