Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Crónicas de Itália - V

Canaletto e Bellotto, em confronto.


A Fundazione Palazzo Bricherasio, em Torino [Turim], teve patente, até ao dia 15 de Junho, uma magnífica exposição, comissariada por Bożena Anna Kowalczyk, dedicada a dois dos mais famosos pintores de Venezza: Canaletto [Giovanni Antonio Canal (1697-1768)] e Bellotto, dito “el Canaletto” [Bernardo Francesco Belloto (1722-1780)].

Colocava-se em diálogo/confronto directo a composição, a técnica e o estilo, de tio e sobrinho. Observavam-se lado a lado os quadros que representavam um percurso comum (Venezia). Mostravam-se as influências nos percursos individualizados (Canaletto: Grand Tour pela Inglaterra; Belloto: pela Europa continental - Dresda, Vienna, Monaco e Varsavia, onde vem a morrer).

A tristeza que eu senti ao recordar que três dos quadros de Canaletto que se encontravam em Portugal, pertença de António Champalimaud – Il Bucintoro al Molo il Giorno dell’ Ascensione [O Bucintoro no Molo, Veneza, no Dia da Ascensão], Piazetta e Piazza San Marco –, tinham sido vendidos em Londres, num leilão da Christie’s, (Julho de 2005). Pode ser que um dia voltem...

Sem comentários: