Prosimetron

Prosimetron
Mostrar mensagens com a etiqueta Sicília. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sicília. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Marcadores de livros - 479

Os primeiros que tenho da Sicília.

Estava para ir à Sicília em 2007, mas acabei em Turim, Milão, Parma, etc. E acabei muito bem porque no ano seguinte estava de novo em Turim.

Com um agradecimento a quem mos ofereceu.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Onde me apetecia estar - 80



Bem me apetecia voltar a esta ilha abençoada, mas neste momento apenas posso desejar boas férias ao prosimetronista que a partir de hoje lá estará .

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Agora, o JAD! “Armas Grandes de…”




Na verdade, salvo algumas inovações, com Portugal num dos múltiplos quartéis dos nossos rei Habsburgo, estes usaram as armas desta pérola "herdada, conquistada e comprada", não no centro, mas sim no ponto de honra, ou seja, a meio (em termos verticais) da primeira metade (em termos horizontais).

O estilo desta gravura, todavia, nunca apontaria para os Filipes, sendo certo que o escudete de Bourbon (com a bordadura do Duque de Anjou) de todo eliminaria essa hipótese.

Serão as armas do Reino das Duas Sicílias, tendo a "meio" a complicada herança "espanhola", carregada do tal escudete de Bourbon, como se usou desde Filipe V até Juan Carlos I, e "ladeada" da herança de Parma (os Farnese) e da Toscana (os Medici).

As armas de Portugal correspondem à pretensão do Duque de Parma, Rainúncio Farnese, em suceder a seu tio-avô, o Cardeal Rei D. Henrique, como neto que era do Infante D. Duarte, Duque de Guimarães, por sua filha mais velha, D. Maria, Duquesa de Parma (e de cujo livro de cozinha creio que já aqui se falou – ou estou confundido…).

Acima, as armas oitocentistas que surgem na página do actual pretendente ao trono das Duas Sicílias, SAR Carlos de Bourbon, Infante de Espanha.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Um quadro por dia - 133

Antonello da Messina, A Virgem da Anunciação, 1475, óleo sobre painel, Galleria Regionale della Sicilia, Palermo.

Nos antípodas da Alemanha de Weimar, esta tela de da Messina é quadro do dia por um motivo muito simples- apareceu-me inesperadamente ontem à noite.
Passo a explicar: Sou pouco dado a comprar reproduções de obras de arte, à excepção de alguns postais que compro in loco quando alguma tela me impressiona e desejo conservar a memória desse encontro sem que haja catálogo ou monografia à mão ( ou a preços proibitivos... ). Foi o que aconteceu aquando da visita ao Palazzo Abatellis, em Palermo, ao ver esta tela de que gosto bastante.
Ontem à noite, ao arrumar mais uns quantos postais-reproduções na respectiva caixa, dando de caras com esta Virgem de ar semita decidi que a traria aqui.

sábado, 4 de setembro de 2010

A força da natureza...

Foi há poucos dias que o Sinabung acordou, para grande espanto e temor dos indonésios, depois de um sono de 400 anos. Tal como aconteceu com os europeus, e todos os viajantes afectados, com o vulcão islandês de nome difícil de reter.
Eu, depois de ver as imagens do recém-acordado Sinabung, lembrei-me da apreensão sentida ao visitar a Sicília e levar com cinzas em cima, presentes nas roupas e nos carros e nas estradas, num dia em que o Etna estava particularmente maldisposto.
Lembrei-me, pois, que o maior vulcão activo da Europa não está assim tão longe...

sábado, 5 de setembro de 2009

A ela volta-se sempre

- Um dos templos de Agrigento, Sicília.

Será que o João P. , querido amigo e amigo do Prosimetron, já visitou Agrigento como planeava nesta sua segunda visita à Sicília? Ficamos à espera de notícias.
Das ilhas pequenas, esta é indubitavelmente a mais bela da Europa. Viesse o Euromilhões, e uma parte do ano seria passada nesta pérola do Mediterrâneo.