Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Neuschwanstein, o Palácio de Pedra do Cisne

"It is my intention to rebuild the old castle ruin at Hohenschwangau near the Pollat Gorge in the authentic style of the old German knights' castles... the location is the most beautiful one could find, holy and unapproachable, a worthy temple for the divine friend who has brought salvation and true blessing to the world."
Carta de Luís II da Baviera a Richard Wagner, 13 de Maio de 1868

Neuschwanstein é a corporização de um ideal romântico de Luís II da Baviera ("O Rei Cisne" ou "O Rei dos Contos de Fadas"), em homenagem às sagas nórdicas de Lohengrin, Tristão e Isolda e O Anel dos Nibelungos. É certamente o mais conhecido dos castelos de contos de fadas concebidos por este Rei "louco", primo da Imperatriz Sissi da Áustria, imortalizado em filme por Luchino Visconti em Ludwig (1972).

Parte integral dos últimos dias do Rei, é aqui que Luís II é informado da sua deposição a 10 de Junho de 1886. Na madrugada de 12 de Junho é preso e levado do castelo para o castelo Berg, ao sul de Munique. A 13 de Junho, é encontrado morto no Lago Starnberg, perto do castelo - mas não afogado, dado que os seus pulmões não continham água. Mais uma morte inexplicada para juntar ao rol dos óbitos misteriosos.

Neuschwanstein continuou a inflamar a imaginação humana - é a inspiração do castelo da Bela Adormecida, de Walt Disney, e serve de pano de fundo ao ballet O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, na encenação de John Neumeier para The Hamburg Ballet. Este último consiste na reinterpretação do ballet nos últimos dias de Luís II da Baviera, arrebatado na sua obsessão por Neuschwanstein e pelos seus fantasmas. Tive a boa fortuna de o ver encenado em Paris no Théâtre du Châtelet, em 2000; hoje, é possível encontrar a gravação em DVD em http://www.amazon.de/ (Illusionen - Wie Schwanensee).
"The King was not mad; he was just an eccentric living in a world of dreams."
Elisabeth (Sissi), Imperatriz da Áustria
Todos os anos a 13 de Junho há uma cerimónia na pequena capela construída no Lago Starnberg -- quem quiser assistir...

Sem comentários: