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sábado, 31 de maio de 2008

A PONTE AÉREA DE BERLIM



A Exposição Internacional Aeroespacial de Berlim (ILA 2008) abriu as portas ao público no passado dia 27 de Maio. Reúne aproximadamente 1100 expositores de 40 países que apresentam as novidades da indústria aeronáutica e astronáutica. Mas o dia de abertura foi também palco de uma recepção memorável: a chanceler Angela Merkel convidou 28 pilotos veteranos que participaram na ponte aérea de Berlim, iniciada há precisamente 60 anos.

A introdução de uma nova moeda na Alemanha Ocidental, a Deutsche Mark, prevista para 20 de Junho de 1948, foi o pretexto oficial que levou a União Soviética a vedar todos os acessos rodo e ferroviários ao sector ocidental de Berlim. O objectivo estratégico era naturalmente o de forçar os aliados ocidentais a retirar-se das suas zonas de ocupação. A 23 de Junho, a agência de notícias do sector soviético Allgemeiner Deutscher Nachrichtendienst comunicava muito simplesmente que "o departamento de transportes da Administração Militar Soviética se via obrigado, por dificuldades técnicas, a encerrar o tráfego de todos os transportes ferroviários de e para Berlim a partir das 6 horas da manhã".

Ainda nessa noite, foi interrompido o abastecimento de electricidade a partir da central Zschornewitz. Na manhã seguinte, conforme anunciado, foram cortados todos os acessos terrestres. Berlim ocidental parecia isolada. Desistir de Berlim?

O general americano Lucius D. Clay e o oficial da força aérea britânico Rex N. Waite realizaram então algo de inacreditável: o abastecimento de Berlim (ocidental) a partir do corredor aéreo. A 26 de Junho, iniciava-se assim a mais espectacular ponte aérea do pós-guerra: a ponte aérea de Berlim.

Até 12 de Maio de 1949, mais de 200.000 voos da força aérea americana e britânica aterraram no sector ocidental, principalmente no aeroporto de Tempelhof no sector americano. Os Aliados disponibilizaram os aviões mais modernos da época (do tipo Skymaster). 1,44 milhões de toneladas de alimentos foram transportadas neste período para sustentar quase 2,2 milhões de habitantes, incluindo outros bens essenciais, tais como carvão ou combustível.

Na Primavera de 1949, os aviões chegavam a Berlim minuto a minuto. O mais célebre dos pilotos foi, seguramente, o americano Gail Halvorser (também presente na recepção com Merkel) que inventou o famoso candy drop: aviões do tipo C-47 atiravam pequenos pára-quedas com chocolates ou rebuçados. Fotografias com crianças a apanhar ansiosamente estes presentes celestes correram mundo. Ficaram estes aviões então conhecidos por Rosinenbomber (bombardeiros de passas de uva).

A ponte aérea foi, segundo Angela Merkel, "um símbolo extraordinário de parceria transatlântica. A História teria tido outro rumo, se a ponte não tivesse existido".

A 12 de Maio de 1949, a União Soviética desistira finalmente do bloqueio.

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