Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 30 de março de 2010

Livros de pano

No mundo dos animais. Porto: Majora, [1954]

No mundo dos animais. Porto: Majora, [1954]

Livro dos pequeninos. Porto: Majora, [1954]

O primeiro livro de que me lembro foi o Livro dos pequeninos, um livro de pano da Majora. Durou imensos anos, até que passou para umas mãos muito estragadoras…
E porque me lembrei dele? Porque, no ARPOSE, a HMJ colocou há dois dias a colecção Coelhinho Branco, com textos e desenhos de Gabriel Ferrão. Pois o Livro dos pequeninos faz parte de uma colecção também ilustrada e escrita pelo mesmo autor e publicada nos anos 50 do século XX, de que fazem parte outros títulos, como Circo, No mundo dos animais, Bebé no Jardim Zoológico (que também tive), ABC de figuras, A bicharada do Zèzito («O Piloto e o Janota / moram ambos numa bota», «Se não fosses porco espinho, / davas um bom almocinho») e umas adaptações de contos tradicionais, seja A Gata Borralheira ou História da Carochinha («- Bichinhos e Bicharocos, / vejam bem que estou riquinha! / Qual de vocês quer casar / com a linda Carochinha?»).
Mais tarde os livros de pano deram lugar a uns livros de plástico. Há anos voltaram a aparecer livros de pano, mas nenhum como o Livro dos pequeninos. Há tempos, encontrei-o na feira da Rua Anchieta mas tão ensebado que não tive coragem de o comprar. Mas, como há dias de sorte,...

8 comentários:

hmj disse...

Para MR:
Belíssimo complemento!
Qualquer dia, ARPOSE e PROSIMETRON ficam conhecidos pela Literatura Infantil e Juvenil.

APS disse...

Que maravilha!
Eu tenho uma vaguíssima ideia( o que faz a idade!...) que ainda tive um livro de pano...se calhar, desapareceu nas lavagens...

Luzia disse...

Que saudades! Eu era uma menina pobre e não tinha essas coisas, mas brincava com uma amiga que tinha esses livros e eu adorava-os. Ela não lhes ligava nenhuma.
Obrigada por fazer lembrar essa grata memória.

ana disse...

Tive vários desses livrinhos de pano.
Post giríssimo.

Miss Tolstoi disse...

Eu também, mas nenhum sobreviveu. Infelizmente!

Lucia disse...

-Como lhe corre a vidinha?
pergunta dona galinha.
-Bom dia senhor camelo,
Tenho muito gosto em vê-lo!
é Prosimetron até hoje procuro e não encontro estes "queridos" livros de pano! até porque teria que ser edição nova...os panos já se foram com o tempo...

Anónimo disse...

Amigos tenho o Livro dos pequeninos em ótimo estado publiquei no meu face Fabio Meneses Berdet

MR disse...

Lucia,
Agora só os encontrará nalguma feira de bagageira ou num desses sites que vendem coisas em segunda mão.

Boa semana para os dois.