Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Um livro que mexe connosco!

António Alçada Baptista num recorte do DN de 2 de Fevereiro de 1986 (artigo de João Gaspar Simões). Um recorte que vinha com o livro Os Nós e os Laços. Comprei-o na Livraria Barateira, é uma 1ª edição e custou 6,50 €




«- Está interessadíssimo num livro e não há dúvida que apresenta aquela ideia com uma certa lógica. Diz que a partir da história daquela santa [Egipcíaca] vai tentar fazer uma grande reflexão sobre a sexualidade e o amor. Ele não reparou que esse foi um dos problemas dos católicos incomodados que fomos e que isso é que ele quer explicar... » p. 41



«... com o tempo, a Teresa tinha chegado à conclusão de que o Duarte era um homem da ética enquanto o Gonçalo era um homem da estética mas acontecia que, por ambas as razões, acabavam por ter comportamento semelhantes.» p. 40



António Alçada Baptista, Os Nós e os Laços, Lisboa: Editorial Presença, 1985.



Não compreendo como alguém conseguiu desfazer-se deste livro pois é apaixonante, está muito bem escrito e tem substância!

9 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudia Ribeiro disse...

Boa compra e a um preço de meter inveja!!
Eu não o vendia a esse preço... A livraria faz jus ao nome. Sempre que vou a Lisboa, vou à Barateira e compro livros ao senhor Nascimento. Tem sempre livros com interesse e muita variedade.
Beijinhos

Filipe Vieira Nicolau disse...

Boa compra! Vá-nos mantendo ao corrente

ana disse...

Cláudia,
Já o comprei há um tempito mas foi ainda em 2011. Só agora é que o estou a ler. Tenho uma lista enorme de livros para ler, como lhe disse.:(
Sempre que vou a Lisboa, e posso, passo na livraria do Senhor Nascimento pois os preços são atractivos e a oferta também.
Beijinhos!:)

Filipe,
A Livraria Barateira faz parte das memórias da minha adolescência. Costumava passar duas semanas de férias em Lisboa e habituei-me a visitá-la.
Já encontrei um livro de poesia do João Mattos e Silva. Julgo que fiz uma postagem com isso.
Beijinhos. :)

MR disse...

Por acaso não acho que a Barateira seja assim muito barateira. Tem dias.

MR disse...

Foi pena não vir com o livro a crítica que o Fernando Assis Pacheco lhe fez. É de ir às lágrimas. :-)

ana disse...

MR,
Vou tentar encontrar a crítica do Assis Pacheco.
Obrigada!
Beijinho. :)

Isabel disse...

Tenho esse livro, também da presença, também de 1985, mas é uma 2ª Edição e custou-me na altura 1200$00.
Costumo apontar a data e o local da compra nos livros. Naquela altura apontava também o preço. Hoje em dia aponto apenas a data e o local, se é fora de Castelo Branco.
Sei que na altura gostei muitíssimo do livro. Tenho vários dele e gostei nessa época, de todos os que li.
Beijinhos

ana disse...

Isabel,
Eu nunca apago os preços, a não ser os insuportáveis auto-colantes que tornam feias as contracapas.
Normalmente, coloco a data da compra mas nem sempre o faço.
Já viste comprei praticamente ao mesmo preço que tu, vários anos depois. Foi pura sorte!
Bjs. :)