Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Para a história do Cinema

Esta madrugada, ao ser-me difícil adormecer, faço zapping e vou parar ao TCM ( para quem não sabe é o canal por cabo do Ted Turner, Turner Classic Movies ) , onde vejo um Mickey Rooney muito velhinho a ser entrevistado. Resolvo ficar. Trata-se do documentário When the lion roars , sobre a história da MGM- Metro Goldwyn Mayer, o grande estúdio de Hollywood.
A dado passo, depoimento da actriz Eleanor Boardman sobre Greta Garbo : " She was extremely selfish, beautiful and strange ". Não é nenhuma novidade, mas vindo de quem conheceu e trabalhou com a diva sueca, tem mais veracidade.
O capítulo seguinte é sobre Irving Thalberg, o grande administrador e alma da MGM nos anos 30. Sobre ele vemos imagens de arquivo onde é elogiado pelo genial Groucho Marx. Seguem-se imagens de A NIGHT AT THE OPERA, talvez o melhor filme dos Irmãos Marx, e seguramente uma das melhores comédias de todos os tempos.
Sobre a inesperada morte de Irving Thalberg aos 37 anos depõe Helen Hayes : " He died of genius ". De génio e de aturar Louis B. Mayer, dizem outros depoentes.
E nesse dia de Setembro de 1936 Hollywood inteira parou. Pela primeira vez na sua história.
Foi o fim de uma época na MGM. E com a morte de Thalberg termina também a primeira parte do documentário.
E eu adormeço finalmente.

1 comentário:

João Soares disse...

E' um documentario magnifico. O historiador de Hollywood, David Thomson, utilizou o titulo como mote da sua elegia da MGM em 2005, quando o estudio foi vendido a Sony - num artigo no New York Times, 'The Lion That Will Roar No More'.