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A Virgem desmaiada converte a representação numa interpretação em que a pintura supera todos os conceitos habituais estabelecidos. Rogier distancia-se do registo de um acontecimento real e cria um drama, ordenando a distribuição dos papéis, a hierarquia dos protagonistas e sua forma de actuação no cenário. Trata-se de um drama, mas de um drama que representa e expressa através de formas belas, com recursos visuais eminentemente pictóricos. Os jogos de perspectivas, a ficção espacial do cenário, a ordem da composição e as proporções e a situação das figuras, a sequência e harmonia do relato, a aplicação da cor e o fundo indefinido de ouro, formam parte de uma imagem que somente pode ser alcançada a partir do género da pintura."
Tradução não literal de "El descendimiento de Van der Weyden", de Víctor Nieto Alcaide, Tf. Editores, 2003;
Imagens: detalhe do painel e painel integral "A deposição / a descida da cruz", de Rogier van der Weyden (1400 - 1464), Museu do Prado, Madrid
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Imagens: detalhe do painel e painel integral "A deposição / a descida da cruz", de Rogier van der Weyden (1400 - 1464), Museu do Prado, Madrid
1 comentário:
Belíssimo, Filipe,
Muito belo.:)
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