Prosimetron

Prosimetron

domingo, 22 de junho de 2008

The Supremes no V&A de Londres



A 23 de Junho de 1963, mais de 125.OOO pessoas acompanhavam Martin Luther King pelas ruas de Detroit na Great Marsh to Freedom que viria a ser um passo irreversível no Civil Rights Movement dos Estados Unidos. King e o seu discurso I have a dream expressavam o sentimento geral do movimento, negros e (muitos) brancos identificavam-se com palavras tão comoventes como “I have a dream this afternoon that one day, one day little white children and little Negro children will be able to join hands as brothers and sisters”. Um dia histórico para a Humanidade.

O Victoria and Albert Museum de Londres proporciona este Verão uma exposição temporária dedicada ao conjunto The Supremes. Sob o tema “The story of the Supremes from the Mary Wilson Collection”, estão em destaque 50 vestidos que as protagonistas deste conjunto, um dos mais bem sucedidos da década de 60, usaram – desde os primeiros concertos em que actuavam ainda sob o nome The Primettes até ao auge da sua carreira.


O guarda-roupa, ainda que belíssimo e requintado, seria talvez demasiado fútil e superficial para merecer um post próprio. É, no entanto, ponto de partida para outro aspecto da exposição: o V&A relata o contributo das Supremes no contexto do Civil Rights Movement. A intervençaõ política e social de líderes como King é naturalmente de envergadura muito mais profunda. No entanto, a popularidade e o êxito internacional de artistas como The Supremes posicionaram artistas negros num patamar de (quase) igualdade com homólogos brancos. Este conjunto e outros, como The Ronettes, mudaram percepções raciais e terão, eventualmente, ajudado a ultrapassar preconceitos.

O V&A estabelece ainda outra ligação interessante: entre vestidos e videos com actuações televisivas, encontra-se a história da Motown Record Company, desde a sua constituição na Primavera de 1959 por Berry Gordy Jr. até finais dos anos 60. Gordy Jr. reconheceu rapidamente a importância do movimento e soube, para fins comerciais, tirar o usufruto. Em 1965, a Motown era a empresa de origem negra mais lucrativa dos Estados Unidos. Mais uma vez, The Supremes muito contribuiram para este sucesso...

A exposição estará aberta ao público até 19 de Outubro.

Sem comentários: